TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido de Imunologia

Por:   •  22/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.348 Palavras (14 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 14

Estudo Dirigido de Imunologia

Prova 1:

1) Diferencie imunidade natural (ou inata ou nativa) de imunidade adquirida:

A imunidade inata é a primeira linha de defesa, composta por barreiras epiteliais, células especializadas e antibióticos naturais. Esta imunidade responde apenas a micro-organismos. As células que compõem a imunidade natural são os neutrófilos, macrófagos e as células NK. Este tipo de imunidade é caracterizado por não ser específico e não possui células de memória. O seu tipo de resposta imune é sempre o mesmo. A imunidade inata é independente de antígenos, a resposta é imediata e ele não reage contra o hospedeiro.

A imunidade adquirida é estimulada pela exposição a agentes infecciosos cuja magnitude e capacidade defensiva aumentam com exposições posteriores a um M.O. em particular, ou seja, são dotados de memória imunológica. Incluem especificidade extraordinária de reconhecer e reagir a um grande número de substâncias, microbianas ou não, incluindo até mesmo aqueles que apresentam grande semelhança, sendo por isso também chamada de imunidade interespecífica. Seus principais componentes incluem os linfócitos e seus produtos como os anticorpos. Existem dois tipo de respostas imunes adquiridas, designadas imunidade humoral e imunidade mediada por células.

A humoral é mediada por moléculas do sangue, os anticorrpos, que são produzidos pelos linfócitos B. Os anticorpos reconhecer especificamente os antígenos microbianos, neutralizam a infecciosidade e os preparam para serem eliminados pelos mecanismos efetores. É o principal mecanismo de defesa contra os microorganismos extracelulares e sua toxinas.

A mediada por células é mediada pelos linfócitos T; os M.O. intracelulares, tais como vírus e algumas bactérias, sobrevivem e proliferam dentro dos fagócitos e de outras células hospedeiras, onde ficam inacessíveis aos anticorpos circulantes. A defesa contra essas infecções é uma função da imunidade células, que promove a destruição dos micróbios que residem nos fagócitos ou a lise das células infectadas.

2) Quais são os componentes da imunidade inata? E adquirida? Lembre-se de separar celular e humoral.

O sistema imunológico inato consiste em epitélio, que fornece as barreiras às infecções, células na circulação e nos tecidos, diversas proteínas plasmáticas.

Barreiras epiteliais, são as barreiras anatômicas, como por exemplos os olhos, trato respiratório, pele, trato digestivo e trato digestivo urinário.

Outros componentes como os neutrófilos (leucócitos polimorfonucleares), são o primeiro tipo celular a responder a maioria das infecções, particularmente as infecções bacterianas ou fúngicas.  Monócitos se diferenciam em células chamadas de macrófagos, células dendritícas e as células NK

[pic 1][pic 2]

INATO

[pic 3][pic 4]

ADQUIRIDA: o sistema imune adquirido é composto por linfócitos.

Pode ser dividida em: imunidade humoral e imunidade mediada por célula:

A imunidade humoral é mediada por moléculas presentes no sangue e nas secreções das mucosas, chamas de anticorpor, que são produzidas pelos linfócitos B,é o principal mecanismo de defesa dos micro-organismos extracelulares e suas toxinas – anticorpos auxiliam a eliminação.  Tem como função de bloquear infecções e elimina micro-organismos extracelulares.

Na imunidade celular, os linfócitos T auxiliares ativam os macrófagos para que destruam os micro-organismos fagocitados. Função de ativar os macrófagos e eliminar os micro-organismos fagocitados. Ou os linfócitos T citolíticos que destroem diretamente as células infectadas. Função de eliminar as células infectdas e reservatórios de infecção.

3) Quais são as células e tecidos do sistema imunológico? Classifique de acordo com as suas características:

As células dos sistema imunológico são: linfócitos, macrófagos/monócitos, neutrófilos, eosinófilos, basófilos, mastócitos.

As células do sistema imunológico são divididas em dois grupos: granulócitos e agranulócitos. Os granulócitos são os neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Neutrófilos é um grupo de células fagocitárias do sistema imunitário – em que não apresentam antígenos e são os elementos celulares mais numerosos e importantes da resposta inata, são importante células fagocitárias e têm capacidade de migrar dos vasos sanguíneos para os tecidos, onde podem atuar no combate aos agentes invasores. Eosinófilos compreendem 2% a 5% dos leucócitos sanguíneos que são capazes de fagocitar e destruir microorganismos, possuem resposta diante de infecções parasitárias ou processos alérgicos, seu núcleo é bilobado e possuem grânulos citoplasmáticos. Basófilos tem função similar aos eosinófilos e mastócitos, possuem núcleo bilobulado, grânulos contendo heparina e histamina, diferentemente do mastócito não são circulantes. Os agranulócitos são divididos em: monócitos e linfócitos. Monócitos são células residentes, com origem ao sistema fagocitário mononuclear, realizam neutralização, ingestão e destruição de partículas e apresentação dos antígenos para os linfócitos T. Linfócitos são células que reconhecem, especificamente os antígenos, pequena célula redonda com núcleo esférico.Os tecidos associados são tecidos linfóides GALT e BALT

Tecidos linfoides associados à mucosas: GALT, BALT

4) Quando os antígenos entram através da pele, em que órgão eles se concentram? Que tipo(s) de célula desempenha(m) um papel importante nesse processo de captura de antígenos?

Quando os antígenos entram através da pele eles se concentram em tecidos especializados, chamados de órgãos linfoides periféricos. Esse é o primeiro passo na resposta imunológicas adquirida.  As células que desempenham um papel importante de captura desses antígenos e que também os apresentam para serem reconhecidos pelos linfócitos T são chamadas de células apresentadoras de antígenos (APC’s).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com