TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política no rio-grande mundano

Projeto de pesquisa: Política no rio-grande mundano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O termo Política deriva do adjetivo grego Pólis (politikós), que significa tudo o que se refere à cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil e público. Na sua origem o termo Política assume uma significação mais comum de arte ou ciência do governo, com intenções descritivas e/ou normativas. No âmbito deste significado, o termo Política é, também, utilizado para designar obras dedicadas ao estudo da esfera de atividade humana que se refere às coisas do Estado. A política é uma referência permanente em todas as dimensões do nosso cotidiano, na medida em que este se desenvolve como vida em sociedade.

O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. Em nível federal, o poder executivo é exercido pelo Presidente. É uma república porque o chefe de estado é eletivo e temporário. O Estado brasileiro é uma federação, pois é composto de estados dotados de autonomia política garantida pela Constituição Federal e do poder de promulgar suas próprias Constituições. É uma república presidencial porque as funções de chefe de Estado e chefe de governo estão reunidas em um único órgão: o Presidente da República. É uma democracia representativa porque o povo exerce sua soberania, elegendo o chefe do poder executivo e os seus representantes nos órgãos legislativos e, às vezes, diretamente via plebiscitos, referendos e iniciativas populares.

A Política no Município de Rio Grande

1. O que vocês acham da política no Município de Rio Grande?

2. Você gosta da política no Município de Rio Grande?

3. O que você acha da atuação do Prefeito do Município de Rio Grande?

4. O que você acha da atuação dos Vereadores do Município de Rio Grande?

5. Você acha certo como os políticos agem em época de eleição?

6. Você acha certa a briga entre os partidos?

7. O que você acha da compra de votos?

8. Você acha que existe roubo na política?

9. Você gostaria de ser político?

10. É partidário ou tem um candidato preferido?

Segundo a pesquisa realizada com 15 pessoas, todas elas maiores de 18 anos e com plena capacidade legal para responder. Os entrevistados responderam a perguntas sobre política no Município de Rio Grande. 25% deles deram respostas identificadas às ideias de esquerda, enquanto 41% deles deram respostas identificadas com os valores da direita. Quase 70% dos Riograndinos respondem que o executivo deve ser o principal responsável pelos problemas do nosso Município; 79% dizem que o governo tem obrigação de disponibilizar educação de qualidade, saúde a todos e uma vida digna a toda a comunidade. Ainda de acordo com a pesquisa chegamos à conclusão que o nosso Município ainda precisa de melhorias, tendo em vista que a comunidade sofre com promessas não cumpridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com