TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA VIA DE INTRODUÇÃO NA ABSORÇÃO DE MEDICAMENTOS

Trabalho Escolar: IMPORTÂNCIA DA VIA DE INTRODUÇÃO NA ABSORÇÃO DE MEDICAMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  2.192 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE-CCS

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

DISCIPLINA: FARMACOLOGIA BÁSICA

MINISTRANTE: ROSIMEIRE FERREIRA DOS SANTOS

CURSO: FARMÁCIA

IMPORTÂNCIA DA VIA DE INTRODUÇÃO NA ABSORÇÃO DE MEDICAMENTOS

CHARLES BRUNO MOURA SILVA

TERESINA-PI, JUNHO DE 2013

Introdução

A via de administração bem como o padrão de distribuição podem interferir de maneira direta sobre a duração e extensão da ação de um fármaco. Ao se considerar a administração de um fármaco, é fácil prever que a situação ideal seria administra-lo diretamente no local onde sua ação é desejada. Essa estratégia não somente aumenta a eficácia farmacológica, más também diminui a dose do fármaco necessária para obtenção do efeito desejado e tende a atenuar sua toxicidade (DELUCIA; FILHO,2004). .

Moderadamente a administração de fármacos é encarada do ponto de vista do local onde irá atuar. Dessa forma, a administração de fármacos pode ser dividida em duas maneiras principais: próximo e distante do local de ação (DELUCIA; FILHO,2004).

A administração medicamentosa implica conhecimentos específicos da droga utilizada e de sua via de aplicação, pois o resultado da escolha é que implicara nos resultados e por isso saber qual via de administração utilizar em cada paciente proporciona um melhor e mais eficiente resultado na administração do medicamento (DELUCIA; FILHO,2004).

Segundo o site Medicinanet(2013) o tiopental é um anestésico [barbitúrico de ação curta; anestésico barbitúrico], que é utilizado em anestesia geral (para procedimentos de curta duração); convulsão (após anestesia). Tem ação ultracurta. deprime o sistema nervoso central, produz hipnose e anestesia. Não tem efeito analgésico. Parece atuar aumentando as respostas ao ácido aminobutírico - GABA.

O tiopental é um barbitúrico hipnótico que produz anestesia geral de ultra curta duração Recomenda-se redução da dose quando se utiliza tranqüilizante na pré anestesia. O tiopental deprime o sistema cardiovascular e a respiração. Causa queda da pressão e queda da temperatura, devido à depressão do metabolismo basal (MASSONE, 2008; BEDNARSKI, 1996; THURMON et al., 1996; THURMON et al., 1996 apud SILVA et al.,2009?).

Na prática objetivou-se avaliar a eficácia da ação de um fármaco em Rattus norvecigus como três distintas vias de administração: oral, intraperitoneal e intravenosa.

Materiais e métodos

Na prática foram utilizados 3 ratos do tipo Rattus norvegicus no testes de três vias de administração:oral, intravenosa e intraperitoneal, do fármaco tiopental na concentração 25mg/Kg, utilizou-se balança semi-analítica para calcular a dose correta administrada em cada animal, os mesmos foram alojados em uma gaiola pequena. Antes da administração do medicamento observou-se a respiração o reflexo e o comportamento do animal como parâmetro comparativo; para a respiração inicialmente foi-se necessário acalmar o animal para em seguida observar a quantidade de expansão torácica do animal durante 15 segundos. Na observação do reflexo testou-se a qualidade ou ausência do reflexo palpebral com o contato de um chumaço de algodão no globo ocular, já no teste comportamental foi analisada a atitude do animal no ambiente, os mesmos testes foram repetidos nos mesmos animais 20 minutos após a administração do fármaco pelas três vias; independentemente da via de administração todos os testes foram executados em cada animal. No experimento com a via oral, o fármaco foi introduzido com uma seringa de 1ml equipada com uma cânula, o aluno devidamente equipado de luva e toalha de mão, imobilizou o animal de modo que impedisse qualquer contragolpe que interferisse no sucesso da introdução do medicamento, após 20 minutos iniciou-se os novos testes. Passados 5 minutos da administração oral, foi administrado o tiopental 25mg/Kg em um segundo animal via intraperitoneal com seringa de 1 ml com agulha e esperou-se 20 minutos para o inicio dos testes. Em seguida anotou-se o mesmo procedimento para a administração via intravenosa, no qual com seringa 1 ml com agulha na veia peniana do terceiro animal, e efetuou-se os testes imediatamente.

Resultados

No experimento com fármaco administrado por via oral notou-se uma diminuição do reflexo palpebral em relação ao teste em branco vinte minutos após a introdução, porem em relação a frequência respiratória e ao comportamento do animal não ouve alterações. Na administração intraperitoneal foram observadas alterações consideráveis nos três tipos de testes, na análise da frequência respiratória ocorreu uma relativa ascendência em relação ao controle, também foi verificado o reflexo palpebral diminuído assim como alterações no estado comportamental de excitado para deprimido após ingestão do fármaco. A via intravenosa foi a que apresentou as maiores mudanças nos testes principalmente com relação a atitude após a injeção no qual ouve imediatamente adormeceu, tais informações aparecem resumida no quadro 1 abaixo. Em nenhum dos testes constou-se óbito de animal.

Via de introdução

Oral Intraperitoneal Intravenosa

Teste em branco 20 min após adm. Teste em branco 20min após adm. Teste em branco Após administração

Frequência respiratória 64 rpm(*) 64 rpm(*) 108 rpm(*) 124 rpm(*) 124

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com