TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVALÊNCIA DE ACIDENTES COM PERFURO-CORTANTES EM COLETORES DE LIXO

Por:   •  1/11/2016  •  Artigo  •  3.175 Palavras (13 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 13

PREVALÊNCIA DE ACIDENTES COM PERFURO-CORTANTES EM COLETORES DE LIXO

Marilia Silveira Faeda Augusto1

Gabriela Marques Alexandre2

Lívia Emília Mazer2

Thamyris Roberta Cassemiro Puglisi2

RESUMO

Os acidentes de trabalho provenientes de materiais perfurocortantes constituem um grande risco para o coletor de lixo domiciliar, uma vez que é a porta de entrada principal para as bactérias e vírus resistentes, que podem desencadear doenças, como hepatite B e C, dentre outros. Esta pesquisa teve por finalidade: 1. Levantar a prevalência de acidentes com perfuro cortantes ocorridos com os coletores de lixo do município de São José do Rio Preto, 2. Identificar o fluxograma realizado após estes acidentes. Trata-se de um estudo retrospectivo, no qual a coleta de dados se deu através dos prontuários de Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT preenchidos devidamente pela empresa responsável pelos coletores no município de São José do Rio Preto. Foram obtidos números exatos e percentuais das variáveis, observou-se um total de 12 colaboradores que sofreram algum tipo de acidente, estes foram exposto a materiais contaminados. Com base nos resultados encontrados este estudo sugere campanhas de conscientização da população para o descarte e acondicionamento correto dos lixos.

Palavras-chave: Enfermagem do Trabalho. Riscos Ocupacionais. Exposição Ocupacional. Acidentes de Trabalho. Imunização.

_______________________________________

1 Professora do curso de Graduação em Enfermagem – UNIRP

2 Graduanda em Enfermagem – UNIRP

ACCIDENT PREVALENCE WITH CUTTING SHARP IN GARBAGE COLLECTORS

ABSTRACT

Work- related accidents from sharps materials constitute a major risk to garbage collector at home, since it is the main entryway for bacteria and viruses, which can trigger diseases such as hepatitis B and C, among others. This study aimed to: 1. Raise the prevalence of accidents with sharp punch occurred with the garbage collectors of Sao Jose do Rio Preto, 2. Identify the flowchart performed after these accidents. This was a retrospective study in which data collection was made through the Work Accident Communication records - CAT filled properly by the company responsible for collecting the city of São José do Rio Preto. Were obtained exact numbers and percentages of the variables, there was a total of 12 employees who have suffered some kind of accident, they were exposed to contaminated materials. Based on the findings this study suggests public awareness campaigns for the disposal and correct packaging of waste.

Key-words: Labour Nursing. Occupational risks. Occupational exposure. Work Accidents. Immunization.

INTRODUÇÃO

No art. 19, na Lei n. 8.213, acidente de trabalho se conceitua como:

“Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

De acordo com o conceito acima, o acidente de trabalho pode ser dividido em três modalidades: acidente de trabalho típico (decorrente da característica da atividade profissional que o indivíduo exerce), trajeto (acontece no trajeto entre a residência do trabalhador e o local de trabalho, ou vice-versa) ou doença ocupacional (desencadeada pelo exercício de determinada função, característica de um emprego específico) (BRASIL, 2005).

Os coletores de lixo em decorrência de sua atividade profissional, mesmo no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), estão suscetíveis aos riscos ocupacionais, que podem acarretar risco à saúde e podem gerar aumento de gastos no setor de saúde pública (BRASIL, 1996).

Dentre os tipos de acidente de trabalho, os acidentes por lesões de perfuro cortantes, pelos seus elevados riscos biológicos merecem uma atenção especial, desta forma justifica-se este estudo.

A cidade de São José do Rio Preto produz cerca de 121 mil toneladas de lixo residencial por ano.

Todo o lixo domiciliar é coletado e levado para uma usina de triagem e compostagem da Constroeste, empresa responsável pela coleta e tratamento dos resíduos na cidade (PREFEITURA SJRP, 2014).

Alguns autores definem os coletores de lixo, lixeiros ou garis como sendo os profissionais encarregados da coleta, transporte e destino final do lixo domiciliar e definem lixo como todo resíduo sólido descartado pela população (VELLOSO, SANTOS, ANJOS, 1997).

Esses trabalhadores estão expostos em seu processo de trabalho a alguns tipos diferentes de riscos ocupacionais: físicos, químicos, mecânicos, ergonômicos, biológicos (VELLOSO, SANTOS, ANJOS, 1997).

Para a prevenção de acidentes ocupacionais é fundamental que os coletores de lixo utilizem corretamente os EPI’s regulados pela Lei Nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, e que constituem um instrumento de grande importância para os trabalhadores expostos a algum tipo de perigo que possa colocar em risco sua integridade física e conseqüentemente sua saúde. Quando utilizados de modo correto se torna uma ferramenta útil na prevenção de acidentes de trabalho, cabendo ao empregador fornecer gratuitamente e fiscalizar o seu correto uso através dos Técnicos de Segurança do Trabalho da empresa (BRASIL, 1994).

Porém, quando ocorre um acidente ocupacional é necessário a abertura de uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) que pode ser entendida como uma forma de oficializar a notificação de acidente de trabalho ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - instituição responsável por homologar tal notificação, seguindo o protocolo exigido pela própria unidade.

Desta forma o INSS é considerado uma seguradora oficial da “capacidade laboral” do colaborador da empresa.

As empresas em geral para abrir a CAT pagam regularmente o Seguro de Acidente de Trabalho (SAT) ao INSS, pago o SAT e aberto a CAT o INSS então oficializa/homologa tal documento através de uma perícia médica feita no colaborador que sofreu o acidente (BRASIL, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (246.9 Kb)   docx (66 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com