TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA AO PACIENTE IDOSO TRAUMATIZADO

Por:   •  21/10/2018  •  Artigo  •  3.128 Palavras (13 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 13

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA AO PACIENTE IDOSO TRAUMATIZADO:  Breve revisão literária

NURSING CARE IN EMERGENCY AND EMERGENCY TO ELDERLY PATIENT traumatized : Brief literature review

COLOCAR O TEMA EM INGLES

                                                                            Ana Beatriz de Araújo Brito¹

                                                                         Maria Mirtes da Nóbrega²

¹ Enfermeira, pós-graduanda em Enfermagem em Urgência e Emergência

² Professora Mestre em Ciências da Educação, Docente das FIP-PB.

                                                                 RESUMO

...

A população idosa vem crescendo de forma significativa e o índice de traumas que acometem os mesmos, é considerável e preocupante. O presente trabalho aborda a assistência que deve ser prestada á pacientes idosos que se encontram em situação de traumas com enfoque na área da saúde, um dos objetivos deste trabalho visou identificar se os profissionais de enfermagem e de saúde estão aptos a receber e prestar assistência a esse grupo etário. Foi identificado que há necessidade de engajamento maior por partes dos profissionais de saúde principalmente de enfermagem, visto que o contato inicial do paciente idoso quando adentra a unidade de Urgência e Emergência é com o Enfermeiro e sua equipe de enfermagem. É sabido das complicações físicas, psicológicas e sociais decorrentes de traumas que acometem os idosos, nesse sentido a implementação de uma assistência de boa qualidade seguindo todos os passos da SAE é essencial para reabilitação do paciente.

Palavras- Chaves: Assistência de enfermagem; trauma; idoso; SAE.

                                                               

ABSTRACT

The elderly population is growing significantly and the trauma index that affect them, is considerable and worrisome. This paper addresses the assistance to be provided will elderly patients who are in focus with trauma situation in healthcare, one of the objectives of this study aimed to identify if the nursing and health care professionals are able to receive and assist in this age group. It was identified that there is need for greater engagement by parts of health professionals especially nurses , as the initial contact when the elderly patient enters the Emergency and Emergency unit is with the nurse and their nursing staff. It knows the physical , psychological and social complications of trauma that affect the elderly , in this sense the implementation of a quality assistance following every step of SAE is essential for rehabilitation.

Key -words: Nursing Care. Trauma. Old Man. SAE.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente é crescente a população idosa na sociedade brasileira e tal fato requer uma atenção maior por parte dos profissionais de saúde principalmente da enfermagem, tendo em vista que esse grupo passa por mudanças retrógadas durante sua meia vida, resultando em mudanças físicas, psíquicas que muitas vezes são inaceitáveis tal condição por eles, devendo assim aperfeiçoar o atendimento ao idoso acometido por traumas.

Os idosos constituem hoje a maior população entre os demais grupos e isso só cresce cada dia mais, daí a necessidade de saber lidar com situações delicadas como traumas que pode acometer essa população idosa por isso, é de grande relevância para o profissional enfermeiro saber como lidar com tal situação. Os profissionais enfermeiros deverão estar realmente preparados para lidar com os tipos de traumas mais comuns, quedas, fraturas, ferimentos, e outros tipos de episódios traumáticos que adentram a urgência hospitalar

De acordo com Oliveira et al., (2007) o nível de eficácia/eficiência de qualquer serviço de atendimento ás urgências está diretamente relacionado á qualificação dos profissionais da linha de frente. Somente com uma equipe devidamente treinada e qualificada, conforme seus limites de atuação, é possível garantir as pessoas um dos princípios fundamentais da Declaração Universal dos Direitos do Homem. ”O doente deve receber o maior benefício possível nas situações de agravo á sua saúde, com o menor prejuízo possível, obedecendo aos critérios de justiça, igualdade e solidariedade”. -Declaração de Lisboa

A definição da dor segundo a IASP 2006 compreende como uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada á lesão real ou potencial dos tecidos. Cada indivíduo aprende a utilizar esse termo a partir de suas experiências anteriores. E que  de uma pessoa para outra a intensidade varia e não somente isso também são alterados os fatores neurofisiológicos e hormonais, estratégias de enfrentamento e psicológicas e diferentes culturas, o que, de certa forma, pode afetar sua magnitude.

O paciente pode e deve contribuir para a qualidade dos cuidados à sua saúde, fornecendo informações importantes a respeito de si mesmo e interagindo com os profissionais da saúde. Ele deve ser estimulado a participar da assistência prestada e encorajado a fazer questionamentos, uma vez que é ele quem tem o conhecimento de seu histórico de saúde, da progressão de sua doença e dos sintomas e experiências com os tratamentos aos quais já foi submetido. Além disso, desenvolver um ambiente que proporcione cuidados centrados no paciente, tornando-o, bem como seus familiares, agentes ativos na busca de sua segurança, promove interesse, motivação e satisfação com o cuidado prestado, aspectos que possibilitam ter um bom resultado nas condições de saúde.

A escolha do tema e o estudo realizado serão de grande relevância, pois permitirá um aprofundamento neste assunto e trará para academia a disponibilidade como fonte de pesquisa, objetivando incentivar o conhecimento sobre o referido tema gerando um olhar de responsabilidade no cuidado que deve ser prestado a pessoa idosa, assim instigando ajudar a esse grupo de pessoas com  60 anos ou mais de vida que quando menos espera é acometido por algum tipo de trauma que os deixam  impossibilitados  de realizar suas AVDs,  devendo assim o profissional de saúde  saber lidar com tais situações que poderão surgir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com