TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões epidemiológicas da Dengue

Por:   •  24/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Colégio Tableau  Curso de Auxiliar de Enfermagem

[a]

Dengue: Etiologia, infectividade, patogenicidade e virulência.

SÃO PAULO

 2015

[b]

Kelly Jéssica Silva    RM: 4634v

ABORDAGEM SOCIO-CULTURAL

Trabalho apresentado, como exigência parcial de conclusão na disciplina de Saúde Coletiva para obtenção da grade curricular da matéria ‘’Saúde Coletiva’’  para o Ensino em Enfermagem em Nível Auxiliar no Colégio Tableau [c]

Orientadora: Profª Elisabete Aparecida Pinto Polidoro [d]

SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO[e]

  1. Introdução[f]

A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti sendo hoje em dia um dos principais problemas de saúde pública, preocupando a sociedade em nível nacional e mundial. Segundo a  Organização mundial da Saúde (OMS), nos últimos 50 anos, os casos de dengue tiveram um aumento de 30 vezes. Por causa dessa ascensão e surtos repentinos, torna-se indispensável um melhor entendimento sobre suas características, de forma a diminuir suas consequências sob a população e consciência sobre os meios de prevenção.

  1. Objetivos

  1. Geral[g] 

Identificar no geral a Doença dengue, como sua história, etiologia, patogenicidade e infectividade a fim de conscientizar a população sobre a causa de seus surtos e seus meios de prevenção.

  1. Especifico[h]

● Determinar etiologia, infectividade, patogenicidade e virulência da doença;

           ● Apresentar conhecimentos em relação a dengue como:

Modos de prevenção, modos de transmissão e seus sintomas;

● Demonstrar a importância e influencia da população nos surtos da doença.

  1.   O que é Dengue?        

É uma doença transmitida por um tipo de mosquito (Aedes aegypti) que pica geralmente no começo da manhã e fim de tarde. A infecção pode ser causada por qualquer um dos quatro tipos (DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4) do vírus da dengue, que produzem as mesmas manifestações. A dengue não é uma doença infecto contagiosa, ou seja, não é transmitida por meio de fômite ou de pessoa para pessoa. Sua transmissão pelo mosquito raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16°C, por isso a doença costuma se desenvolver em áreas tropicais e subtropicais. O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.

Os sintomas mais frequentes da doença são: Febre alta com início súbito, forte cefaleia, dor atrás dos olhos, perca de apetite, fraqueza, cansaço; dores no corpo, ossos e articulações; queda da pressão arterial, manchas e erupções na pele e possíveis hemorragias.

 

  1.  Ciclo da dengue e sua patogenicidade  e virulência

Significado:

‘’Patogenicidade é a capacidade que o agente infeccioso tem de produzir sintomas em maior ou menor proporção entre os hospedeiros infectados.’’

‘’Virulência é a capacidade que um agente biológico tem em produzir efeitos graves ou fatais. Está relacionada com a sua capacidade de multiplicação no organismno infectado, produção de toxinas, entre outros fatores’’

1. O vírus (que faz parte da família dos flavivírus) é transmitido para o homem da saliva do mosquito, através da picada.

2. O vírus atinge a corrente sanguínea.

3. O vírus  passa a circular no sangue do portador, quando isso acontece ele funde sua membrana com a das células dos tecidos que envolvem os nossos vasos sanguíneos, causando uma inflamação dos mesmos, fazendo o sangue circular devagar e dificultando a oxigenação dos nossos órgãos (Motivo que gera o cansaço e fraqueza) e causando a pressão baixa. Ainda no sangue, o vírus diminui a produção de plaquetas que são responsáveis pela coagulação, causando frequente hemorragias tanto na gengiva e no nariz, como na pele, em formas de manchas vermelhas (principalmente em casos de dengue hemorrágica).

4. Após invadir nosso sistema circulatório, ele se instala no baço, fígado (causando as dores abdominais) e tecido linfático, onde se multiplica.

5. Com o tempo, sem o tratamento específico, o sangue pode deixar de circular, os  órgãos ficam prejudicados e podem parar de funcionar, podendo levar á morte.

            6. Caso o portador não se cuide e seja picado por um mosquito não infectado esse segundo mosquito ingere o seu sangue com o vírus da dengue,

7. O vírus se multiplica no intestino médio e em outros órgãos do mosquito, infectando suas glândulas salivares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (216 Kb)   docx (95.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com