TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de tecnico de enfermagem especialização urgencia e emergencia

Por:   •  19/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.979 Palavras (16 Páginas)  •  52.284 Visualizações

Página 1 de 16

1- INTRODUÇÃO

Relatório de Estágio do Curso de Especialização Técnica em Nível Médio Urgência e Emergência tendo como carga horária 120 horas, período de 18 de julho a 12 de agosto de 2011 no turno vespertino das 13:00 as 19:00 no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, sobre a supervisão da receptora enfermeira M n n

Onde foram realizados procedimentos que viabilizam a recuperação do cliente, a partir da administração de medicamentos prescrito pelo médico e através da assistência de enfermagem.

No hospital de urgência e emergência a equipe de enfermagem atua como uma atividade de alto nível que se fundamenta nas ciências que informa sobre técnica necessária aos cuidados que serão prestados. Visando trazer técnicas atualizadas e o preparo do profissional na especialização urgência e emergência afim de que ele possa exerce seu trabalho com segurança, eficácia, ética e qualidade.

Por isso a importância de sabermos como agir, quais os procedimentos emergências que deveremos seguir para que se possa da o melhor para o cliente debilitado.

O objetivo deste relatório é trabalhar em equipe de urgência e emergência se embasando na teoria e na prática.

A seguir teremos todas as atividades relatadas nos seguintes setores: Posto de medicação, Politrauma, Reanimação entre outros.

Durante o período de estágio podemos observar alguns pontos positivos e negativos que serão abordados na conclusão deste. relatório.

2- DESCRIÇÕES DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No decorrer deste estagio foram aplicado técnica e procedimento atualizado que foram satisfatórios para um ótimo desempenho e aprendizado.

2.1- PRIMEIRA SEMANA DE ESTÁGIO

No primeiro dia de estágio conhecemos a receptora Mariá e posteriormente as dependências do Hospital e pronto Socorro 28 de Agosto,que encontra-se dividido em clinica medica de observação,clinica cirúrgica de observação,UTI,isolamento,área de queimado,setor de urgência e emergência: politrauma, reanimação, posto de medicação, farmácia,saída de emergência entre outros.

O Hospital tem como missão garantir, em tempo integral, ao atendimento aos casos de urgência e emergência a população nos níveis primários e secundários.

A turma foi divida em dupla e designada aos seguintes setores permanecendo por uma semana: Politrauma, Reanimação e Posto de medicação.

Acompanhamos pacientes na ambulância do hospital que foi transferido para o Hospital Getulio Vargas pra avaliação mais especificada.

Auxiliamos na sala de eletrocardiograma, onde os pacientes recebiam orientação para realização do exame.

2.1.1- Posto de Medicação

São atendidos os pacientes que chegam com receituário para administração de determinado medicamentos, abre exceções para paciente que necessitam ficar em observação ou internado, pois há alguns fármacos que fazem reações desagradáveis e o mesmo ficam por alguns minutos até o efeito da medicação.

Foi realizado punção com jelco ou scalp e de acordo com a veia do paciente suportar. Isto ajudará a evitar a irritação vascular. Toda punção requer muito cuidado, técnica e atenção no seu procedimento tanto para a segurança do cliente como do profissional como:

• Lavagem das mãos;

• Reúna todos os materiais necessários: medicação identificada, bolas de algodão umedecida em álcool 70%, agulha, garrote, luvas de procedimento, o dispositivo scalp ou jelco de acordo com a veia do paciente suportar, esparadrapo e outros se fizer necessário.

2.1.2- Técnica:

1) Coloque luvas para a sua proteção;

2) Coloque o garrote e visualize a veia a ser puncionada;

3) Antes da venopunção, faça a anti-sepsia na área onde será inserido o dispositivo ou agulha;

4) Procure deixa o bisel da agulha voltado para cima, utilizado um ângulo de 15º, isto garantirá o sucesso da venopunção;

5) Avise ao paciente o momento exato em que você irá inserir o dispositivo;

6) Penetre a pele fazendo a punção ligeiramente;

7) Caso retorne sangue e adapte o soro ou a seringa com a medicação. Retire o garrote e abra o soro ou administre a medicação. Faça a fixação do dispositivo utilizando esparadrapo;

Identifique com o marcador data, o numero do dispositivo jelco ou scalp, o local o nome do técnico na punção.

2.1.3- NO POSTO DE MEDICAÇÃO OS FARMACOS MAIS UTILIZADO:

• Dipirona sódica endovenosa;

• Tila til endovenoso;

• Diclofenaco de sódio intramuscular;

• Diazepam via oral intravenoso;

• Ranitidina endovenoso;

• Plasil endovenoso;

• Tramal, subcutâneo endovenoso;

• Captropil via oral;

• Hioscina endovenosa;

• Soro fisiológico 9%, glicosado 5% e ringir lactado 5%endovenoso;

• Ciprofloxacino entre outros.

2.1.3.1-Tila til

Indicações

O Tilatil® (tenoxicam) está indicado para o tratamento inicial das seguintes doenças inflamatórias e degenerativas, dolorosas do sistema músculo-esquelético: artrite reumatóide; osteoartrite; artrose; espondilite anquilosante; afecções extra-articulares, como por exemplo, tendinite, bursite, Peri artrite dos ombros (síndrome ombro-mão) ou dos quadris; distensões ligamentares e entorses; gota aguda; dor pós-operatória; dismenorréia primária.

Contra-indicações

Tilatil® (tenoxicam) é contra-indicado em pacientes: com reconhecida hipersensibilidade ao tenoxicam, a qualquer componente do produto ou a outros antiinflamatórios não esteróides; nos quais os salicilatos ou outros antiinflamatórios não esteróides

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com