TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO: COLETORES DE LIXO DOMICILIAR

Por:   •  1/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.405 Palavras (26 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA – ICSEZ

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ARTIGO: COLETORES DE LIXO DOMICILIAR

Parintins – AM

2014

SHIRLEY GUIMARÃES BATISTA

SUZANNE SERRÃO BULCÃO

WISSILENE FERREIRA LIMA

ARTIGO: COLETORES DE LIXO DOMICILIAR

[pic 1]

Parintins – AM

2014

SAÚDE DO TRABALHADOR: O TRABALHO PRECÁRIO VIVENCIADO PELOS COLETORES DE LIXO DOMICILIAR DO MUNICÍPIO DE PARINTINS

Shirley Guimarães Batista[1]

Suzanne Serrão Bulcão[2]

Wissilene Ferreira Lima[3]

RESUMO:

A coleta de lixo é uma atividade essencial para a preservação ambiental e para a saúde, onde os coletores são componentes fundamentais nesse processo. O presente trabalho, cuja temática “Saúde do Trabalhador: coletores de lixo domiciliar” busca fazer uma analise sobre as situações de risco enfrentadas pelos coletores de lixo domiciliar do município de Parintins, bem como mostrar a qualidade do serviço oferecido e os principais desafios encontrados durante o processo de trabalho. Para realização desta pesquisa foram utilizados métodos e técnicas como pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, coleta de dados por meio de questionários com perguntas pré-estabelecidas. Desse modo, essas informações, certamente contribuirão para auxiliar a administração pública municipal a conceber alternativas que se convertam em melhorias parra essa população.

PALAVRA CHAVE: Saúde do trabalhador, situações de riso e coletores de lixo.

ABSTRACT :


Garbage collection is an essential activity for environmental protection and health, where the collectors are key components in this process. This work, whose theme "Occupational Health: household garbage collectors" attempts to make an analysis on situations of risk faced by collectors of household waste in the municipality of Parintins as well as show the quality of the service offered and the main challenges encountered during The working process. For this research methods and techniques such as field research, literature search, data collection through questionnaires with predetermined questions were used. Thus, this information will certainly help to assist the municipal government to devise alternatives that are converted into improvements parra this population.

KEYWORD: Occupational Health, situations of laughter and garbage collectors.

Tema: Saúde do trabalhador.

Delimitação: o trabalho precário vivenciado pelos coletores de lixo domiciliar do município de Parintins.

Objetivo Geral:

  • Analisar as situações de risco enfrentadas pelos coletores de lixo domiciliar do município de Parintins.

Objetivos Específicos:

  • Analisar o perfil socioeconômico dos trabalhadores da coleta de lixo domiciliar no município de Parintins.
  • Identificar os desafios enfrentados pelos coletores durante o processo de trabalho
  • Verificar o estado de saúde em que se encontram os coletores de lixo domiciliar.

  1. INTRODUÇÃO

O lixo doméstico é caracterizado por restos de alimentos, materiais plásticos, produtos de higiene pessoal, óleo de cozinha, embalagens, folhas de quintal, entre outros. Algumas cidades já possuem coletas especificas para o lixo orgânico e inorgânico despojado pelos lares, mas na maioria dos casos, tratar o lixo doméstico ainda é um grande desafio. O lixo é definido, em geral, como o resíduo sólido descartado pela população.

A coleta de lixo é uma atividade essencial para a preservação ambiental e para a saúde, assim, os indivíduos responsáveis por esse trabalho, são significativamente importantes no contexto social do mundo moderno, em que a produção de lixo é altíssima.

Este artigo tem como objetivo fazer uma analise das situações de risco enfrentadas pelos coletores de lixo domiciliar no município de Parintins. Diariamente a população produz cerca de 80 toneladas por dia de resíduos sólidos, que tem sua disposição final em um “lixão”, denominado hoje aterro controlado, que se encontra próximo a Universidade do Estado do Amazonas, causando impactos socioambientais, com sérias consequências à cidade.

O trabalho dos coletores de lixo domiciliar está constantemente exposto a riscos físicos, químicos, biológicos e psicossociais, tais fatores podem acarretar doenças à saúde do trabalhador e isso tudo se agrava devido à privação dos direito de adoecer sob tais condições. Embora ainda mantenha um conjunto de garantias legais que visam proteger os trabalhadores ante as possibilidades de determinados agravos provocados pelo trabalho.

Para realização deste estudo, foram utilizados determinados métodos e técnicas de pesquisa, tais como revisões bibliográficas, artigos, legislações concernentes, pesquisas de campo e bibliográficas, coletas de dados por meio de questionários, com perguntas pré-estabelecidas direcionadas aos responsáveis pelo serviço da coleta, a fim de obter o diagnóstico dos serviços prestados atualmente nessa área.

Nesse sentido a pesquisa pretende analisar o perfil socioeconômico dos trabalhadores da coleta de lixo domiciliar no município de Parintins, além de identificar os desafios enfrentados pelos coletores durante o processo de trabalho, verificando assim o estado de saúde em que os mesmos se encontram. Deste modo, a implementação e resultados desse estudo, poderão dar base a intervenções que futuramente possam ser efetivadas para melhoria da saúde e trabalho dessa população.

1.1 Precarização, Flexibilização e Informalidade do Trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)   pdf (245.7 Kb)   docx (319.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com