TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: O SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL CARACTERÍSTICAS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS

Dissertações: Resumo: O SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL CARACTERÍSTICAS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  1.351 Visualizações

O autor busca ao longo do texto esclarecer alguns conceitos e sistematizar a forma como o sistema de Ensino Superior brasileiro se apresenta na atualidade. Utilizando de dados históricos para resgatar as causas da configuração e organização atuais, apresentando as divisões que se atribuem as instituições. O artigo apresenta o Ensino Superior através de comparações com o contexto de Educação na américa latina, abordando importantes momentos do surgimento e desenvolvimento da Universidade brasileira até a atualidade, onde nos mostra, através de informações e características, a diferenciação das universidades Públicas e Privadas e suas subdivisões. A publicação nos apresenta também dados estatísticos coletados acerca do financiamento das subdivisões de tais instituições, e a forma como estas adquirem recursos, transmitindo além disso, a organização acadêmica a respeito das Universidades, Centros universitários, Faculdades e Faculdades integradas, Institutos e escolas superiores e Centros de pesquisa tecnológica e suas características, e como estes são regulados pelo Ministério da Educação através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Por fim, a obra distingue a Estrutura dos Programas de Ensino Superior, e através de um breve trecho, reflete a respeito das transformações no Ensino Superior brasileiro, e acerca das suas necessidades. Buscando promover uma educação mais justa e humana.

A ideia central do texto é buscar, através da apreciação de dados estatísticos e históricos, e da análise acerca da estrutura e organização das instituições de Ensino Superior, refletir a respeito de prováveis transformações e traçar um possível futuro da educação superior do Brasil.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com