TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissionalização da Enfermagem no Brasil

Por:   •  30/6/2015  •  Resenha  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  2.889 Visualizações

Página 1 de 5

Unic- Universidade de Sorriso

                  Profissionalização da Enfermagem no Brasil

Discentes: Mara Alice Figueiredo, Patrícia Schmidt, Paulo Lucas Vieira, Rosicler Alves da Silva.

Docente: Silvia Faleiros Fleming

Enfermagem 1º A

Sorriso MT, Maio de 2015.

Introdução

Este resumo tem como objetivo mostrar o significado da palavra profissão. Vamos abordar como eram realizados os cuidados das pessoas antes da profissionalização da enfermagem no Brasil. Iremos mostrar em quais condições foi criada a profissão da enfermagem no Brasil, e o motivo pelo qual as enfermeiras francesas foram trazidas para o país.

Descreveremos a primeira entidade de ensino em enfermagem e seus respectivos professores e os demais cursos que foram surgindo um após o outro.

O significado de uma profissão

Para ser um profissional é preciso estar preparado, o termo profissão tem vários sinônimos: ocupação, ofício, meio de vida, etc.

O termo ofício está em destaque, sendo o que é mais usado para definir profissão. Na teoria, ofício ou ocupação não determinariam uma hierarquia, ou seja, não há distinção entre os níveis. Conforme a Constituição Brasileira determina no art.5º, inc. XIII, que “é livre o exercício de qualquer profissão, trabalho, ofício atendidas às qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

Porém a lei nº 6.229/75, que dispunha sobre a organização do Sistema Nacional de Saúde, fazia uma distinção entre profissão e ocupação ao referir a “formação e habilitação dos profissionais de nível universitário, assim como dos técnicos e auxiliares necessário ao setor de saúde” (art.2º,inc.III) “e também ás condições de exercícios das profissões e ocupações técnicas e auxiliares” (art.1º, inc. I j).

Citaremos o significado de profissão segundo a visão de alguns autores:

Na visão de Coliére (1989) é fundamental diferenciar ofício e profissão, para ela ofício é uma atividade prestada em prol da comunidade. Já a profissão é uma atividade exercida por um grupo de pessoas regidas por leis e regras.

Hirata (1992) conclui que profissão é algo que exige um alto conhecimento, competência, dedicação, etc. Alegando também que toda profissão merece uma remuneração.

Já Freidson (1970) afirmou que a profissão não deveria ser vista individualmente, e sim como uma corporação.

Independente de qualquer autor, em um modo geral, todas as profissões da área da saúde têm como objetivo preservar e recuperar a saúde.

A Enfermagem como Profissão.

No século passado a enfermagem era praticada á base de crendices, rezas e misticismo. Os cuidados eram realizados por escravos. No Brasil a enfermagem se profissionalizou aos poucos.

As Santas Casas de Misericórdia fundada em torno de 1543 a 1880 tiveram seu papel importante no desenrolar desta profissão, pois com essa fundação se fez necessário que as pessoas que praticavam os cuidados fossem em busca de conhecimento teórico.

No período de 1890 foi criado a Escola de Enfermeiros e Enfermeiras no Hospício Nacional de Alienados, antes chamado Hospício Pedro II, lá os profissionais buscavam conhecimento para exercer a profissão de enfermagem.

Podemos destacar também os treinamentos nos EUA (1833) e do Brasil já citado, isso ocorreu antes da enfermagem moderna. As responsáveis pelo hospital de Alienados eram as irmãs de caridade, porem por questões de política, teve que deixar de prestar seus serviços, os seus cuidados eram baseados em princípios religiosos o que contrariava os novos teoristas oriundos da Europa.

Com novas idéias e estudos os teoristas que na sua maioria eram médicos brasileiros formados na Europa, conseguiram o comando do hospital, isso deu início á uma total reformulação na instituição, iniciou-se conseqüentemente o ensino formal da enfermagem. Não foi fácil a saída das irmãs do hospital, por não haver pessoas suficientes para cuidar dos pacientes, com isso os médicos criaram uma escola de qualificação para atender o hospital.

Foi então que contrataram enfermeiros da França, além do preparo para o hospício foi criado também ensinos para atender Civis e Militares, ressaltando que as francesas vindas de Salpêtriére para ajudar a preparar profissionais qualificados não seguiam o modelo de Florence tinham seus próprios manuais escritos por médicos professores.

O início da profissionalização da Enfermagem     no Brasil.

A partir dos acontecimentos citados anteriormente podemos considerar o marco inicial da Profissionalização da enfermagem no Brasil. Baseados nos conhecimentos trazidos da Europa os médicos conseguiram ampliar e tornar melhor as instituições brasileiras.

A criação da primeira escola para o ensino de Enfermagem.

Através do decreto n.791/1890 foi estabelecido os requisitos para ser fundada a escola de Enfermeiros e Enfermeiras no Hospício de Alienados. A prioridade do curso era preparar o profissional já ativo no hospital e órfãs, para que os mesmos após atingir a maioridade e tivesse que sair do orfanato já teria uma profissão e assim se sustentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com