TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo epidemiologia

Por:   •  27/8/2015  •  Resenha  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  1.746 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo de Epidemiologia Cap.01                                                                        

                Raízes históricas da Epidemiologia

        Na Grécia antiga, os gregos cultivavam Asclépio (Esculápio), filho de Apolo e coronis , como o deus  da medicina. Segundo o livro Asclépio é representado segurando um bastão com uma serpente enrolada, que nos tempos de hoje é o símbolo da medicina e farmácia. Asclépio tinha duas filhas a Panacéia e Higéia , que representam um paradoxo entre a medicina individual e a coletiva , predominante no pensamento ocidental dos dias atuais.                        Panacéia simbolizava a medicina curativa , pratica , terapêutica baseada em intervenções sobre indivíduos doentes , utilizando manobras físicas e o uso de medicamentos. Higéia considerava a saúde como resultante da saúde a harmonia dos homens e dos ambientes, e promoviam ações preventivas, mantedora do equilíbrio entre os elementos: terra, fogo, ar e água.                                                                                        A Epidemiologia foi descoberta por Hipocrates, pois ele estudava sobre epidemias e a distribuição das enfermidades nos ambientes como uso de raciocínio epidemiológico.                         Na era romana a epidemiologia deixou um legado que foi a realização de censos periódicos e a introdução do registro compulsório de nascimento e óbitos introduzido pelo Imperador Marcos Aurélio. Na idade média e no Ocidente, a praticas da saúde baseada no caráter mágico-religioso, em função da homogênea do catolicismo romano, que tinha como pouco a salvação da alma.                                                                                No mundo Ocidental , havia diferentes formações ideológicas que não propiciaram as condições para uma medicina do coletivo. No mundo árabe o destaque foi o avanço tecnológico e o caráter coletivo da medicina , que atingiu seu apogeu no século X.                        A epidemiologia fundamenta –se em três eixos: um saber clinico naturalizado, racionalista e moderno , uma base metodológica , a estatística ; e um substrato político -ideológico e a medicina social.                                                                                        A Epidemiologia no Mundo                                                         A despeito do desenvolvimento da medicina social , no final do século XIX , a medicina “cientifica” termina por consolidar sua hegemonia . Após a hegemonia, foi elaborado um relatório que reduz o ensino médio a um enforque individualista com ênfase no conhecimento proveniente da pesquisa básica, realizada sobre a doença infecciosa.

A EPIDEMIOLOGIA NO BRASIL

No Brasil, originou-se da medida tropical e dos naturalistas que, de forma sistemática, descreveram a ocorrência de variáveis doenças infecciosa, com seus fatores e agentes. Ressalta-se o papel da escola tropicalista baiana, ainda na era pré-pausteriana.

Em 1905, Carlos Chagas conseguiu controlar um surto de malária, no interior de São Paulo, e sua experiência acabou tornando-se referencia contra o combate de doença no mundo.

Após a descoberta de todas as doenças, aconteceu uma campanha de erradicação contra a vacina na década de 1970, da poliomielite, aliados á grande epidemia de doença meningocócica  ocorrida na mesma década de 1970, contribuíram para consolidar o sistema nacional de vigilância epidemiológica do Brasil.                                                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com