TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAUDE E MEIO AMBIENTE

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

SAÚDE E MEIO AMBIENTE

O profissional de Enfermagem pode capacitar comunidades por meio de ações pedagógicas a partir da vida cotidiana, das necessidades e dos interesses pessoais e coletivos que envolvem a saúde ambiental que propicie reflexão, problematização, que incorporem consciência cidadã e de compromisso social, atuando de forma responsável com o meio ambiente, tudo isso alicerçado em práticas pedagógicas efetivas para o processo de mudança.

 Problemática: Resíduos Sólidos - CONSEQUÊNCIA: a poluição do solo pode alterar suas características físico-químicas, trazendo doenças a população.

SOLUÇÃO SUTENTÁVEL: Práticas e hábitos de costumes sustentáveis como a separação dos tipos de resíduos para reciclagem e reutilização e a destinação ambiental adequada do que não pode ser reciclado.

2ª Problemática: Poluição da Água- CONSEQUÊNCIA: concentração de matéria orgânica nos rios que consome o oxigénio dissolvido na água acabando por matar os respectivos animais aquáticos.

SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL: Conscientização da população sobre a poluição da água  e preservação de mananciais, rios, lagos e mares incentivando como descartar corretamente dos resíduos domésticos e industriais.

3 ª Problemática Poluição do Ar - CONSEQUÊNCIA: problemas respiratórios como a bronquite, efisema pulmonar além do aumento de chances de desenvolver câncer.

SOLUÇÃO SUTENTÁVEL: Estipular limites do nível de poluição nos ambientes urbanos e rurais e a  preservação de florestas naturais.

4ª Problemática: Falta de Saneamento Básico-  CONSEQUÊNCIA: ingerir água contaminada sem tratamento pode causar doenças gastrointestinais como por exemplo a hepatite, cólera, amebíase e esquistossomose.

SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL: A  implantação, melhoria, operação e manutenção dos sistemas de água e esgoto em cada Estado e orientação da população sobre a importância do saneamento básico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com