TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Adversas Aos Medicamentos Utilizados Para Dislipidemias Estatinas

Trabalho Escolar: Reações Adversas Aos Medicamentos Utilizados Para Dislipidemias Estatinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  1.163 Visualizações

Página 1 de 4

Reações Adversas aos Medicamentos utilizados para Dislipidemias

Estatinas

Como agem: Inibem parcialmente a HMG-CoA redutase, levando à diminuição da síntese intracelular do colesterol, ao aumento da formação dos LDL-receptores e à diminuição das VLDL. Diminuem a produção e aumentam o catabolismo das LDL e diminuem a formação de apo B e a concentração de CETP.

RAM:

SNC: cefaléia, insônia, fraqueza, tontura,

Neuromuscular e esquelético: mialgia, fraqueza.

Respiratório: infecção respiratória superior.

Gastrintestinal: flatulência, constipação, diarréia,

náusea, vômito, dispepsia, azia.

Rabdomiólise pode ocorrer na presença de associação com imunossupressores, fibratos, ácido nicotínico e eritromicina.

São bem toleradas, mas podem ocasionar efeitos colaterais em até 2% dos pacientes: sintomas gastrointestinais, dores musculares e elevação da TGO. TGP e CPK. Essas alterações são transitórias, desaparecendo espontaneamente ou com a suspensão da droga. Dores musculares podem ou não ser acompanhadas por elevação da CPK.

Sequestrantes de ácidos biliares

Como agem: Os sequestradores de ácidos biliares, de carga positiva, ligam-se aos ácidos biliares de carga negativa; Em virtude do seu tamanho, as resinas ligadas aos ácidos biliares não são absorvidas, sendo excretados nas fezes; Cerca de 95 por cento dos ácidos biliares são normalmente absorvidos; Com a interrupção deste processo pelas resinas, há depleção das reservas de ácidos biliares; Com a depleção das reservas de ácidos biliares há um aumento na síntese hepática dos ácidos biliares; Com o aumento da síntese hepática dos ácidos biliares há um declínio do conteúdo hepático de colesterol; Com o declínio do conteúdo hepático de colesterol há um maior estimulo para a produção de receptores de LDL; Com a maior produção de receptores de LDL, aumenta a depuração das LDL e há redução dos níveis de LDL-C plasmático; Este efeito é parcialmente compensado pela síntese aumentada de colesterol; O aumento da síntese de colesterol ocorre devido a uma supra-regulação da HMG-CoA redutase; A HMG-CoA redutase é a enzima que catalisa a etapa inicial e limitante da velocidade de biossíntese de colesterol; A inibição da atividade da HMG-CoA redutase por uma estatina aumenta consideravelmente a eficiência das resinas

RAM: Podem provocar obstipação intestinal, náuseas, meteorismo, dores abdominais e, raramente, esteatorréia. A obstipação intestinal é minimizada com dietas ricas em fibras. Reduzem a absorção de ácido fólico, vitaminas lipossolúveis e drogas, como tiroxina, digoxina, warfarina, probucol e fibratos.

Fibratos

Como agem: Diminuem a síntese hepática da apo-B e das VLDL, destas últimas pela menor disponibilidade de ácidos graxos livres; aumentam a lipólise das VLDL e a remoção de seus remanescentes devido à maior atividade da LLP; aumentam a atividade dos receptores hepáticos para as LDL; e elevam o nível do HDL-c.

RAM: São bem tolerados, mas podem provocar sintomas gastrointestinais (náuseas, vômitos, dores abdominais, diarréia), tonturas, cefaléia, insônia, colestase, prurido, urticaria, diminuição da libido, dores musculares, astenia e miosite. Podem induzir leucopenia e aumento da CPK, TGO, TGP e creatinina. Em geral, esses efeitos aparecem nos primeiros meses de uso e desaparecem mesmo sem interrupção ou mudança de posologia.

Ácido nicotínico e derivado

Como agem: Inibem a lipase hormônio-sensível, intracelular, do tecido adiposo, diminuindo a liberação de AGL para o fígado e, conseqüentemente, a formação das VLDL; diminuem também a síntese de apo B e das LDL e a remoção das HDL; e aumentam o catabolismo da Lp(a). São rapidamente absorvidos quando ingeridos por via oral, distribuem-se para todos os tecidos e são eliminados pela urina. Dessas ações resultam diminuição do CT e LDL-c

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com