TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estagio no hospital

Por:   •  22/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  2.311 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS

CETAM

        

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA ETAPA I DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM

ANTONIO DE JESUS DIAS CAMPOS

Orientadora – Enfermeira TEINA MARA SICSÚ DA CRUZ

Barcelos
2020

Hospital Geral de Barcelos

Rua Dorval Porto, 1136 – Centro – Barcelos/AM

Período de 3 á 18 de Março e de 07 á 18 de outubro e 2020.

[pic 1]


Considerações do(a) Preceptor(a) / Supervisor (a) do Estágio: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________

Assinatura

  1. INTRODUÇÃO

A Enfermagem é a arte em que se pode desenvolver uma técnica para prestar um cuidado adequado e com qualidade. É uma ciência em que os principais fundamentos do Cuidado de Enfermagem relacionam-se ao conhecimento de outra ciencia. No Brasil a Enfermagem ainda hoje é uma profissão com predominância do sexo feminino, característica explicada por sua origem, com ênfase em valores éticos e morais e na postura profissional.

Atualmente a Enfermagem - reconhecida por seu respectivo conselho profissional - é uma profissão que possui um corpo de conhecimentos próprios, voltados para o atendimento do ser humano nas áreas de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, composta pelo enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem

Observando a história da Enfermagem, depois de tantos desafios, estamos nós aqui, os futuros Técnicos em Enfermagem, também trilhando o caminho para essa profissão tão essencial na assistência a saúde. Mas depois de tudo que aprendemos, vivenciamos, com certeza ganhamos muito mais do que pensávamos de início. Na teoria e na prática permanece a ciência do aprendizado contínua na arte de cuidar com qualidade, não somente o paciente, mas o próximo e a nós mesmos.

O estágio pode ser o momento da prática, mas para mim, também foi de reflexão. Entendi que é preciso ter um conhecimento claro das técnicas, por isso a teoria é importante para execução correta dos procedmentos. Então, pode-se dizer que esse momento foi exercitar e aprimorar habilidades em Enfermagem e de contribuir com a saúde e bem-estar do paciente.

2 DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM CADA COMPONENTE CURRICULAR DE ESTÁGIO

O Estágio Supervisionado deu-se início no dia 05 de março e se estendeu até dia 18 do mesmo mês, onde foi interrompido devido a Pandemia do COVID-19, e novamente retomado no dia 07 até 18 de outubro, sendo este realizado no Hospital Geral de Barcelos nos fim de semana conforme a divisão das turmas no horário matutino das 8h ás 12h, na qual dependendo da demanda de pacientes, no caso da urgência e emergência, saimos mais cedo ou mais tarde, e no vespertino das 13h às 18h, na mesma condição do horário da manhã, não ultrapassando 30 minutos no horário previsto. Estive na turma sob a supervisão da Enfermeira Teina, que esteve sempre atenta a nossa condição de preparo, observando nossa dificuldade na prática das técnicas e manuseio de aparelhos nos procedimentos, auxiliou e acompanhou a todos orientando para melhor executarmos as tarefas inerentes a enfermagem no âmbito hospitar.

Nosso primeiro dia de estágio foi dia 7, todos chegaram no horário combinado, e antes do início das atividades tivemos uma pequena reunião com a enfermeira e orientadora Teina, na sala de conforto do hospital onde os profissionais podem descansar, em que ela repassou alguns informes a respeito do relatório e da importância de conhecer a rotina do hospital, alem de sanar possíveis dúvidas do grupo. Este momento em especial foi seguido de oração pedindo a Deus, como não pode deixar de ser, pela saúde de todos para fazermos um bom trabalho desde já.

Começamos pela clínica médica, para receber os pacientes internados (uma expressão usada para continuar a assistência da efermagem ao paciente) para saber o que os levou a ficarem internados, que tipo de tratamento estão fazendo, para que fim, etc.. Foi a hora de lembrar dos termos técnicos, fizemos a leitura dos prontuários, em que são feitos a evolução clínica, que recebemos, observando os horáros prescritos pelo médico para verificar sinais vitais. Fomos orientados a nos apresentar aos profissionais de plantão assim como aos pacientes, conforme aprendemos em sala de aula e, seguimos com os procedimentos técnicos em enfermagem conhecidos apenas na parte teórica até então, começamos pela lavagem das mãos com os materiais que encontravam na parte onde se econtrava na pia: água corrente; sabão líquido; papel-toalha. Seguimos as recomendações das lavagens das mãos: 1 - Abra a torneira e molhe as mãos sem encostar-se à pia; 2 - Acione o dispositivo de sabão, colocando nas mãos a quantidade necessária; 3 - Ensaboar as palmas das mãos, friccionando-as entre si; 4 - Esfregar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa; 5 - Entrelaçar os dedos e friccionar os espaços interdigitais; 6 - Esfregar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa; 7 - Esfregar o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda, utilizando-se movimento circular e vice-versa; 8 - Friccionar as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha, fazendo movimento circular e vice-versa; 9 - Esfregar o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando movimento circular e vice-versa; 10 - Enxaguar as mãos, retirando os resíduos de sabão. Evitar contato direto das mãos ensaboadas com a torneira; 11 - Secar as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. Desprezar o papel-toalha na lixeira para resíduos comuns.

Após essa parte teve a parte dos EPIs, conforme NR 32 sobre Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde que estabelece as medidas de segurança que devem ser aplicadas em todos os ambientes destinados à serviços da saúde para minimizar, controlar ou eliminar os riscos ambientais. O uso dos EPIs faz parte dessas medidas de proteção, sendo obrigatório o fornecimento dos equipamentos necessários para todos os colaboradores. Embora seja do conhecimento geral que nem sempre será possível contar com todos os equipamentos, se levarmos em conta a lista de EPIs temos: Avental descartável, Toucas, Luvas de segurança, Máscaras respiratórias, Óculos de segurança, Sapato de segurança. Mas cada situação exige todos os EPIs ou não, como no caso do óculos de segurança e avental descartável que não foi necessário devido ao risco baixo de contaminação, diferentemente do que foi no período pós-pandemia do COVID-19, onde se exigiu o uso de todos os EPIs devido o alto risco de contaminação, com atenção redobrada no cuidado pessoal do profissional e do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com