TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Primeiros Socorros Para Paradas Cardíacas

Por:   •  25/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 9

SENAI- SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

ENSINO MÉDIO

Miguel Lorenzetti, Isaac Dalmolin, Ramon Borche e Vinicius Zanella

Primeiros Socorros Para Paradas Cardíacas

CONCÓRDIA

2021

TEMA

O tema deste trabalho é primeiro socorros para uma parada cardíaca. Em sequência encontra-se a explicação do que são primeiros socorros:

Pode-se definir primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada.Qualquer pessoa treinada poderá prestar os Primeiros Socorros, conduzindo-se com serenidade, compreensão e confiança. Conhecimentos básicos de primeiros socorros são fundamentais, pois podem salvar uma vida. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ(“Conteúdo da caixa de primeiros socorros”, DISPONÍVEL EM: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/virtual%20tour/hipertextos/up2/conteudo_primeiro_socorro.html>, ACESSO EM 19/09/2021)

Uma parada cardíaca é uma situação médica de emergência grave que pode levar o paciente ao óbito em poucos minutos. Nesse momento, o coração encontra-se parado, incapaz de bombear sangue para o corpo.

Durante a parada, a circulação sanguínea é interrompida por completo, e consequentemente interrompe-se também o fornecimento de oxigênio. Esse processo afeta todos os órgãos, mas o cérebro é o primeiro a ser prejudicado, fazendo com que o paciente perca a consciência e pare de respirar. Mais de cinco minutos de parada cardíaca podem gerar danos irreversíveis ao cérebro.

Infelizmente muitas vezes as vítimas de parada cardíaca não apresentam nenhum sintoma que antecede o quadro. Por outro lado, algumas podem apresentar.

JUSTIFICATIVA

Primeiramente, cabe ressaltar que o segundo o artigo 135 do Código Penal Brasileiro, deixa explícito que deixar de prestar socorros à vítimas de acidentes ou pessoas em perigo de vida é crime. Contudo, deixar de prestar socorro significa não dar nenhuma assistência à vítima. A pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, já está prestando e providenciando socorro. Qualquer pessoa que deixar de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo, estará cometendo o crime de omissão de socorro, mesmo que não seja a causadora do evento.

Sequencialmente, a importância do ensino de primeiros socorros na escola se justifica pelo fato de que a grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO(“Primeiros Socorros”, DISPONÍVEL EM: <http://www.imt.usp.br/wp-content/uploads/comissoes/cipa/primeiros-socorros.pdf>, ACESSO EM 19/09/2021).

Além disso, atualmente as escolas passaram a ter o dever de ensinar primeiros socorros. A obrigatoriedade foi estabelecida, em outubro de 2018, após a aprovação da lei 13.722, chamada Lei Lucas, que tornou obrigatório o treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico e recreação infantil. Para isso, a Cruz Vermelha Brasileira recomenda que as instituições de ensino devem possuir profissionais da educação capacitados para ministrar aulas de primeiros socorros, e isso seria possível por meio dos cursos fornecidos pela própria Cruz Vermelha, com carga horária mínima de 4 horas.(CRUZ VERMELHA BRASILEIRA, 2019.)

OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo informar, e ensinar as pessoas sobre a importância e principalmente como realizar os primeiros socorros em relação a um caso de parada cardíaca. Para isso o grupo formado por: Isaac Dalmolin, Miguel Lorenzetti, Ramon Borche e Vinicius Fochesatto, realizaram uma apresentação utilizando de slides e dinâmicas interativas.

Além disso, este trabalho busca ensinar os alunos sobre o porquê e como ocorrem as paradas cardíacas. Pois desta forma é possível ensinar aprofundadamente sobre o tema que apesar de muito importante e sendo um conhecimento essencial para todos, não é devidamente tratado nas escolas. Através destes ensinamentos, será possível ter o conhecimento básico para que o salvamento de uma pessoa seja executado de forma segura e com chances de sobrevivência.

REFERENCIAL TEÓRICO

Primeiros Socorros

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com