TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regulação Térmica e Vascular

Por:   •  14/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Estado do Pará[pic 1]

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Curso de Graduação em Enfermagem

Regulação Térmica e Vascular como NHB

Belém/Pará

2016

Thayná Andrade

Arlene Bianca Pereira Gomes

Trabalho entregue como critério avaliativo do componente curricular de Semiologia e Semiotécnica, ministrado para a Segunda Série / Bloco II do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará.

Orientadora: Profª Andréa Mendes.

Belém/Pará

2016

Introdução

O ser humano é classificado biologicamente como Homeotérmico, capaz de manter a estabilidade da temperatura mesmo em condições extremas de frio ou calor (homeostasia térmica).

A variação térmica circadiana é uma fenômeno natural e em geral não ultrapassa os 0,6ºC , a temperatura é menor pela manhã, aumenta durante o dia e atinge o máximo a noite.

 

[pic 2]

Sistema Termorregulador e Vascular

O Sistema Termorregulador é semelhante a outros sistemas de controle fisiológicos. O principal local da regulação da temperatura é o Hipotálamo.

Termorregulação – é um termo que se refere ao conjunto de sistemas de regulação da temperatura corporal. Esta regulação é exercida graças a coordenação entre a produção e liberação de calor orgânico interno. A termorregulação é, desde modo um mecanismo de homeostasia, já que na presença de grandes oscilações térmicas externas, possibilita a manutenção da temperatura corporal dentro de fronteiras definidas.

Homeostase - é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo.

Tipos de Temperatura:

Temperatura Ambiente – é a temperatura do ambiente em que o indivíduo está submetido, ela pode variar de um lugar para o outro. (+- 22ºC)

Temperatura Da Pele – é a temperatura periférica do indivíduo, e é modificada de acordo com a temperatura do ambiente. (+- 37ºC)

Temperatura Central – é a temperatura dos tecidos profundos o corpo e só é alterada em patologias, ou quando ocorrem temperatura ambientais externas. (+- 36,7ºC)

A temperatura corporal é obtida através da resultante da termogênese e termodispersão.

[pic 3]

Produção de Calor:

O corpo humano consegue produzir calor através de vários mecanismos. A maior parte de calor é produzida pelos músculos esqueléticos (pelo metabolismo basal e atrito), o coração (pelo metabolismo basal e bombeamento sanguíneo), o fígado (pelo metabolismo basal e estimulação simpática) e o cérebro (pelo metabolismo basal).

Perda de Calor:

A perda de calor para o ambiente ocorre em dois níveis: primeiro ocorre a condução do calor da temperatura central para a temperatura da pele e logo em seguida a condução da temperatura da pele para a temperatura do ambiente

O corpo pode perder calor por Radiação (ondas infravermelhas), Condução (contato com objetos), Convecção (auxiliando na condução pelo ar) e a Evaporação (dependente de suor). A perda de calor por evaporação é a única que pode ser realizada com a temperatura ambiental acima da temperatura corpórea. O corpo identifica a sua temperatura através de receptores periféricos (presentes na pele) e profundos (presentes nos órgãos internos) que mandam informações para o núcleo posterior do hipotálamo. O núcleo pré-optico e anterior também mandam informações sensoriais para o núcleo posterior que faz a integração dos sinais e ativa os mecanismos efetores.

Mecanismos efetores de diminuição da temperatura corporal:

Vasodilatação periférica;

 Sudorese;

 Medidas comportamentais;

 Diminuição da termogênese

Mecanismos efetores de aumento da temperatura corporal:

Vasoconstrição periférica;

Piloereção;

Medidas comportamentais;

Aumento da termogênese;

Terminologias relativas à temperatura corporal:

Estado febril: 37,5 a 38,5ºC

Pirexia: 39,1 a 40ºC

Hiperpirexia: 40,1 a 41ºC

Hipotermia: abaixo de 36ºC

Locais para medida:

Reto;

Axila;

Via oral;

Fatores que podem influenciar na Termorregulação

Idade - em específico no idoso ocorre baixa funcionalidade endócrina, como no hormônio do crescimento que ocasiona atrofia cutânea e grande perdas de glândulas sudoríparas e da sua capacidade de produzir suor. Paralelamente reduz-se a capacidade vasodilatadora dos vasos sanguíneos.

Estresse.

Exercício.

Ambiente.

Consequências do não atendimento das NHB Termorreguladora e Vasculares

Limites extremos de temperatura toleraveis:

A tolerância ao calor se deve a umidade do ambiente, num ambiente completamente seco o mecanismo de evaporação é eficiente em temperaturas de até 65,5 C°, durante várias horas.

Se o ar apresentar saturação de H²O de 100% a temperatura corporal aumenta quando a temperatura externa é de 34,4 C°. Em um ambiente com umidade intermediária, a temperatura corporal máxima é de aprox. 40 C° e a minima de 35,3 C°.

Distúrbios da temperatura corporal:

Febre: É a elevação da temperatura corporal resultante de uma alteração ao nível do centro termorregulador localizado no hipotálamo.

A elevação do ponto de regulação térmica desencadeia uma série de mecanismos destinados a aumentar a temperatura corporal central: tremores, vasoconstrição, aumento do metabolismo celular, etc.. Por forma a atingir o novo equilíbrio. As substâncias capazes de induzirem febre são denominadas de pirogéneos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (78.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com