TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO TECNICO EM ENFERMAGEM

Por:   •  1/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  2.155 Visualizações

Página 1 de 5

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse relatório é enfocar nos atendimentos de urgência e emergência e experiências pessoais adquiridas. Sendo de inteira importância compreender que urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora corre-se o risco até de morte e emergência é quando há uma situação crítica, com ocorrência de perigo eminente.

Entendendo isto, salienta-se que o estágio supervisionado é parte importante do curso, pois tudo o que já aprendemos em sala de aula, integramos à prática, durante os procedimentos antes vistos só na teoria, para assim evitarmos riscos tanto para nós quanto para os pacientes.

Este relatório tem como base fortalecer a teoria e prática de forma que possamos expor todos os conhecimentos que adquirimos e o desenvolvimento durante esse período, oferecendo assistência e acolhimento não só ao paciente como para sua família.

2. DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM CADA COMPONENTE CURRICULAR DE ESTÁGIO

Dei início ao meu estágio no dia 28 de setembro de 2020, na Unidade Hospitalar de Pauini, onde, a primeira orientação foi fazer a realização da triagem, com aferição dos sinais vitais.

Durante essa primeira semana de estágio na Unidade Hospitalar foi feita a recepção de paciente, esta etapa é de orientação e cuidado do paciente. Neste momento, o paciente deve receber todas as informações necessárias para a realização dos procedimentos técnicos essenciais a serem realizados: Dentre eles:

1. Admissão de pacientes;

2. Aferição de sinais vitais;

3. Preparo de cama aberta e cama de operado;

4. Higiene do paciente: higiene oral, banho de aspersão, banho de leito, hidratação cutânea, dentre outras;

5. Auxílio da sondagem vesical de alívio masculina e feminina e vesical de demora masculina e feminina;

6. Auxílio na inserção de sonda nasogástrica e nasoentérica;

7. Alimentação do paciente: por via oral e por sonda nasogástrica e nasoentérica;

8. Balanço hídrico;

9. Curativos em úlceras, incisões cirúrgicas, dentre outros;

10. Administração de medicação pelas vias: intramuscular, endovenosa, oral, sublingual, tópica e subcutânea;

11. Punção venosa com cateter venoso periférico e scalpe;

12. Soroterapia: preparo de soros e controle de gotejamento;

13. Preparo pré-operatório dos pacientes;

14. Cuidados com a irrigação vesical;

16. Lavagem intestinal;

17. Encaminhamento de pacientes para exames;

18. Interpretação de resultados de exames;

19. Relatório de enfermagem de avaliação pós-operatório;

20. Registros de enfermagem das atividades desempenhadas;

21. Passagem de Plantão.

Dentre essas várias atividades, foram realizados ainda vários cuidados voltados para tratamento de significativas patologias, como:

DIABETES

Cuidados ao paciente com diabetes:

  • Um dos cuidados de enfermagem ao paciente diabético hospitalizado é a monitoração frequente da glicemia capilar; coletar dados do paciente sobre o esquema terapêutico que utiliza em domicílio e sempre registrar informações no prontuário.
  • Assistir o paciente e monitorizar níveis de hipoglicemia nos pacientes hospitalizados e administrar medicações conforme a prescrição médica. Seguir ações de enfermagem específicas em cada complicação conforme citado no módulo.

HIPERTENSÃO:

Cuidados ao paciente hipertenso ou com pico de pressão arterial: Foi muito decorrente, durante o estágio, o atendimento de pessoas com picos elevados da pressão arterial, um ponto negativo a se observar. Por outro lado, essa complicação trouxe bastante acréscimo ao meu desenvolvimento profissional, onde aprendi várias técnicas e pude exercer também o que aprendi no decorrer do curso em sala de aula sobre esta patologia que acomete metade das pessoas acima de 65 anos, no nosso país, o que é uma triste realidade. Porém, não é só os idosos que sofrem com essa complicação, vemos hoje muitos jovens chegarem durante o nosso plantão em busca de receber atendimento para tratar desse mal.

  • A conduta do técnico em enfermagem mediante a esse paciente é fazer a Monitorização da Pressão Arterial: a monitorização da pressão arterial em pacientes hipertensos deve ser realizada em intervalos rotineiros e frequentes.

PRÓSTATA:

Cuidados ao paciente com próstata:

  • Condutas gerais: Cuidados com o cateter vesical, prevenção de infecção, cuidados com nutrição e hidratação, retorno às atividades, cuidados de higiene, cuidados na administração de medicamentos, ensino sobre sinais e sintomas esperados no pós-operatório, sinais e sintomas de complicação e conduta, ensino sobre exercícios para musculatura pélvica e cuidados para o controle da dor.

Durante o estágio, tivemos que lidar com o insucesso do tratamento de um paciente com próstata, que veio à óbito mesmo com o trabalho dedicado da equipe presente na unidade. Porém, soubemos lidar de maneira ética e profissional com a situação e prestamos de imediato acolhimento à família, de forma apropriada e profissional mediante à essa experiência vivida em ambiente hospitalar.

O estágio supervisionado, realizado na Unidade Hospitalar de Pauini, me fez perceber na prática, o quanto o conhecimento adquirido em sala de aula, voltado para a prática do estágio, pode contribuir de forma proveitosa no tratamento e cuidado de pessoas acometidas de diversas patologias, sendo de suma importância na formação do profissional que se dedica a cuidar de pessoas, mesmo muitas vezes, não tendo bons resultados, o que não invalida a busca pela melhoria de todos os fatores envolvidos no âmbito hospitalar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com