TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ENFERMAGEM

Por:   •  2/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DO CURSO DE ENFERMAGEM

Eu, Ellen Pantoja de Pantoja, estou apresentando este relatório do curso de Enfermagem em síntese das atividades desenvolvidas que foram extremamente importantes para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante o meu estágio do curso técnico de Enfermagem na escola MEST em Mocajuba/Pa.

O curso técnico de Enfermagem foi cumprido levando-se em conta a duração de 4 meses, correspondendo ao calendário letivo do ano de 2018, indo do estágio, em 19 de março, até o término das mesmas, em 25 de julho com carga horária de 300 hs

No estágio foi realizado diversas atividades supervisionadas por profissionais extremamente qualificados e empenhados na transmissão dos conhecimentos e orientação da prática de atendimento em Enfermagem pude aplicar os inúmeros conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas ao longo do curso. Assim, pude aplicar e desenvolver todas as informações e experiências adquiridas de forma árdua, porém com extrema gratificação, pois hoje posso concluir que me considero apto e capaz de assumir a responsabilidade de estar na posição de técnica em enfermagem.

Após a realização de vários estágios no centro Hospitalar pude vislumbrar que essa etapa contribuiu de forma excepcional para a minha formação no curso técnico em Enfermagem. Felizmente, posso dizer que minha formação me dá condições plenas para atuar no ensino de saúde, onde contacto diário com diversos doentes contribuiu não só para aprofundar os meus conhecimentos sobre a abordagem aos pacientes e suas patologias e adquirir conhecimentos técnicos próprios da Enfermagem.

Sou extremamente grato ao apoio que recebi de todos os profissionais da Unidade Hospitalar do Bairro Novo, que dispôs de todo material solicitado para atender ao meu trabalho como estagiário. Sei que ficar na posição de observador/ telespectador, só criticando a qualidade da saúde sem conhecer a realidade dos Hospitais, Policlínicas e Postos de Saúde é fácil. Mas, essa oportunidade que tive de vivenciar a prática numa instituição de saúde pública, colocando-me no lugar dos profissionais que lidam diariamente com essa dura realidade permitiu que eu identificasse as várias causas que contribuem para as deficiências e carências amplamente difundidas pela mídia em geral.

Podemos dizer que existem situações diferentes e muitos motivos para queremos mudanças no quadro dos serviços de saúde de nosso município, especificamente, e do Brasil, em geral, pois ficou evidente que enquanto não for dado o devido valor aos profissionais que atuam, principalmente, nos estabelecimentos públicos, não haverá como reverter o quadro alarmante de ineficiência que tem acompanhado a história triste da saúde pública em nosso país.

Observei em vários locais que o quantitativo de pessoal é deficiente e que a superlotação de pacientes acarreta sobrecarga de trabalho, o que gera stress e, conseqüentemente, interfere negativamente para que o profissional de saúde possa realizar um atendimento com tranqüilidade e equilíbrio emocional.

Essa carência de recursos humanos impede que muitos profissionais sejam liberados para participar de cursos de atualização. Além disso, os baixos salários levam parte dos profissionais de saúde a ingressar numa dupla ou tripla jornada de trabalho, o que gera um grande desgaste físico e mental.

Sei que temos um longo caminho a percorrer se quisermos uma melhoria de nosso país, mas não só no sentido de crescer a economia, pois acredito que desenvolvimento vai bem além, devendo privilegiar o desenvolvimento integral do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com