TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento e comunicação em enfermagem

Por:   •  24/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  1.307 Visualizações

Página 1 de 2

  [pic 1]

RELACIONAMENTO E

COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM

A comunicação  não –verbal

8ª. Edição/1979

Capítulos

-5 o corpo é a mensagem

-15 comunicação pelo tato

Aluno:

O corpo e a mensagem

As mensagem são bastante  relativa , na qual transmite pelo aspecto pessoal, não se refere apenas a pessoa, mas  também aquilo que esta dizendo, tipo olhar de espanto , rosto murcho ,corpo mole, expressão  facial, rigidez muscular, direção do olhar movimentos dos dedos etc. o  rosto nossa adquirimos a maneira de conduzir o corpo carregam a marca de nossa cultura e funcionam também como nossa atitude pessoal, é uma forma de indagar á sociedade se realmente merecemos se aceitos ou não, no entanto nem todos querem alcançar o sucesso   para não obter mais responsabilidade , pode haver também o caso de autopunição  entre os pais ou  a um da cônjuges. Quando aprendemos ao movimentar o nosso corpo, as pessoas aprendem também  o jeito de mexer a boca e esses detalhes tem muito a ver com aparência geral, caso de cultura, local, sociedade entre outros lugares do país. A verdade é que os seres humanos são extremamente imitados  e maravilhosamente sensíveis aos sinais corporais alheios e a pesquisa em comunicação tem comprovado Esso cada vez mais.

Isso tudo não é atributo biológico,  é reação segundo indica os estudos cinéticos de galanteio. A forma de corpo é outra característica física que pode ser culturalmente programada.

Comunicação pelo tato

É uma comunicação através de a proximidade  que envolve um contato físico. Sejam ela imediato ou através de simples toque em qualquer área expressa para alguém, não precisar  simplesmente escutar, mais sem perceber um simples toque.

Nós como profissional de saúde devemos ser hábito ao transferir informações através do toque, sejam não mãos , nos cabelos, no rosto enfim qualquer parte do corpo de outra pessoa. É bom lembrar ao si aproximar de alguém (tipo de paciente) não tendo intimidade com esse individuo, há dificuldade de invadir o espaço, que muitos vezes não é permitido por outra pessoa, não se sentem aberto suficiente á ponto de ser tocado. Por esse motivo temos que ter bastante atenção dos sinais verbais.

Embora iremos lidar com inúmeros pessoas de deferência culturais, idade , sexo e religião, devemos comunicar de formas claras e objetivas para atendimento com segurança e firmeza que possa esclarecer um determinado sentimento ao simples toque que pode ter grande significados como bom  ou ruim.

Enfim ai lidar com pessoas principalmente com aqueles que se encontra acomodo sem nenhuma comunicação verbal é bem mais complicado de perceber o que essa pessoa esta querendo. Um simples toque no cabelo , nas mãos  muitas vezes ao pacientes sente protegido e confiante dentro de uma unidade hospitalar, pois a explicação de qualquer procedimento ao ser realizado deixa-o tranqüilo, sem receio de interagir com a equipe profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com