TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE TANATOLOGIA REFLEXÃO DA MORTE EM CÔNJUGES NA 3ª IDADE

Por:   •  10/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

ESTÁCIO FACULDADE DE SÃO LUIS

CURSO SUPERIOR DE ENFERMAGEM

FRANCISCA REJANE NOGUEIRA DOS S. LIMA

RELATÓRIO DE TANATOLOGIA

REFLEXÃO DA MORTE EM CÔNJUGES NA 3ª IDADE

PROFA. ME.STELMA REGINA SODRÉ PONTES

SÃO LUÍS-MA

JULHO DE 2016

INTRODUÇÃO

A população idosa brasileira cresce de maneira célere e em termos proporcionais (BRASIL, 2010). Tal crescimento se define pela alteração na estrutura etária da população, que produz um acréscimo do peso relativo dos indivíduos acima de determinada idade, avaliada como definidora do início da velhice. No Brasil, a pessoa idosa é considerada idosa quando tem a partir de 60 anos de idade (BRASIL, 2010).

              De acordo com Cancela (2007), o envelhecimento é um processo que faz parte do ciclo da vida, sendo denominado de 3ª idade, atualmente de 4ª idade. Não representa apenas um estado do ciclo vital, e sim um processo progressivo que afeta a todos os seres vivos biopsicossocial, sendo difícil datar o seu começo, em função de cada individualidade do ser humano.  Caracteriza-se como um processo natural que se inicia na concepção e se finaliza com a morte

            A vida e a morte andam de mãos dadas, assinalando ambas, presença no dia a dia, uma vez que à proporção que as etapas da vida vão sendo vivenciadas, o destino do ser humano aproxima-se do incontornável destino final, que se denomina morte. Contudo, ao longo da jornada são vários os momentos difíceis de confrontação com ela.

Diante dessas afirmações, faz-se necessário a interferência do profissional da enfermagem, no intuito de melhorar a qualidade de vida dos idosos e oportunizar uma compreensão mais profunda sobrea problemática que os mesmo passam perante a perda do seu cônjuge.

Diante do exposto, o presente estudo teve por objetivo Identificar os efeitos na qualidade de vida dos indivíduos, após a morte do cônjuge na 3ª idade. Para tanto, procurou conhecer a situação socioeconômica da população estudada e descrever as condições físico-emocionais e sociais de idosos após perda de seu parceiro.

 Infere-se que o assunto constitui-se em uma reflexão de grande complexidade, no entanto, passível de análise visto que o ser humano tem sempre o poder de se adaptar às situações adversas e a recomeçar, até porque as perdas são contínuas ao longo da vida.

METODOLOGIA

Estudo de caráter descritivo exploratório de abordagem quantitativa, realizado em Domicílios, localizados no Município de São Luís- MA, com idosos a partir de 60 a 89 anos.

Para coleta de dados, optou-se por um questionário/entrevista como instrumento metodológico, composto por 20 questões fechadas seguindo os objetivos da pesquisa, viabilizando assim o conhecimento e a identificação dos efeitos na qualidade de vida dos indivíduos na terceira idade, após a morte de seus cônjuges.

A amostra foi constituída por trinta idosos (as) que sofreram a perda do seu cônjuge nos últimos 36 meses, que de forma aleatória participaram da pesquisa realizada no mês de Abril a junho de 2017, após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

O questionário foi aplicado pelas próprias pesquisadoras, sendo assegurado o anonimato no que diz respeito à identificação dos participantes.  Os mesmos foram esclarecidos sobre o direito de recusar-se, a qualquer momento, de participarem da pesquisa, sem que sofressem qualquer sanção, conforme resolução 4627/12, (Conselho Nacional de Saúde) que trata de pesquisa envolvendo seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (367.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com