TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE FISIOLOGIA

Por:   •  7/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR[pic 1]

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO

CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM

DISCIPLINA: FISIOLOGIA

PROFESSOR: JÁDER FIGUEIREDO

AULA PRÁTICA SOBRE ARCO REFLEXO

COMPONENTES:

Eduarda Siqueira Camêlo

Natália Gabriele Oliveira Dantas

Floriano (PI), agosto de 2017

INTRODUÇÃO

Arco reflexo  é a resposta imediata à excitação de um nervo, sem a vontade ou consciência do animal, ou seja, é um estímulo que não chega até o encéfalo, ele recebe resposta na medula. Os reflexos estão presentes em nosso dia a dia, seja para nos proteger de queimaduras quando encostamos acidentalmente em algo quente ou que gere dor, seja para manter a nossa postura.

Grande parte das manifestações presentes no nosso corpo resulta dos famosos arcos reflexos. Esses reflexos referem-se ao sistema nervoso, que tem como função ocasionar uma resposta independe da nossa vontade, como visto no famoso “teste do martelo”, de forma clara teste do Reflexo Patelar. Esse teste tem como função testar os reflexos do individuo e o seu sistema neurológico.

MATERIAIS

Martelo de Buck      

Bocal de caneta

 

Lenço de papel

Cadeira

MÉTODOS

A aula prática teve inicio com a discursão do professor Jáder, explicando sobre os tipos de reflexos, e solicitou que os acadêmicos de Enfermagem e Fisioterapia realizassem a prática para a observação dos mesmos. Recebemos as instruções de como fazer os testes e como observamos os resultados, visto que os testes teve como finalidade saber o funcionamento do sistema nervoso e verificar a qualidade de cada reflexo.

  • Primeiro teste (plantar), o colega esteve sentado em uma mesa, no qual permaneceu com seu pé relaxado.
  • Segundo teste (corneal), foi utilizado lenço de papel e o colega direcionou o olhar para outra direção.
  • Terceiro teste (patelar), foi utilizado o martelo de Buck para batermos de leve no tendão patelar, que fica abaixo da patela, a pessoa tem que está sentada e relaxada.
  • Tricipital, a colega tem que está com o braço relaxado sobre as mãos do que está fazendo o teste, de forma que o antebraço balance levemente.

RESULTADO

Nome

Reflexo plantar

Reflexo corneal  

Reflexo patelar

Reflexo aquileu

Reflexo tricipital

I) Eduarda Siqueira

negativo

positivo

positivo

negativo

positivo

II) Natália Gabriele

positivo

positivo

positivo

positivo

positivo

DISCURSSÃO

Reflexo plantar

Com o bocal da caneta realizamos o teste do reflexo plantar que fica ao longo da planta do pé, próximo ao lado medial. Na I acadêmica (Eduarda) observamos que não houve elevação do pé, já na segunda acadêmica (Natália) o pé obteve dorso flexão, mas não houve movimentação dos dedos dos pé.

O reflexo de Babinski, também chamado de Sinal de Babinski, é um reflexo no qual os dedos do pé se estendem e, em seguida, se abrem em um movimento parecido como o de um leque. Este problema é geralmente provocado por um estímulo que vai, em arco, da lateral do pé até a base do primeiro dedo. Seu aparecimento em adultos e crianças mais velhas indica um problema no cérebro ou na medula espinhal. Se está presente em apenas um dos pés, também pode indicar qual lado do cérebro está envolvido.

Reflexo corneal

Com a ponta de um lenço de papel realizamos o teste corneal aproximando-se gentilmente pelo lado da esclerótica e córnea. A I e II acadêmica apresentaram uma maior intensidade na córnea e de uma forma menos brusca menor intensidade na esclerótica.

O reflexo corneal é um piscar brusco em resposta ao toque da córnea, é dado pelo V nervo e a resposta do fechamento das pálpebras é função do nervo facial. A prática dessa experiência é importante, pois a partir dela é possível observar se houve paralisia ou não do nervo facial. O comprometimento do nervo impossibilitará o fechamento da pálpebra, esta permanece aberta e o olho roda, reflexivamente, para cima constatando-se o sinal de Bell. (CAMPBELL, 2007). Este reflexo é importante para proteger o globo ocular contra a entrada de corpos estranhos que possam vir a prejudicá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com