TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO PARASITOLOGIA CLÍNICA

Por:   •  7/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ESTUDO DIRIGIDO

  1. A reprodução sexuada do Toxoplasma gondii ocorre:

  1. Heitor,  48  anos,  morador rural, natural de Jacobina no interior da Bahia, procurou a unidade de saúde com queixa de aumento do volume abdominal, afirma que o sintoma vem progredindo há um  ano. Refere também empachamento e pirose  há 3 meses. Nega diarreia ou obstipação.Trabalha diariamente na lavoura, muitas vezes com os pés descalços. Desde criança tem o hábito de tomar banhos de rio e de brincar em lagos da região. Não etilista e não tabagista. Qual o diagnóstico da doença? E como a sintomatologia aparece em virtude da Patogenia?
  1. João, agricultor, Internado em um hospital da região com quadro de diarreia (3 evacuações) inciado a aproximadamente oito meses, com episódios de cura espontânea. Desenvolveu agravo no seu estado clínico com Abdome dilatado e fígado palpável a 2 cm do rebordo costal direito. Foi realizado uma ultrassonografia do abdômem obtendo como resultado: hepatomegalia leve associada a alterações do sistema porta, com redução da velocidade de fluxo na veia porta e esplenomegalia leve, compatíveis com hepatopatia crônica e ascite.Qual o agente etiológico da infecção?  Como pode ser realizado o tratamento do paciente?
  1. A toxoplasmose  pode  causar uma doença oftálmica, descreva as complicações desta enfermidade e porque ocorre tal manifestação clínica.
  1. Descreva as principais medidas de controle do 'Schistosoma mansoni', causador  da esquistossomose.
  1. Existe uma particularidade no ciclo do Cryptosporium spp. que torna difícil o organismo debelar a  infecção,  descreva- o:
  1. No nordeste brasileiro, a contaminação das águas, a desnutrição e a falta de utilização de medidas profiláticas para o controle de muitas doenças infecto-contagiosas e parasitárias são fatores determinantes do grande número de casos registrados. Com base nestas considerações, pode-se inferir que:
  1. Uma criança da região rural do Nordeste, após consulta médica, foi diagnosticada como portadora de Ascaridíase. Com relação a essa parasitose, descreva as complicações que podem acometer cada paciente.
  1. Em uma área com alto perfil epidemiológico para Cryptosporidium spp., o exame parasitário que teria melhor sensibilidade diagnóstica é: Obs: Descreva a técnica.
  1. Maria do Carmo, 35 anos, do Lar, casada, residente em Bélem do Pará. Foi Internada em 03/19 com quadro de diarreia mensal recorrente, cerca de 03 evacuações líquidas que duravam 07 dias, seguida de melhora espontânea. Quadro iniciado no começo do ano. Há 3 meses da internação referiu perda ponderal e há 01 mês aumento do volume abdominal. Negava comorbidades prévias, uso de medicações e alergias. Qual o diagnostico?
  1. A cisticercose pode levar a um quadro clínico grave de doença neurológica. Um jogador de um time da cidade do Recife veio a óbito por complicações  geradas por esta enfermidade. Explique quais agravos podem estar ligadas ao sistema nervoso.
  2. O homem é considerado o hospedeiro definitivo no ciclo do Shistossoma mansoni, causando uma doença conhecida como Esquitossomose. Relate a sintomatologia clínica dessa enfermidade e quais medicamentos devem ser administrados:
  1. Como ocorre o  diagnóstico para Teníase e Cisticercose.        
  1. Roberto, agricultor, Internado em um hospital da Região Metropolitana de Recife com quadro de diarreia (3 evacuações) inciado a aproximadamente oito meses, com episódios de cura espontânea. Qual agente etiológico da infecção? Como pode ser realizado o tratamento do paciente?
  1. O homem é considerado um hospedeiro acidental no ciclo do Ancylostoma caninum. Relate a sintomatologia clínica dessa enfermidade e quais medicamentos podem ser utilizados para promover a cura da doença.
  1. Doente de 85 anos, sexo masculino, natural e residente em Portgua, trabalhadora rural, com queixas de dor epigástrica, melenas com 3 semanas de evolução. Trata-se de uma doente sem história de viagens ao estrangeiro e residente em habitação com boas condições sanitárias. Laboratorialmente apresentava anemia ferropénica (Hb 5,7 g/dl, VGM 78 fl, fórmula leucocitária normal, ferro sérico 22mg/dl e ferritina 12 ng/ml), sem outras alterações. Após suporte transfusional realizou endoscopia digestiva alta e colonoscopia que não revelaram alterações. A enteroscopia por videocápsula identificou no íleo vários parasitas filiformes com cerca de 6mm, ancorados à mucosa e com conteúdo hemático no seu interior. Qual parasita pode estar  acomentendo  este  indivíduo?

Bons Estudos!!


...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (48.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com