TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio tecnico de enfermagem

Por:   •  15/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  14.389 Visualizações

Página 1 de 4

MANTENEDORA: RPL – EDUCACIONAL EIRELI

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CECÍLIA MEIRELES

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

TE 03 Manhã

Supervisora: Isabel Cristina Saboia

Porto Alegre, 27 de outubro de 2015.

INTRODUÇÃO:

O presente relatório refere-se às atividades realizadas por um grupo de alunos de técnico de enfermagem, supervisionado pela enfermeira Isabel Cristina Saboia. Onde propiciou a cada aluno a aquisição de competência e habilidades necessárias referente ao estágio 1, estágio este realizado em um hospital de grande porte na região do Vale dos Sinos - Rio Grande do Sul. O referido estágio teve como objetivos, complementar a formação do aluno com teorias e práticas.


2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante o período de 28 de setembro a 27 de outubro de 2015, nos foi proporcionado o desempenho da prática de enfermagem em situações reais da vida e trabalho, aliado ao conhecimento científico e teórico-prático desenvolvido no decorrer do curso. Pudemos compreender e implementar o processo de “cuidar”, como instrumento de interpretação profissional. Colocar em prática o código de ética da enfermagem demonstrando compromisso com o curso e a profissão, refletindo sobre a importância do papel do técnico de enfermagem na equipe da saúde. Adquirir habilidades e iniciativas de identificar situações de risco e intervir quando necessário, nos responsabilizando na qualidade da assistência e no cuidado de enfermagem com o paciente.

O presente estágio nos possibilitou a vivência da realidade hospitalar, permitindo o cumprimento das atividades diversas, como por exemplo, atendimento direto ao paciente, verificando sinais vitais, higiene e conforto, banho de leito e por aspersão, atenção ao prontuário, fazendo as anotações com muito cuidado, evoluindo a situação do paciente e as atividades realizadas, passagem de plantão, desenvolvimento de ações de prevenção e controle de infecções hospitalares e doenças transmissíveis e pesquisas científicas.

Descrição detalhada das atividades desenvolvidas: verificação da pressão arterial (PA), temperatura axilar (TAX), pulso (P), freqüência cardíaca (FC) e investigação diagnóstica. Realizado oximetria, teste de HGT, instalação de nebulização, observação de curativo em paciente diabético, observação de sondagem nasoentérica, técnica de preparo da cama hospitalar, auxílio na troca de fraldas, realizado administração de medicamento via oral, sublingual, subcutânea, endovenosa, punção venosa e evolução do paciente. Também realizamos pesquisas sobre a dengue e a prova de laço, complicações da diabetes, tuberculose, técnicas corretas para banho de leito, técnicas de administração de medicamentos e as vias de administração, tipos de agulhas e calibres.

Pudemos viver grandes experiências, como a de uma paciente em cuidados paliativos, cuidados com pacientes diabéticos monitorando sempre a taxa de açúcar no sangue. Como também presenciamos a falta de recursos na área de equipamentos e medicamentos. Mas mesmo em meio a poucos recursos, com grande alegria e satisfação realizamos todas as atividades necessárias.

Além de realizarmos atividades de assistência ao paciente, nos foi proposto que buscássemos na literatura materiais teóricos sobre alguns assuntos, dentre eles: complicações da diabetes, cuidados com feridas em pés de diabéticos, sobre a dengue e a prova de laço, sobre tuberculose, técnicas corretas para banho de leito, técnicas corretas de administração de medicamentos intramuscular, subcutânea, intradérmica, de punção venosa, tipos de agulhas e calibres. Com essas pesquisas de extrema importância consegui entender os cuidados e as técnicas antes de começarmos a trabalhar essas atividades diretamente com os pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (476.1 Kb)   docx (307.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com