TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO: PRINCIPAIS AGENTES MUTAGÊNICOS E CARCINOGÊNICOS DE EXPOSIÇÃO HUMANA

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  1.543 Visualizações

Página 1 de 3

CURITIBA/2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO

RESUMO DO ARTIGO:

PRINCIPAIS AGENTES MUTAGÊNICOS E CARCINOGÊNICOS DE EXPOSIÇÃO HUMANA.

  CURITIBA

 2015

RESUMO DO ARTIGO:

PRINCIPAIS AGENTES MUTAGÊNICOS E CARCINOGÊNICOS DE EXPOSIÇÃO HUMANA.

Trabalho apresentado pra obtenção de Nota na disciplina de Genética

   CURITIBA

 2015

As substâncias mutagênicas vem aumentando consideravelmente, no cotidiano da sociedade, diversas substâncias potencialmente mutagênicas e ou carcinogênicas estão presentes nos mais diferentes contextos, como nos medicamentos, plásticos, detergentes, tintas, cosméticos, roupas, agrotóxicos, produtos de limpeza e desinfecção, em ambientes rurais e industriais, além da poluição típica dos grandes centros urbanos. Considerando que o processo de formação de cânceres estão relacionados com mutações no DNA, normalmente os processos de mutagênese e carcinogênese estão ligados, assim a exposição às substancias mutagênicas podem causar câncer.

Os agentes mutagênicos podem ser físicos, químicos ou biológicos, que ao estarem em contato com as células do nosso organismo, provocam mutações. Quando expomos o nosso organismo intensivamente ou por longo período a estes agentes mutagênicos, a frequência com que estas mutações ocorrem é maior.

A exposição a estes agentes pode ser natural, em que não se consegue evitar, como por exemplo, a exposição à radiação solar ou à radioatividade dos minerais, ou pode ser ponderada, por exemplo quando realizamos raio X ou quando temos maus hábitos alimentares. Alguns dos agentes mutagênicos provocam mutações em genes que estão envolvidos na divisão celular, provocando tumor ou neoplasia maligna. Estes agentes, iniciado por uma alteração irreversível do DNA designam-se agentes carcinogênicos, ou ainda ocorrendo nas células germinativas podendo originar alterações genéticas transmissíveis. Essas alterações de genes ou cromossomas, pode provocar transformações fenotípicas nos indivíduos ocorrendo no processo de replicação do DNA, antes da mitose ou meiose.  As mutações afetam tanto células somáticas como células germinativas e podem ser espontâneas, em que não ocorrem por intervenção de agentes mutagênicos, ou induzidas, que é o que acontece na maioria das vezes.

As mutações são muitas vezes encaradas como negativas, mas estas podem ser bastante positivas pois contribuem para a evolução das espécies, podendo originar características favoráveis num determinado ambiente.

Na maior parte dos casos, o câncer é adquirido ao longo da vida, devido aos hábitos inadequados, sendo apenas em uma pequena parte herdado dos pais. Assim milhares de casos de cânceres poderiam ser evitados com uma alimentação correta, visando o potencial e risco oferecidos baseados nas pesquisas como o consumo e excesso do uso de corantes, conservantes, alimentos industrializados resultante das técnicas modernas, gorduras, defumados, determinados tipos de adoçantes dentre outros produtos como café instantâneo e ainda alimentos que contém substâncias tóxicas produzidas por fungos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (298.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com