TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS VETORES BIOLÓGICOS

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  2.288 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Seminário da disciplina de Ciências Morfológica do Sistema Imunológico, onde será abordado o seguinte tema Vetores e Hospedeiros, definindo o conceito de cada um, sua função especifica, e de que forma nossos sistema imunológico reage a ação destes agentes infecciosos.

Vetor

          Vetor é todo ser vivo que é capaz de transmitir um agente infectante, de maneira ativa ou passiva. Um agente infectante é qualquer parasita, protozoário, bactéria ou vírus capaz de infectar um organismo. 

A transmissão ativa ocorre quando o vetor é infectado e então infecta outra espécie de organismo. A transmissão passiva ocorre quando o vetor não é infectado pelo agente infectante, mas causa infecção de outra espécie e de organismo.

         Vários seres vivos podem servir como vetores, como é o caso de alguns moluscos e insetos. Esses vetores podem ser classificados em 3 tipos:

          Vetores biológicos: São aqueles em que o agente causador da doença obrigatoriamente se passa por uma fase do desenvolvimento de um determinado agente etiológico. Exemplos: dengue, malária, peste.

          Vetor mecânico: É aquele que constitui somente uma das modalidades da transmissão de um agente etiológico. A infecção em vetores mecânicos tende a ser curta, é considerada nada mais que um transportador. Exemplos: mosca, formiga, barata.

          Vetor inanimado ou fômite: É aquele que causa transmissão por veículo indireto, por meio de um ser inanimado que transporta um agente etiológico. Exemplos: água, ar, alimentos e solo.

Hospedeiros

          Hospedeiros é todo o organismo que serve de habitat para um agente infeccioso, que podem ser tanto o ser humano como o animal. O mesmo possui este nome devido hospedar em seu interior parasita, bactérias ou vírus com a capacidade de disseminar patologias neste organismo, ou até mesmo servir como meio de reprodução do mesmo.

         O agente infeccioso ele pode ser instalar no organismo do hospedeiro, e o mesmo não sentir sintomatologia alguma.  Ex: Pessoas portadoras de herpes.

         Esta ausência de patogenicidade é devido à forma que se encontra o hospedeiro, conta se vários fatores para que esta patologia seja disseminada, o seu estado nutricional, como é a ação do ser que irá parasitar o hospedeiro, ou seja, seu estado geral.

          Existem quatro tipos de hospedeiros e cada um com uma função diferenciada.

Hospedeiro Definitivo:

          É o que apresenta o parasito em fase de maturidade, ou em sua fase de maturidade sexual. Ex: Ser humano quando  hospeda em seu interior o  parasita que transmite a Teníase.

Hospedeiro intermediário

          É aquele que hospeda o parasita em fase larvária ou em sua reprodução assexuada. Ex: Porco quando hospeda o agente infeccioso do parasita que transmite a Teníase.

Hospedeiro Paratênico ou Transporte

          É o ser vivo que serve de refúgio temporário e de veículo para aceder ao hospedeiro definitivo. O parasita não evolui nesse e, portanto, não é imprescindível para completar o ciclo vital, ainda que geralmente aumente as possibilidades de sobrevivência e transmissão. Também se denomina hospedeiro de transporte.  

Hospedeiro Reservatório

          É o que abriga, tanto quanto o hospedeiro primário, a um agente infeccioso ou parasita que pode invadir ocasionalmente também o organismo humano ou o de uma espécie de interesse econômico. O salto se dá a partir da origem de zoonose (doenças procedentes de animais), e ocasionalmente de [[doenças infecciosas emergentes (quando o agente ou parasita adquire a habilidade de passar diretamente de um ser humanos a outros). Sabemos hoje que os reservatórios dos quais procedem às epidemias humanas iniciais de gripe são aves, ou que as duas formas do HIV, que causam a AIDS, saltaram à espécie humana a partir de macacos africanos.

Diferença Entre Vetor e Hospedeiros

          Vetor responsável pelo transporte do agente infeccioso ao hospedeiro susceptível.  Vírus, Bactérias e fungos. Hospedeiro –pode ou não servir como fonte de alimento ao parasito

Como o ser humano se torna um hospedeiro

                 O agente penetra no corpo humano através de um vetor, depois de alguns dias se reproduzem e multiplicam-se nascendo novos agentes etiológicos dentro do organismo, servindo de habitat para outro que nele se instala encontrando condições de sobrevivência, se tornando ou não a fonte de alimento para esse agente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com