TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio

Por:   •  19/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  2.192 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]


FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA  FPB

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – PEDIATRIA




SUPERVISOR: LIDIANE RUFINO DE FRANÇA

PERIÓDO: 29/03/2016 á 15/04/2016

LOCAL: HOSPITAL  PEDIÁTRICO ARLINDA MARQUES



João Pessoa – PB

2016

[pic 2]

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA  FPB




ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – PEDIATRIA



Relatório feito referente ao estágio de pediatria na Clinica Medica do Hospital Pediátrico Arlinda Marques, como requisito de pontuação para segunda nota do Estágio Supervisionado I.





João Pessoa – PB

2016

SUMÁRIO


  1. INTRODUÇÃO .....................................................04

  1. SAE ......................................................................05

2.1PLANO DE CUIDADOS .......................................06

     3 EVOLUÇÃO …………………………………………..07

     4 CONCLUSÃO .........................................................08

     5 REFERENCIAS .......................................................09


















  1. INTRODUÇÃO

Relatório referente ao estágio supervisionado em Pediatria no período de 29/03/2016 à 15/04/2016 na Clinica Médica do Hospital Arlinda Marques, com a supervisora Lidiane Rufino França.

O Complexo de Pediatria Arlinda Marques é formado pelo Hospital Arlinda Marques, o Ambulatório Especializado da Criança Dr. João Medeiros, anexo e administração. Que fica localizado na Av. Alberto de Brito, s/n - Jaguaribe, João Pessoa - PB, O Hospital Arlinda Marques foi fundado em 19 de setembro de 1945, para atender crianças com tuberculose. O nome é uma homenagem a Arlinda Marques dos Reis, freira da extinta Legião Brasileira de Assistência (LBA) e uma das capitãs do processo de construção do hospital. Na década de 80, o Estado assumiu o hospital como uma instituição de saúde estadual e hoje ele atende a diversas especialidades.

O hospital é referência na área de cardiopatia congênita para todo o Estado, e também são atendidas 14 especialidades pediátricas, todas elas voltadas para alta complexidade. Além disso, também é realizado atendimento de fisioterapia, psicologia, nutrição, entre outras áreas relacionadas à saúde.

O hospital conta com 83 leitos, sendo 13 de Unidade de Terapia Intensiva. Esses leitos servem tanto às enfermidades de uma forma geral, como também a parte neurocirúrgica e cardiológica. No ambulatório Especializado da Criança Dr. João Medeiros conta com 17 salas.

O Hospital se destaca também como o principal centro de cirurgias cardíacas da Paraíba. Por meio do Governo do Estado, foi firmado em outubro de 2011 um convênio com o Círculo do Coração, formando a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, que capta crianças em diversas cidades, através de uma rede de telemedicina. As crianças que necessitam de um acompanhamento clínico ou cirúrgico são encaminhadas ao hospital, onde são realizados os procedimentos.

Tivemos a oportunidade de conhecer todo o fluxograma do hospital, desde a triagem ate a Clinica Médica que foi onde aconteceu de fato nosso estágio, realizei procedimentos, evoluções e conhecendo a rotina e atribuições do enfermeiro como: checagem de medicamentos, pedidos da CME ,pedidos da farmácia mapa cirúrgico , distribuição da equipe, admissão e alta do paciente.


2 SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFEMAGEM (SAE)

O Processo de Enfermagem, ou Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), é uma atividade privativa do enfermeiro que norteia todas as atividades da equipe de enfermagem, já que técnicos e auxiliares desempenham suas funções a partir da prescrição do enfermeiro.

Segundo a Lei N.7498, de 25/06/1986, (Lei do Exercício Profissional), a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é a organização e execução do processo de enfermagem, com visão holística, e é composta por etapas inter-relacionadas. É a essência da prática de enfermagem, instrumento de metodologia da profissão, e como tal ajuda o enfermeiro a tomar decisões, prever e avaliar consequências (GEORGE, 2000). Vislumbra o aperfeiçoamento da capacidade de solucionar problemas, tomar decisões e maximizar oportunidades e recursos formando hábitos de pensamento.

A SAE foi desenvolvida como método específico para aplicação da abordagem científica ou da solução de problemas na prática.

Para aplicação do processo de enfermagem (PE), enfermeiros precisam entender e ampliar conceitos e teorias apropriados da ciência da saúde, as ciências físicas, biológicas, comportamentais e humanas, além de desenvolver uma visão holística do ser humano. Esse conjunto de conhecimentos proporcionam justificativas para tomadas de decisões, julgamentos, relacionamentos interpessoais e ações.

O processo de enfermagem é sistemático e consiste em cinco passos, fases ou etapas, investigação, diagnóstico, planejamento, implementação (intervenção) e avaliação.




2.1 Planos de Cuidados

Durante o período de estágio foi aplicado a SAE em todos os pacientes que realizamos a abordagem, mas um em específico foi designado para ser o meu caso clínico, no dia 31/03/2016 no período matutino, onde foi recolhido todos os dados da paciente.

Investigação

Criança J.E.S aos 2 anos de idade deu entrada no hospital no dia 08/03/2016, com o DH: Atresia de Vias Biliares,HDA (Hemorragia Digestiva Alta) e Anemia. EGR, hidratado, aceita dieta,ictérico, acianótico, eupneico  FC 120 bpm, abdômen globoso com baço palpável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (240.2 Kb)   docx (113 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com