TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Autoatividades Metodologia Do Trabalho Acadêmico ITQ

Por:   •  12/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 7

Nome: Bruna Demarchi Gama Rodrigues Data de entrega: 13/12/2023

CAP. 1 – METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

1- A ciência busca conhecer e compreender o mundo ao nosso redor de maneira sistemática e com base em evidências comprováveis. Ela utiliza métodos como pesquisa, laudos e conclusões para adquirir conhecimento confiável sobre diversos assuntos. Ao contrário do senso comum, que pode ser baseado em experiências pessoais e crenças, a ciência procura uma compreensão mais objetiva e fundamentada nos princípios da observação, experimentação e análise crítica.

2- Conhecimento Popular (Empírico): Baseado nas experiências, opiniões e vivências cotidianas das pessoas. É transmitido informalmente e muitas vezes influenciado pela tradição oral. Conhecimento Científico: Resulta de investigação metódica e sistemática, utilizando métodos como observação, experimentação e análise crítica. Busca compreender os fenômenos de forma objetiva e verificável. Conhecimento Religioso (Teológico): Baseado em revelações divinas e verdades infalíveis. Relaciona-se com crenças, dogmas e ensinamentos de tradições religiosas.

3- Um pesquisador deve possuir um espírito científico e ética para garantir a confiabilidade, objetividade e integridade da pesquisa. O espírito científico promove métodos rigorosos, objetividade e uma mente crítica. A ética é crucial para assegurar a condução justa da pesquisa, respeitando os participantes e mantendo a integridade acadêmica.

4- O método dedutivo começa com enunciados gerais (premissas) para chegar a uma conclusão específica, utilizando uma cadeia de raciocínio descendente. Ele opera com lógica estrita e segue uma abordagem top-down. Por exemplo, se a premissa geral é que "todos os animais com coluna vertebral têm ossos" e a premissa particular é que "um pássaro tem coluna vertebral", então a conclusão dedutiva é que "o pássaro tem ossos".

Nome: Bruna Demarchi Gama Rodrigues Data de entrega: 13/12/2023

CAP. 2 – METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

1- Pesquisa Simples: Visa gerar conhecimentos novos para o avanço da ciência. Pesquisa Aplicada: Busca gerar conhecimentos direcionados a assuntos e problemas práticos específicos.

2- Exploratória: Explora áreas com dados limitados, desenvolvendo hipóteses. Descritiva: Busca descobrir o quê, como, onde, quando ou quem. Explicativa: Visa compreender o porquê dos fenômenos.

3- Documentação Direta: Coleta dados diretamente do local dos fenômenos (pesquisa de campo, pesquisa de laboratório). Documentação Indireta: Obtém dados de fontes levantadas por outras pessoas (pesquisa documental, pesquisa bibliográfica).

4- É a estratégia para um estudo, dividido em: Pré-projeto - Fase inicial que define a direção da pesquisa. Projeto - Detalha a execução da estratégia, incluindo métodos, procedimentos e cronograma.

5- Tema: A Defasagem do Conhecimento Bíblico entre Jovens e Adolescentes do Século 21. Problematização: 1- Por que os jovens e adolescentes do século 21 apresentam defasagem no conhecimento bíblico? Resposta: Influência de valores seculares, falta de ênfase na educação religiosa e excesso de distrações digitais. 2- Quais são os principais desafios na transmissão do conhecimento bíblico para essa faixa etária? Resposta: Concorrência com informações seculares, métodos de ensino desatualizados e falta de interesse por parte dos jovens. 3- Como tornar o ensino da Bíblia mais atrativo e relevante para os jovens e adolescentes? Resposta: Incorporação de métodos interativos, abordagens contemporâneas e discussões que relacionem temas biblics com questões do cotidiano. 4- Qual é o papel da família na promoção do conhecimento bíblico entre os jovens? Resposta: A família desempenha um papel fundamental, fornecendo um ambiente propício, modelando valores cristãos e incentivando a participação em atividades religiosas. 5- Como a igreja pode colaborar na superação da defasagem do conhecimento bíblico entre jovens? Resposta: Desenvolvendo programas específicos, fazendo uso de recursos tecnológicos, e criação de espaços de diálogo que abordem temas relevantes aos jovens. Delimitação: "Como a igreja pode colaborar na superação da defasagem do conhecimento bíblico entre jovens? Hipótese: Se a igreja adotar estratégias contemporâneas e relevantes para transmitir o conhecimento bíblico aos jovens, proporcionando espaços de diálogo e abordando temas pertinentes à sua realidade, será possível superar a defasagem e despertar maior interesse pela fé cristã nessa faixa etária.

6- As anotações na pesquisa são registros organizados de ideias e informações relevantes para orientar a redação do trabalho acadêmico. Santos (1999, p. 88) destaca cuidados importantes: as anotações devem refletir o objetivo específico da pesquisa, conter dados referenciais da fonte, identificar as páginas originais, ser feitas em forma de resumo, paráfrase ou cópia literal, e as cópias literais devem ser marcadas para futura referenciação na redação final do relatório de pesquisa. Essas práticas garantem a eficácia das anotações no processo de redação acadêmica.

Nome: Bruna Demarchi Gama Rodrigues Data de entrega: 13/12/2023

CAP. 3 – METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

1- Tese: é um extenso trabalho acadêmico necessário para a obtenção de um grau de doutorado ou livre docente. Funciona como uma conclusão para o doutorado, podendo adotar o formato de monografia ou relatório científico.

2- Artigo Científico: São estudos pequenos resultantes de pesquisas, geralmente publicados em revistas especializadas. Têm extensão limitada e não são complexos. Paper: Destina-se à comunicação oral em eventos científicos e é publicado nas atas e anais desses eventos. Inicialmente, é apresentado em cursos, congressos, simpósios, entre outros meios científicos.

3- Conceito: Texto que apresenta, após um exame cuidadoso, o resumo do conteúdo de obras prontas, sem incluir a avaliação do autor. Estrutura: Identificação da obra, credenciais do autor, estrutura da obra, conteúdo, conclusões e identificação do resenhista.

4- Conceito: Texto que apresenta, após um exame cuidadoso, o resumo do conteúdo de obras prontas, incluindo a avaliação do autor. Estrutura: Identificação da obra, credenciais do autor, estrutura da obra, conteúdo, conclusões, análise crítica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com