TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita Técnica ao Samu

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  9.866 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Centro de Estudos Superiores de Balsas – CESBA

Departamento de Enfermagem

Disciplina: Suporte Básico e Avançado de Vida

Cassiano Ricardo Gomes da Silva

Relatório de Visita Técnica ao Samu

Balsas – MA

2016

APRESENTAÇÃO

Atendendo a solicitação do Professor Luciano Oliveira, da disciplina Suporte Básico e Avançado de Vida, apresento em seguida, relatório das atividades desenvolvidas durante visita ao Samu que se localiza em Balsas-MA.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU tem como objetivo chegar até vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, é um serviço pré-hospitalar, conta com equipes como: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. O SAMU 192 atende 75% da população brasileira. As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação.

OBJETIVOS

        O Samu tem como objetivo dar suporte de urgência e emergência à vitimas que precisem de um atendimento móvel de rapidez e qualidade, prestando então um serviço por uma equipe multidisciplinar dependendo do agravo acidental ou o suporte necessário que a  vítima está necessitando.

        Em Balsas, além do transporte da vítima até o hospital, o Samu faz transferências para as cidades de referência (Imperatriz) e contra referência (São Luís), por a cidade não ter atendimento de Unidade de terapia Intensiva ou necessitar de um atendimento mais especializado, por tanto as transferências são cotidianas e a cidade é coberta por apenas 2 Unidade de Suporte Básico e  1 Unidade de Suporte Avançado.

        Os funcionários têm esperanças da cidade ser beneficiada com mais outras Unidades e também contar com a aprovação pela administração nova da cidade, para colocar em prática a portaria que o COFEN aprovou, para que toda e qualquer Unidade Móvel do Samu seja incluída um Enfermeiro, pois sabe-se que o Técnico de Enfermagem deve ser supervisionado por um Enfermeiro.

        O Samu foi um dos serviços de saúde prestado a população que mais veio trazendo benefício, diminuindo assim índices de mortes, agravamento de pacientes, trazendo outras possíveis lesões pelo atendimento inadequado de pessoas leigas e etc. Então esse serviço precisa-se de mais investimentos e atenção, pois ele é uma das portas de entrada para o SUS.

PROGRAMA (ROTEIRO)

Chegamos a empresa às 08:00 horas da manhã, do dia 07 de novembro de 2016. Visitamos os setores: estacionamento das Unidades Móveis, Alojamentos, Almoxarifado. Conhecemos um pouco da estrutura da Unidade de Suporte Básico. A visita teve duração de 40 minutos.

DESENVOLVIMENTO

Fomos recepcionados pelo Sr. Guilherme, cargo: Enfermeiro. Em seguida percorremos os setores de Estacionamento das unidades, almoxarifado e  alojamentos, onde pudemos observar um pouco da estrutura do Samu de Balsas - MA.

Encerramos a visita com a visita ao almoxarifado onde pudemos ver algumas drogas que são utilizadas no Suporte Básico e Avançado, dentro de cada Unidade. Vimos também alguns objetos como ambu de vários tamanhos, utilizados nos atendimentos de urgência e emergência.

A empresa conta com uma equipe sempre preparada para fazer atendimentos em todos os setores da cidade, bem como para fazer transferências externas para as cidades de referência e contra referência. O Samu de Balsas não possui a Central de Atendimento localizada na própria cidade, onde todas as ligações feitas por usuários são atendidas na cidade de Imperatriz - MA, onde o médico regulador fará a triagem e de acordo com o estado do paciente encaminha a Unidade Móvel necessária para o atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com