TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas do estudo dirigido sobre o capitulo 3 do livro história do capitalismo

Ensaio: Respostas do estudo dirigido sobre o capitulo 3 do livro história do capitalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Ensaio  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 7

Respostas do estudo dirigido sobre o capitulo 3 do livro história do capitalismo

1) No inicio do século 19, as classes da antiga sociedade ainda estão firmes: nobreza e proprietários fundiários; agricultores, artesãos, pequenos comerciantes.

Pobres e ricos: O rei, mesmo de uma monarquia limitada, recebe como salário de seu oficio um rendimento equivalente ao trabalho de cinqüenta mil homens.

A exploração do trabalho; toda riqueza, na sociedade civilizada, é o produto da indústria humana. Não há quase nenhuma espécie de riqueza, de gasto ou de luxo existente numa sociedade civilizada, que não proceda expressamente do trabalho manual.

A lógica social dessa exploração; “O espírito de opressão, o espírito de servilidade, o espírito de fraude, aí estão os frutos imediatos do sistema atual da propriedade”.

Thomas Malthus parte de dois postulados: primeiro, a alimentação é necessária ao homem; segundo a paixão entre os sexos é necessária e se manterá, com poucas diferenças.

2) São formuladas no inicio do século duas visões utópicas de um mundo viradouro; garantem a felicidade de todos: a visão liberal, de um lado, e, do outro, a visão fundamentada na organização da sociedade e que será, no segundo terço do século, qualificada de “socialista”.

Para Say: “toda restrição que não é necessária para proteger direitos do outro é um atentado à propriedade”. A esperança de um pobre não se fundamenta na caridade do rico. Ela se fundamenta em seu interesse. É em seu interesse que o rio fornece ao pobre um terreno para ser cultivados, ferramentas, adubos e sementes, e alimenta-o até a colheita.

“Utopia liberal”: propriedade, livre, iniciativa e livre jogo de mercado devem assegurar o melhor mundo possível. Isso implica reduzir ao Maximo possível tudo o que vem do Estado: “A ação governamental é essencialmente limitada em fazer reinar a ordem, a segurança, a justiça, ela é usurpação da consciência, da inteligência, do trabalho, numa só palavra, da liberdade humana”.

À utopia liberal se opõem as utopias igualitárias sociais, associonistas, que nos anos 1830 serão qualificadas com uma palavra: socialistas.

3) Uma análise feita por tabelas:

Tabela 2-

1780- 1830 Indústria cresce mais que o comércio

1830- 1840

1840- 1860 Comércio cresce mais do que a indústria

1860- 1870

-Inicialmente a indústria produz muito mais para o mercado local. Não influencia a atividade de comércio internacional/ mundial.

-Os meios de transporte se desenvolvem: ferrovias e navegação a vapor. (1820)

Tabela 3-

O desenvolvimento das indústrias nas quatro principais economias industriais do mundo: Grã-Bretanha, França, Alemanha e Estados Unidos.

Os Principais setores, que foram fundamentais para o desenvolvimento do capitalismo: indústria do algodão; fundição e trilhos de estrada de ferro. Estes são fundamentais pois, empregam uma grande quantidade de pessoas e também geram um grande desenvolvimento de recursos.

-Trilhos: aumentam a demanda por ferro- isso gera uma busca por minas, que por fim barateia a produção, o custo do ferro.

-Transformação das máquinas: eram feitas artesanalmente- em produção de ferros e se transformou em indústria de bem de capital (produz máquinas) em escala industrial.

Tabela 4-

Grã-Bretanha o principal país.

Estados Unidos e Alemanha: uma grande dinâmica de crescimento. Criam um capitalismo multipolarizado.

Alem da Grã-Bretanha o mundo passa a possuir dois novos centros fundamentais: Estados Unidos e Alemanha.

Disputa econômica no inicio do século 19- Estado Unidos, Alemanha e Grã-Bretanha. Disputa fundamental para a contribuição da Primeira Guerra Mundial.

Estados Unidos e Grã-Bretanha são países com desenvolvimento mais acelerado.

Tabela 5-

Em todos quase todos os países a produção industrial mundial, ou caiu ou se manteve. Porem nos Estados Unidos, a produção cresceu significativamente, até a crise de 1929.

Fatores fundamentais para ocupar o primeiro lugar do mundo:

-força motor fundamental para o desenvolvimento motor dos EUA.

-Incorporação de territórios (foram incorporando riquezas).

-Se enriqueceram ainda mais com o imperialismo.

-Mão- de- obra em larga escala (imigrantes)

-Força do desenvolvimento interna.

-Baixo vinculo com o resto do mundo para sua economia.

Tabela 6-

População ativa na Inglaterra, na França e nos Estados Unidos

-Cresce a população economicamente ativa no processo industrial.

- Setor industrial emprega muitas pessoas.

-Cresce a produção- assim cresce a mão- de- obra.

-Corrida do ouro.

Tabela 7-

A população urbana é maior.

Tabela 8-

Entre o período de 1819- 1821 a tecelagem a mão (artesanato), emprega muito mais pessoas do que as fábricas. Essa situação é dominante até meados de 1831.

Já no período de 1844- 1846 essa situação se inverte, e as fábricas passam a empregar muito mais trabalhadores.

As condições dos trabalhadores não melhora.

Os direitos dos trabalhadores não são institucionalizados.

Ocorre uma exploração de crianças.

Tabela 9-

Nas indústrias são encontrados poucos patrões e muitos operários e no artesanato, poucos operários e mitos patrões.

Tabela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com