TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas questões de metodologia MTA

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 4

Medidas de prevenção na transmissão de infecções

Para haver prevenção na transmissão de infecção é necessário ter da parte do trabalhador, uma produção e reprodução de reconhecimentos que quando aplicados irão reformular os hábitos dos trabalhadores.

Os riscos biológicos são decorrentes da exposição e a agentes do reino animal, vegetal e de microrganismos ou de seus subprodutos.

Tais agentes podem estar presentes vinculados sob diversas formas que oferecem risco, como aerossóis, poeiras, alimentos, instrumentos de laboratório, água, cultura, amostras biológicas (Sangue, urina, escarro, secreções.), entre outros.

Para a garantia de segurança tanto da equipe como do paciente é necessário utilizar medidas no exercício de trabalho para que não haja ou diminua os fatores que levam a transmissão de infecções. As mãos é o maior meio de transmissão que causam as infecções, por isso a higienização correta das mãos é uma técnica muito importante, pois a simples utilização de água e sabão reduz a população microbiana presente nas mãos, a utilização de antisséptico, reduz ainda mais os riscos.

Entre os profissionais de Enfermagem, devido ao uso continuo de materiais perfurocortantes, acontecem muitos acidentes, sendo em sua maioria das vezes com materiais contaminados, deixando os profissionais vulneráveis a doenças como Hepatite B (vírus HBV), Hepatite C ( vírus HCV), e AIDS ( vírus HIV). Por este motivo o uso de EPIS (equipamentos de proteção individual) é essencial para a realização de qualquer procedimento dentro de uma unidade de saúde.

Os EPIS como luva que deve ser utilizada e trocadas a cada mudança de procedimentos, não devem ser reutilizadas em nenhuma hipótese, devem ser descartadas e lugar correto.

Óculos de proteção em situações em que há risco de respingo de secreções, excreções ou sangue.

Avental é necessário quando há risco de emissão de respingo de substancias. E por fim as máscaras utilizadas em várias situações como por exemplo a máscara cirúrgica em cenários de isolamentos por gotículas e a máscara N 95 em isolamentos por aerossóis

Os procedimentos antimicrobianos são utilizados também para artigos e áreas. Para isso utilizamos:

Limpeza: remove a sujidade e detritos os para manter em e estado de asseio os artigos e áreas. Usualmente se faz com detergentes, agua e ação mecânica. Esse é o primeiro passo nos procedimentos de desinfecção e esterilização.

Desinfecção processo pelo qual é destruído agentes infecciosos em forma vegetativa, mas não os esporos dos microrganismos. É aplicado em meios físicos e químicos.

Esterilização com esta técnica é destruído ou eliminado todos os microrganismos nas formas vegetativa, esporulada por meios de agentes químicos ou físicos.

Descontaminação é a desinfecção ou esterilização terminal de objetos e superfícies contaminadas, com microrganismos patogênicos, tornando-os seguros para a manipulação.

Antissepsia: é um procedimento por meio do qual microrganismos presentes em tecidos são destruídos ou eliminados após a aplicação de agentes antimicrobianos

É obtida pelo uso de anti-sépticos que, para uma ação efetiva precisam ficar em íntimo contato com os microrganismos; a concentração não pode ser muito diluída (diminui a ação germicida); sua ação é mais intensa quanto maior o tempo de contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com