TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas estudo dirigido imunologia clinica

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Suzana Heliodoro Nunes 

matricula:6-1519928    

Professora: Natalia Bernardes Data de entrega: 26/06/2018

Periodo : 7° Biomedicina

 

Respostas Exercício de Imunologia

1)Explique as fases da rubéola e qual é o seu diagnóstico imunológico.

Inicia-se pelo período de incubação de 14 a 21 dias, após isso surge o período prodrômico onde é observado linfadenopatia (retroauricular, cervical e occipital) 5 a 10 dias antes do exantema, período exantemático- 5 a 10 dias, rash róseo máculo- papular, distribuição crânio- caudal e febre. No período de convalescença tem- se complicações, tais como: aborto, natimorto, síndrome da rubéola congênita (malformação, lesão ocular, surdez, danos cardíacos). O diagnóstico imunológico baseia- se no isolamento do vírus em secreções da nasofaringe e urina, técnica de inibição da hemaglutinação, imunofluorescência, Elisa.  

2) Diferencie as fases da sífilis.

Fase primária: 3 a 12 semanas, lesões genitais, lesão rosada ou ulcerada, pouco dolorosa, base endurecida com fundo liso brilhante;

Fase secundária: 2 a 6 meses, disseminação, tem- se o período latente indeterminado, onde latente recente é menor que 1 ano e latente tardia é maior que 1 ano. Tem- se manchas eritematosas, úlceras bucais, pápulas eritemo- acastanhadas;

Fase terciária: Superior a 3 anos, fase mais aguda e destrutiva da doença, não- contagiosa, nas manifestações mais graves tem- se aneurisma da aorta e neurossífilis.  

3)Explique os diagnósticos para sífilis.

Microscopia óptica em campo escuro- Exame do exsudato da lesão, observando a fresco a espiroqueta. Imunofluorescência: Utiliza antígeno comercial (Treponema pallidum), adiciona o soro do paciente, os anticorpos anti- treponema presentes no soro ligam- se ao antígeno fixado na lâmina e são revelados por uma antigamaglobulina humana marcada com isotiocianato de fluoresceina. Teste de Hemaglutinação: Se houver inibição da hemaglutinação significa que o paciente possui anticorpos anti- treponema, estes irão se ligar ao antígeno impedindo que este antígeno venha aglutinar hemácias. Elisa: Emprega diferentes tipos de antígenos e conjugados,

Possibilitando então a detecção de anticorpos das classes IgG e IgM.  VDRL: Antígeno constituído de substâncias similares que se fazem presentes na superfície do T. pallidum, com o intuito de identificar possíveis anticorpos presentes no soro do paciente, não significando necessariamente que o indivíduo tenha entrado em contato com a bactéria.

4)Explique as fases do HIV.

Fase primária- incubação de 2 a 3 semanas, febre; faringite; eritemas; linfadenopatia, duração média de 3 a 4 semanas, valores de TCD4 voltam quase ao normal.

Fase crônica- Longo período de latência clínica, fadiga e linfadenopatia podem ocorrer, menos de 1% desenvolvem AIDS em 1 a 2 anos, 50% em 10 anos, contagem de CD4 pode permanecer constante.

Fase avançada- Estágio inicial (candidíase, listeriose, zoster, rodococcus, EBV. Estágio avançado (AIDS) (imunodeficiência severa, infecções oportunistas).

5)Diferencie os testes de 1, 2, 3 e 4 geração.

 Teste de 1ª geração- A presença de anticorpos é detectada por um conjugado constituído por um anticorpo anti- IgG humana. Por detectarem apenas IgG, são menos sensíveis que os outros ensaios. A janela de soroconversão é de 6 a 8 semanas. Esses ensaios deixaram de ser utilizados na rotina laboratorial.  

Teste de 2ª geração- Utiliza antígenos recombinantes ou peptídeos sintéticos derivados de proteínas do HIV. São mais sensíveis e específicos por conter maior concentração de proteínas relevantes. A janela de soroconversão é de 28 a 30 dias.  

Teste de 3ª geração- Utiliza antígenos recombinantes ou peptídeos sintéticos tanto na fase sólida quanto sob a forma de conjugado. Esse formato permite a detecção simultânea de anticorpos anti- HIV, IgM e IgG, o que o torna mais sensível do que nas outras gerações.

Teste de 4ª geração - Detecta simultaneamente o antígeno p24 e anticorpos específicos anti-HIV.  O componente de detecção de anticorpo tem o formato de “sanduíche”; portanto, detecta todas as classes de imunoglobulinas contra proteínas recombinantes ou peptídeos sintéticos derivados das glicoproteínas gp41 e gp120/160.

 

6)Explique os testes confirmatórios para HIV. Porque eles não podem ser usados como testes iniciais?

 São testes ou conjuntos de testes que podem definir o diagnóstico de uma amostra, após um resultado inicial reagente, desenvolvidos para identificar os indivíduos que não estão infectados, mas têm resultados reativos nos ensaios de triagem. Tais como: western blot (WB), imunoblot (IB) ou imunoensaios em linha (LIA, do inglês Line Immuno Assay), incluindo o imunoblot rápido (IBR) e imunofluorescência indireta (IFI). - A IFI foi muito utilizada como teste complementar durante a primeira década da epidemia de HIV, mas atualmente foi substituída pelo WB e IB. Não podem ser utilizados como iniciais, pois ao contrario dos métodos de triagem, nestes métodos existem alta especificidade, porém baixa sensibilidade, e se utilizados como iniciais podem apresentar um, falso negativo. Entretanto, quando este tipo de exame é positivo, se der positivo é realmente positivo, porem se der negativo pode ser positivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com