TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Tendencias Pedagógicas

Por:   •  19/3/2020  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: Cintia Barbara de Souza

RA: 12105649

CURSO: Enfermagem- Noite

Resumo da taxonomia de Bloom

A taxonomia de Bloom foi criada em 1956 e o seu objetivo de ajudar no planejamento, organização e controle dos objetivos de aprendizagem.

Existem três domínios que são usados: o primeiro é o cognitivo ele é relacionado ao aprender e dominar um conhecimento, o segundo é o afetivo relacionado a sentimentos e posturas e o ultimo é psicomotor relacionado a habilidades físicas específicas, porém o mais utilizado e conhecido é o cognitivo. Muitos professores se apóiam nos planos teóricos desse domínio para definirem, em seus planejamentos educacionais, objetivos, estratégias e sistemas de avaliação.

A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de dificuldade do mais simples ao mais complexo e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior. Existem seis categorias usadas:

  1. Conhecimento: Associar a lembrança da matéria vista pelo o aluno como, por exemplo, utilizando-se uma prova.
  2. Compreensão: Capacidade da pessoa de traduzir o que foi aprendido de outra forma.
  3. Aplicação: Conseguir colocar o seu conhecimento em uma situação nova.
  4. Análise: Conseguir separar um conjunto de elementos em diferentes partes e que tenha relação entre eles.
  5. Avaliação: É avaliação do professor com o que o aluno aprendeu sobre os temas abordados.

Em 2001 ouve umas mudanças na taxonomia por alguns pesquisadores e as categorias cognitivas ficaram lembrar, entender, aplicar, analisar, sintetizar e criar, as antigas categorias foram melhoradas com o intuito de melhor estruturar os objetivos educacionais, ao mesmo tempo em que auxilia os educadores na melhor elaboração do planejamento e na escolha adequada de estratégias e tecnologias educacionais.

Na hora da aplicação da taxonomia você já precisa ter em mente o que deseja que as outras pessoas saibam decidindo que nível cognitivo que elas irão aprender, tendo em vista que pode ser usado dois ou mais desses níveis e sempre tendo em mente que o maior objetivo é que o aluno aprenda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com