TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parasita

Por:   •  28/4/2015  •  Artigo  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

Strongyloides stercoralis

A infecção por strongyloides stercoralis é helmintíase de distribuição mundial, prevalente em áreas tropicais e subtropicais. Na maioria das vezes assintomática, podendo evoluir para a forma disseminada em pacientes imunocomprometidos. Esse helminto tem a capacidade de completar-se no organismo do hospedeiro. Com isso população parasitária pode aumentar, proporcionando condições para que a parasitose subsista por tempo indeterminado.

Epidemiologia O Brasil, assim como as demais regiões tropicais do globo, é considerado como área de elevada endemicidade. No entanto os dados epidemiológicos dessa infecção em nosso país são escassos e pontuais. A maioria dos estudos envolve crianças ou populações que vivem em situações peculiares, como em creches e escolas, indivíduos hospitalizados ou grupos geograficamente restritos.

Taxonomia Ordem: Rhabdiasoidea Família: Strongyloididae Gênero: Strongyloides Espécies: S. stercoralis S. fülleborni

Morfologia

A fêmea parasita que mede de 1,5 a 10mm de comprimento por 27 a 95 μm de largura fica alojada na mucosa ou submucosa do intestino delgado, reproduz-se por partenogênese e os ovos embrionados eclodem logo após a postura dando origem às larvas rabditóides ou de primeiro estágio que após sofrerem duas mudas, dão origem às larvas filarióides ou de terceiro estágio (longas e afilada), que invadem os tecidos e são a forma infectante.

Ciclo biológico

Patogenia e Imunidade

Na infecção aguda, durante a migração das larvas filarióides pelos pulmões, pode ocorrer uma pneumonite eosinofílica. Quando as fêmeas se alojam na mucosa do intestino delgado, a população parasitária atinge determinado tamanho que se mantém estável por longo período, devido ao ciclo de auto infecção. No início da infecção há um equilíbrio entre o sistema imune do hospedeiro e a população parasitária ao ponto do processo inflamatório e das lesões serem discretas. Mas esse equilíbrio pode ser perdido em favor do parasita , originando assim a hiperinfecção.

Manifestações clínicas Forma aguda: Alguns pacientes podem apresentar papulares pruriginosas, tosse seca e esparsos, broncoespasmo, desconforto respiratório, pneumonite eosinofílica , infiltrados pulmonares, dor abdominal inespecífica, diarréia, náuseas e vômitos. Na maioria das vezes esse estágio da infecção é assintomático. Forma crônica ou Habitual: Pode ocorrer dor abdominal, náuseas, vômitos, meteorismo acentuado e diarreia intermitente. Pode desenvolver síndrome desabsortiva com perda intestinal de proteínas, gorduras e outros elementos. O paciente permanece parasitado por longo período.

lesões sibilos

Manifestações clínicas Hipernifecção e Doença Disseminada: Ocorre migração larvária acentuada, pode parasitismo em íleo e intestino grosso, quadros obstrutivos e hemorragias, hipoalbuminemia, distensão de intestino delgado, edema de mucosa, linfadenomegalia, tosse, síbilos, dispineia, dor torácica, hemoptise, broncopneumonia, abscessos pulmonares, palpitação e fibrilação atrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com