TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS CAUSAS QUE LEVAM AO ERRO NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÃO NA ENFERMAGEM

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

PRINCIPAIS CAUSAS QUE LEVAM AO ERRO NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÃO NA ENFERMAGEM.

Beatriz Santos Pereira; Bruna Ramos dos Santos Felix; Daniele Santana Costa; Dayane Cristina; Tayná de Carvalho Rubiatti.

Universidade Tiradentes - UNIT

RESUMO:

O estudo objetiva analisar os fatores que influenciam na segurança do paciente quanto ao erro da administração medicamentosa proporcionada pela equipe de enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão de literatura, com estudo voltado para busca em quatro bases de dados, entre os meses de outubro e novembro de 2018.

Descritores: Erros de medicação; Enfermagem; Segurança do paciente; Equipe de enfermagem.

PRINCIPALES CAUSAS QUE TOMAN EL ERROR EN LA ADMINISTRACIÓN DE MEDICAMENTOS EN ENFERMERÍA.

RESUMEN:

El estudio objetiva analizar los factores que influencian en la seguridad del paciente en cuanto al error de la administración medicamentosa proporcionada por el equipo de enfermería. Método: Se trata de una revisión de literatura, con estudio orientado a la búsqueda en cuatro bases de datos, entre los meses de octubre y noviembre de 2018.

Descriptores: Errores de medicación; enfermería; Seguridad del paciente; Equipo de enfermería.

MAIN CAUSES THAT TAKE TO THE ERROR IN THE ADMINISTRATION OF MEDICATION IN NURSING.

ABSTRACT:

The aim of this study was to analyze the factors that influence patient safety regarding the error of medication administration provided by the nursing team. Method: This is a literature review, with a study aimed at searching four databases, between October and November 2018.

Keywords: Medication errors; Nursing; Patient safety; Nursing team.

INTRODUÇÃO

A enfermagem proporciona o cuidado direto ao paciente, sendo responsável pela execução de grande parte dos procedimentos realizados no âmbito hospitalar, aonde, a qualidade dos seus serviços é medida através das ferramentas de gestão da qualidade da assistência, sendo essa, reflexo do treinamento e capacitação dos profissionais que compõem sua equipe.

Diante disso, um dos fatores que influenciam para que esses indicadores sejam negativos, está relacionado à segurança do paciente, no que se diz respeito a ocasião de eventos adversos (EA), os quais são compreendidos como “uma lesão ou dano não intencional causado ao paciente pela intervenção assistencial, e não pela doença de base […] evitável, não evitável ou erro” (AMAYA, 2009).

Os eventos adversos, modificam a rotina do paciente e da sua família, uma vez que, acarretam o aumento da morbidade, da mortalidade, do tempo de tratamento dos pacientes e dos custos assistenciais, além de repercutir em outros campos da vida social e econômica do país (ANVISA). Em relação aos profissionais de saúde, os mesmos são responsáveis por agir diretamente no seu desempenho profissional e na sua saúde mental, posto que, implicam em punições, demissões e advertências.

Diante disso, nos serviços de saúde, é notório que a falta de treinamento e a rotina conturbada da equipe de enfermagem, na maioria das vezes, faz-se como um dos fatores que favorecem o surgimento da EA, principalmente em relação aos erros na administração de medicamentos, já que, a mesma protagoniza desde a preparação à administração dos medicamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (182.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com