TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta Atividade Discursiva

Por:   •  27/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Atividade Discursiva – Sistematização da Assistência de Enfermagem
Aluna: Laura Andressa Marinho de Oliveira

Enfermagem - M
RA: 34279398662

  1. Felipe é enfermeiro de uma unidade básica de saúde da grande São Paulo. Durante a triagem, atende uma jovem: F.M de 17 anos, modelo, acompanhada da mãe relata amenorreia a três meses, perda de peso e depressão.

Devido a sua profissão, sente-se cobrada tanto pela agência pela qual trabalha, quanto pela mãe em relação ao ganho de peso. Apresenta distúrbio da autoimagem e relata medo intenso de ganhar peso. Na avaliação antropométrica realizada a paciente pesava 52kg, estatura de 1,77cm, tendo como diagnóstico baixo peso. A anamnese alimentar revelou baixa ingestão calórica e irregularidade das refeições. Paciente relata não conhecer o valor nutricional dos alimentos. Ao Exame Físico: a paciente apresentava bradicardia, hipotensão, sopro sistólico, cabelos ressecados e quebradiços, pele seca e descamativa, estando hipo-hidratada e hipocorada. Apresenta como Hipótese Diagnóstica: Anorexia Nervosa.

O enfermeiro Felipe identificou quatro diagnósticos de enfermagem: Nutrição alterada pelo não atendimento das necessidades que o corpo requer, causada pela recusa alimentar, atividades purgativas.

Distúrbios de imagem corporal, observados pela supervalorização da aparência física, relacionada ao trabalho.

Sistema familiar disfuncional evidenciado por senso de perfeccionismo invasivo, relacionado à cobrança imposta pela mãe.

Pouco conhecimento sobre nutrição e transtornos alimentares relacionado à irregularidades nas refeições e pouco conhecimento sobre o valor nutricional dos alimentos.

Estabeleça algumas intervenções de enfermagem com base em cada um desses diagnósticos de enfermagem.

R.:  1° Intervenção para o diagnóstico de nutrição alterada pelo não atendimento das necessidades que o corpo requer: É necessário orientar a paciente sobre a importância dos nutrientes e de cada vitamina que o corpo necessita para que se alcance o peso ideal. Explorar o medo que a mesma tem sobre o ganho de peso a tranquilizando e apoiando. Estabelecer verificação diária de peso, do controle hídrico e sinais vitais.

2º Intervenção para o diagnóstico de distúrbios de imagem corporal: Encaminhar a paciente ao psicólogo. Reconhecer e discutir os pontos positivos do peso ideal, sobre os valores familiares, crenças e estereotipais que dizem a respeito da magreza e atratividade.

3° Intervenção para o diagnóstico do sistema familiar disfuncional evidenciado por senso de perfeccionismo invasivo, relacionado à cobrança imposta pela mãe: Encaminhar a paciente ao psicólogo. Discutir como a paciente a família as funções, papéis e limites adequados de cada membro, bem como formar comunicações mais afetuosas.

4° Intervenção para o diagnóstico de pouco conhecimento sobre nutrição e transtornos alimentares relacionado à irregularidades nas refeições e pouco conhecimento sobre o valor nutricional dos alimentos: Orientar a paciente quanto a importância dos alimentos, vitaminas e proteínas para se levar uma vida saudável. Encaminhar para nutricionista. Encorajar a paciente a preparar cardápios normal e balanceados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com