TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova da Função Renal

Por:   •  4/9/2019  •  Artigo  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O absenteísmo, absentismo ou absentismo é uma expressão utilizada para designar a falta do empregado ao trabalho. Isto é, a soma dos períodos em que os empregados de determinada organização se encontram ausentes do trabalho, não sendo a ausência motivada por desemprego, doença prolongada ou licença legal (CHIAVENATO, 1994:119).

A influência do absentismo, hoje representa um tema atual nas organizações. Este tema será desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo a respeito das mais importantes teorias a fim de conhecer o que foi observado, proposto e desenvolvido pelos teóricos a respeito do tema.

Estudos citados por Lee e Eriksen (1990) indicam que o absenteísmo é inversamente proporcional à satisfação no trabalho, e a ausência pode ser considerada uma forma de se afastar de pequenas situações indesejáveis. A observação de fatores como condições de trabalho, natureza da supervisão, estilos de liderança, participação na tomada de decisões e relacionamentos profissionais pode ajudar a entender o impacto do absenteísmo nas organizações.

O índice de absenteísmo refere-se ao controle das ausências nos momentos em que os trabalhadores encontram-se em seu tempo programado de jornada de trabalho. O conceito pode ainda ser melhor compreendido pelo somatório dos períodos em que os empregados de determinada organização ausentam-se do trabalho, incluindo atrasos, dentro de sua jornada normal de trabalho.

Importância do Estudo

Este tema foi escolhido porque nos últimos tempos, as organizações têm sido muito afetada por este elemento (absentismo). Então achou-se por certo mergulhar no mundo da investigação e conhecer de forma qualificada e aprovada o tema para assim dar-mos a melhor resposta e o tratamento devido.

É de caracter importante estudar o tema em causa, sabendo que este fenômeno acarreta consequências negativas que de um modo geral afeta a sociedade, baixa a produtividade do país, pois trata-se do capital humano, um indivíduo ausente no local de trabalho na hora do seu expediente torna-se em um perigo para si mesmo. Estudar este fenômeno ajudará a identificar os fatores determinantes e posteriormente a combatê-lo.

Este trabalho poderá contribuir para o crescimento das organizações, será útil para as bibliotecas porque servirão de material de estudo e para a sociedade para ajudar a combater este fenômeno.

Problema

O problema é um fenómeno que ainda não possui resposta ou explicação. Trata-se de uma questão que ainda sem solução e que é objeto de discussão em qualquer área de domínio do conhecimento cuja solução será possível por meio da pesquisa (MARCONI e LAKATOS).

Nos dias de hoje as empresas preocupam-se em manter os seus colaboradores satisfeitos por meios de benefícios materiais afim de que estes não se ausentem nos seus locais de trabalho, porém nem sempre esses benefícios são capazes de manter a satisfação da equipe do trabalho e garantir as sua presença!

O absenteísmo tem exigido muito das organizações e de seus administradores, devido suas causas ser ligado a vários fatores, que vão desde as questões sociais, saúde, gestão de pessoas, entre outros problemas, tornando assim, este tema complexo e difícil de ser gerenciado.

Seu efeito é negativo, onde a ausência dos trabalhadores diminui a produção, reflete nos indicadores de qualidade de forma negativa e como consequência repercute diretamente na economia.

O alto nível de competitividade em empresas de ponta, demanda a necessidade do perfeito equilíbrio entre produtividade e capacidade de produção estimada.

          Para a efetividade das mesmas, faz-se necessário à prevenção de qualquer tipo de ocorrências que reduzam a possibilidade de vantagens competitivas. Para tanto, o nível de absenteísmo deve ser reduzido até quase à escala zero, bem como a eliminação das causas.

Assim levantamos a seguinte pergunta de partida:

Quais são os fatores determinantes do absentismo no local de trabalho?

Objetivo da Pesquisa

Uma vez formulado o problema científico, deve expor com clareza os objetivos que pretende alcançar com investigação, são enunciados claros precisos que se espera conseguir no estudo. Alvarenga (2012. PP. 19).

 

Esta pesquisa tem por objetivo dar a conhecer a nossa sociedade e ao mundo a gravidade que o absentismo apresenta dentro das organizações ou seja, no posto de trabalho visto que ela culminará em consequências negativas no funcionário, para a organização e na sociedade de forma geral.

Objetivos Gerais        

  • Descrever os fatores determinantes do absentismo no local de trabalho.

         

Objetivos  Específicos

  • Identificar os fatores determinantes do absentismo no local de trabalho;
  • Evidenciar o fator principal do absentismo no local de trabalho;
  • Descobrir os fatores sociodemográficos que influenciam mais no absentismo no local de trabalho;

Hipótese

Sendo a hipótese uma resposta provisória que pode ser comprovada ou não, depois de devidamente testada. O presente trabalho tem como hipótese:

H1- Podemos reduzir o nível de absentismo nas organizações após um estudo minucioso

H2- Depois de tornar evidente o principal fator do absentismo, apresentaremos estratégias para que os colaboradores atinjam a satisfação e motivação nos seus locais de trabalho.

H3- Após a descoberta dos fatores sociodemográficos que mais influenciam no absentismo no local de trabalho, iremos criar medidas de prevenção e segurança para evitar este fenômeno

Delimitação da Pesquisa

Falar do absentismo no local de trabalho é um assunto muito vasto e abrangente. Para o presente trabalho delimitaremos o assunto da pesquisa em estudar os fatores determinantes do absentismo no local de trabalho na escola estatal João Beirão, especificamente na área de RH, a escola João Beirão está localizada em Luanda, no município de Viana, no bairro do Luanda Sul (na rua dos Quatro Campos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com