TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vetores/matrizes

Resenha: Vetores/matrizes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Resenha  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 8

Vetores/matrizes

• Recurso das linguagens que facilita a

declaração/acesso/manipulação de uma sequência de

variáveis de um mesmo tipo

• Um vetor é uma matriz com apenas 1 dimensão

• Em alguns casos esta estrutura é chamada de

homogênea, pois armazena elementos de um mesmo

tipo

– Quando a estrutura permite elementos de tipos diferentes, é

chamada de heterogênea .

• Os elementos são acessados com o operador [], onde o

primeiro elemento está na posição 0, o segundo na

posição 1, assim sucessivamente até a posição

tamanho­1

• Exemplos:

altura[2] = 1.5;

if (idade[20] > 18) ...

for (i=0; i<30; i++) printf(“%f\n”, altura[i]);

Aplicação dos Conceitos de Estrutura de Controle para análise de condições

As estruturas de controle de são fundamentais para qualquer linguagem de programação. Sem elas não haveria uma maneira do programa ser executado: de cima para baixo comando por comando. Não haveria condições, repetições ou saltos. A linguagem C possui diversos comandos de controle de fluxo. É possível resolver todos os problemas sem utilizar todas elas, mas devemos nos lembrar que a elegância e facilidade de entendimento de um programa dependem do uso correto das estruturas no local certo.

if (condição) declaração;

A expressão, na condição, será avaliada. Se ela for zero, a declaração não será executada. Se a condição for diferente de zero a declaração será executada.

O else

Podemos pensar no comando else como sendo um complemento do comando if. O comando if completo tem a seguinte forma geral:

if (condição) declaração_1;

else declaração_2;

A expressão da condição será avaliada. Se ela for

diferente de zero a declaração 1 será executada. Se for zero a declaração 2 será executada. É importante nunca esquecer que, quando usamos a estrutura if-else, estamos garantindo que uma das duas declarações será executada. Nunca serão executadas as duas ou nenhuma delas.

O if-else-if

A estrutura if-else-if é apenas uma extensão da estrutura if-else. Sua forma geral pode ser escrita como sendo:

if (condição_1) declaração_1;

else if (condição_2) declaração_2;

else if (condição_3) declaração_3;

.

.

.

else if (condição_n) declaração_n;

else declaração_default;

A estrutura acima funciona da seguinte maneira: o programa começa a testar as condições começando pela 1 e continua a testar até que ele ache uma expressão cujo resultado dá diferente de zero. Neste caso ele executa a declaração correspondente. Só uma declaração será executada, ou seja, só será executada a declaração equivalente á primeira condição que der diferente de zero. A ultima declaração (default) é a que será executada no caso de todas as condições darem zero e é opcional. Um exemplo da estrutura acima.

A expressão condicional

Quando o compilador avalia uma condição, ele quer um valor de retorno para poder tomar a decisão. Mas esta expressão não necessita ser uma expressão no sentido convencional. Uma variável sozinha pode ser uma "expressão" e esta retorna o seu próprio valor. Isto quer dizer que teremos as seguintes expressões:

int num;

if (num!=0) ....

if (num==0) ....

for (i = 0; string[i] == '\0'; i++)

equivalem a

int num;

if (num) ....

if (!num) ....

for (i = 0; string[i]; i++)

Isto quer dizer que podemos simplificar algumas expressões simples.

ifs aninhados

O if aninhado é simplesmente um if dentro da declaração de um outro if externo. O único cuidado que devemos ter é o de saber exatamente a qual if um determinado else está ligado.

O Comando switch

O comando if-else e o comando switch são os dois comandos de tomada de decisão. Sem dúvida alguma o mais importante dos dois é o if, mas o comando switch tem aplicações valiosas. Mais uma vez vale lembrar que devemos usar o comando certo no local certo. Isto assegura um código limpo e de fácil entendimento. O comando switch é próprio para se testar uma variável em relação a diversos valores pré-estabelecidos. Podemos fazer uma analogia entre o switch e a estrutura if-else-if apresentada anteriormente. A diferença fundamental é que a estrutura switch não aceita expressões. Aceita apenas constantes. Oswitch testa a variável e executa a declaração cujo case corresponda ao valor atual da variável. A declaração default é opcional e será executada apenas se a variável, que está sendo testada, não for igual a nenhuma das constantes.

O comando break, faz com que o switch seja interrompido assim que uma das declarações seja executada. Mas ele não é essencial ao comando switch. Se após a execução da declaração não houver um break, o programa continuará executando. Isto pode ser útil em algumas situações, mas é recomendado ter cuidado.

Desenvolvimento de Laços de Repetição

* Laço for

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com