TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MEDICAMENTOS PARA DPOC

Por:   •  8/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

2.5 MEDICAMENTOS PARA DPOC

 

  De acordo com Bruno Guedes Baldi e Alberto Cukier (2010), a estratégia de tratamento para DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) deve ser baseada na avaliação individualizada da gravidade da doença e na resposta a vários métodos de tratamento. Também deve ser baseada na intensidade dos sintomas e limitação do fluxo aéreo, na frequência e gravidade das exacerbações, na presença de complicações, insuficiência respiratória, comorbidades e, em geral, na utilização de aumentos graduais dos métodos disponíveis.  

  Para estabelecer o grau da doença no paciente é realizados exames como: espirometria, exames físicos, radiografia de tórax, histórico clínico e nível de oxigênio no sangue arterial. Estes exames tem como finalidade diminuir a gravidade do problema, reduzir os sintomas e melhorar a capacidade e esforço físico. (Bruno Guedes Baldi; Alberto Cukier, 2010).

  Nas palavras de Bruno Guedes Baldi e Alberto Cukier (2010) “Nenhuma das medicações disponíveis é capaz de modificar o declínio da função pulmonar e a mortalidade, porém podem reduzir os sintomas, as exacerbações e complicações”.

2.5.1 Broncodilatadores

 

   Broncodilatadores são fármacos importantes para controlar os sintomas da DPOC em todas as fases, sua administração é realizada por via inalatória. Esse tratamento desempenha um papel central no alívio dos sintomas, essa abordagem determina uma frequência mais baixa de reações adversas. (Bruno Guedes Baldi; Alberto Cukier, 2010).

  Os broncodilatadores podem ser adrenérgicos ou anticolinérgicos, de curta ou longa duração, eles são divididos em duas categorias os broncodilatadores adrenérgicos de curta duração (SABA) que possuem duração de até 6 horas, são utilizados para alívio rápido dos sintomas, temos como exemplo de fármacos utilizados o salbutamol, fenoterol e terbutalina, os broncodilatadores de longa duração (LABA), adrenérgico (SAMA) ou anticolinérgico (LAMA) que possuem duração de 12 ou mais horas, são utilizados em manutenção, temos como exemplo de fármacos o salmeterol, glicopirrónio, formoterol, brometo de ipratópio, brometo de tiotrópio, indacaterol e olodaterol. (CUF, 2019).

     De acordo com Bruno Guedes Baldi e Alberto Cukier (2010), os mais comumente usados isoladamente ou relacionados são os agonistas adrenérgicos e os anticolinérgicos. A escolha depende da disponibilidade de alívio dos sintomas e das reações adversas e das respostas individuais.

  No início do tratamento, devem ser usados agonistas β-adrenérgicos ou anticolinérgicos e, se não houver resposta a um deles isoladamente, devem ser considerados em combinação. O serviço de longo prazo é mais eficaz e conveniente, mas o valor é de alto custo. (Bruno Guedes Baldi; Alberto Cukier, 2010).

   Não há consenso sobre os tipos de broncodilatadores para iniciar o tratamento, mas após não haver resposta aos agonistas β-adrenérgicos e anticolinérgicos, as metilxantinas devem ser utilizadas como terceira opção por apresentarem menor bronquiectasia e maior potencial terapêutico, toxicidade. Os seus níveis séricos e a ocorrência de reações adversas devem ser monitorizados. (Bruno Guedes Baldi; Alberto Cukier, 2010).

 2.5.2 Outros Tratamentos

   Além dos medicamentos broncodilatadores, o tratamento de DPOC pode ser utilizado o uso de corticoides por via oral ou inalatória, o tratamento com o medicamento corticoide por via inalatória (ICS) está indicado como segunda linha de tratamento. Ainda assim pode ser que necessite fazer oxigenoterapia, reabilitação respiratória e ventilação invasiva. Em muitas situações é preciso tratar a DPOC através de uma associação de fármacos broncodilatadores (LABA+LAMA), ou uma associação de broncodilatadores com corticoides, entre outros fármacos. (CUF, 2019).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com