TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promoção de saúde Mudanças de Hábitos

Por:   •  6/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Promoção de saúde: Mudanças de Hábitos

A promoção de saúde consiste na formação interdisciplinar de profissionais que visam promover saúde efetiva, através da troca de experiências desses profissionais em determinado ambiente. Essa promoção deve ser trabalhada em equipes intersetor alidade visando uma ampla promoção de saúde.

O estado de saúde de um indivíduo é o estado de pleno bem estar físico, psíquico e social, tendo em base esse aspecto, os hábitos são fatores determinantes de saúde, através deles o ser humano se qualifica tendo hábitos ruins, prováveis ou saudáveis. Para promover saúde de uma pessoa, devem-se estabelecer requisitos básicos, como: quais são seus comportamentos? Qual o ambiente em que você vive? E oque pode ser feito para melhorar? Tendo essas perguntas respondidas, faremos os primeiros passos para restabelecer a qualidade de vida no âmbito saudável.

Para que ocorra mudança no habito de uma pessoa, tem que haver motivação, seja pela sociedade ou motivação pessoal. Dentro dessas mudanças de hábitos essa mesma pessoa terá pensamentos, reações físicas, emoções, comportamento, isso tudo interligado dentro de um ambiente, sendo assim a mudança de hábitos devem agir em cada um desses aspectos.

Dentro da saúde, nos temos vários campos, tais como a biologia humana que determina a idade, sexo, herança genética de um indivíduo. Temos também o meio ambiente, que é caracterizado pelo oque acontece externamente ao ser humano onde ele tem pouco controle ou nenhum controle sobre oque acontece. A organização de atenção à saúde também é um campo que mostra a medicina preventiva, curativa e reabilitadora para a população. O estilo de vida influencia muito no habito da pessoa, pois é esse campo que mostra o comportamento individual ou em grupo, por exemplo, o tabagismo, dieta irregular, sedentarismo.

Para que se ocorra promoção de saúde dentro das mudanças dos hábitos, deve-se ter politicas públicas, ação comunitária, ambientes, serviços de saúde e habilidades individuais. As politicas públicas devem agir dentro do requisito já citado a cima que é a intersetoralidade, onde vários profissionais estabelece contato com o individuo, agindo de forma completa. A ação comunitária visa fortalecer grupos de forma para atuar na mudança dos hábitos, como por exemplo, os grupos de alcoólatras anônimos, nesse encontro as pessoas trocam experiências em busca de tentar deixar esse habito ruim para trás. O ambiente deve ser favorável para a pessoa tomar decisões saudáveis de sua vida. Os serviços de saúde buscam anular a doença, anular hábitos ruins.

E a habilidade individual busca capacitar o individuo que sua vida é um aprendizado e que os estágios da vida devem ser realizados dentro dos hábitos saudáveis.

Na pratica, a promoção de saúde visa ter um rastreamento de doenças, onde o individuo ira fazer um check up anualmente para buscar uma prevenção. O aconselhamento, onde a equipe de promoção de saúde ira orientar sobre alimentação, atividade físicas, vícios, higiene, estresse, entre outros, os hábitos em geral. E a profilaxia, que são as vacinas e alguns remédios que visam prevenir doenças.

Dez dicas são estabelecidas para se ter saúde, que são: acumular 30 minutos do dia em atividades físicas moderadas, por pelo menor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com