TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Politicas de Saúde

Por:   •  19/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CAMPUS VERGUEIRO

1º SEMESTRE : ENFERMAGEM

DISCIPLINA POLÍTICAS DE SAÚDE

PROFº MSc. MAYKON DIEGO MELO

POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde

Instrução para o relatório do Vídeo

Nome (s) do (s) Aluno (s):

Carolina Albuquerque dos Santos                                                                                            N841EB-0

Frankel Oliveira

Pamela Cavalcante

  1. Para você, como foi o surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e de acordo com o vídeo assistido?

Insatisfeitos com o rumo que a saúde do Brasil ia tomando, trabalhadores dos anos 70 e 80 levantaram um movimento chamado “movimento sanitário” com o objetivo de criar um novo sistema público para solucionar os inumeros problemas encontrados no atendimento à saúde da população. O movimento seguia uma ideia de que todos tinha direito à saúde de qualidade, e que o governo tinha o dever de se juntar a sociedade para tornar esse “sonho” realidade. Assim a Constituição Federal de 1988 determinou ser dever do estado garantir saúde a toda população, criando o Sistema Único de Saúde.

  1. O que foi a Revolta da Vacina? Que estudiosos se destacaram nesta época?

A revolta da vacina ocorreu no RJ no ano de 1904 quando o presidente Rodrigues Alves começou a dar ordens de melhora no País e junto com essas melhoras veio o “combate às epidemias” que estava castigando a cidade, como : varíola, peste bubônica e febre amarela. O responsável  pela vacinação geral da cidade foi Oswaldo Cruz, um dos maiores sanitaristas que nosso País ja teve. Quando Oswaldo ordenou vacina obrigatória a todas as pessoas começou  a grande “revolta”, pois como não tinham instrução, acompanhamento ou até mesmo um esclarecimento da importância que ela tinha começaram a achar que o governo queriam matá-los, a ignorância tomou conta da cidade que declarou guerra ao governo e assim eram vacinados a força com a ajuda da cavalaria e do corpo de bombeiros, por vezes eram até expulsos de suas moradias.  Os principais nomes que se destacaram nesse período foi o presidente da época : Rodrigues Alvez e Oswaldo Cruz um dos maiores sanitaristas.

  1. O que representava as Caixas de Aposentadorias e Pensões? Quais os benefícios concedidos?

As caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs) dava direito ao trabalhador registrado. Era descontado 3% do salário dos trabalhadores e 1% da renda bruta da empresa. Ela representava o marco inicial dos direitos que os trabalhadores estavam conquistando. Oferecia como beneficio : cobertura de serviços médicos, funerários, aposentadoria e pensão de hereditários.

  1. Em que momento histórico foi criado o Ministério da Saúde?

O ministério da Saúde foi criado em 1930 no governo de Getulio Vargas  com o nome de Ministério dos Negócios  da Educação e Saúde Publica.

As necessidades médicas foram aumentando com o passar do tempo e foi precisso criar uma estrutura para que conseguisse organizar as outras, assim nomeada de Ministério da Saúde.

  1. O que representavam os IAPs ?

Os IAPs surgiram para substituir as CAPs. Sua função era oferecer aposentadoria e cobrir serviços de trabalhadores registrados após um certo tempo.

  1. Como surgiu o INPS e o Inamps? O que eles representavam para a sociedade brasileira?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com