TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS BRASILEIROS UM DESAFIO SOCIAL

Por:   •  2/8/2020  •  Artigo  •  5.910 Palavras (24 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 24

IPEMIG/FACULDADE BATISTA

Natália gavião silva

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS BRASILEIROS -UM DESAFIO SOCIAL

BELO HORIZONTE – MG 2020

Natália gavião silva

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS BRASILEIROS -UM DESAFIO SOCIAL

[pic 1]

BELO HORIZONTE – MG 2020

SILVA, Natália Gavião. SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS BRASILEIROS -UM DESAFIO SOCIAL. Belo Horizonte: Faculdade Nova Ateneu/IPEMIG, 2020. Especialização em Programa de Saúde da Família

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo identificar as ações de promoção a saúde e qualidade de vida dos idosos brasileiros, por meio de revisão bibliográfica em diversas bases de dados. Durante anos, a saúde e qualidade de vida são temas que estão sendo debatidos constantemente em vários setores da sociedade, devido à complexidade de resolução dos problemas enfrentados pela população idosa, sendo estes causados por desigualdade e vulnerabilidade social. Levando em consideração que o número de idosos no Brasil cresceu consideravelmente nos últimos anos, surge juntamente com o envelhecimento, debilitações e uma maior necessidade de atenção no que concerne as questões de saúde, uma vez que essa parcela da população representa a maior consumidora de serviços de saúde. Diante deste cenário, torna-se crescente e necessário o desenvolvimento de pesquisas, ações, políticas públicas e estratégias sociais que visem interferir e garantir positivamente a saúde e qualidade de vida dos idosos. Neste contexto, um dos fatores do estudo está relacionado ao fato dos idosos em sua maioria não possuírem conhecimento de seus direitos.

Palavras chave: Saúde. Qualidade de Vida. Envelhecimento. Políticas Públicas.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        ENVELHECIMENTO E OS DESAFIOS PARA O BRASIL        5

3.        POLÍTICAS NACIONAIS DE AMPARO AO IDOSO        7

3.1 Política Nacional De Promoção A Saúde        7

3.2 Politica Nacional Do Idoso        9

3.3 Política Nacional De Saúde Da Pessoa Idosa        10

3.4 Estatuto Do Idoso        12

4.        QUALIDADE DE VIDA NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO        14

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        18

  1. INTRODUÇÃO        

Muito tem se debatido sobre saúde e qualidade de vida dos idosos, pois o envelhecimento populacional é uma realidade indiscutível. Segundo o Ministério da Saúde o envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo, tanto isso é verdade que se estima para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento (BRASIL, 2006, p.8).

Sabe -se que os investimentos em saúde no Brasil ainda são precários no âmbito do sistema único de saúde -SUS, mesmo existindo instituições privadas de saúde que apresentam níveis de excelência excepcionais, porém, o acesso é restrito a uma minoria da população. Sendo que essa minoria beneficiada, chegam a terceira idade com uma qualidade de vida superior ao restante da população. Partindo desta premissa, pergunta se: O que tem sido realizado para promover a saúde e qualidade de vida da maioria dos idosos brasileiros?

 Martins (2011, p. 97) aponta que por  conta dessa elevação da expectativa de vida, que é um fenômeno mundial, muitos países convivem hoje com idosos de diversas gerações, com problemas de saúde potenciais ou já instalados, cujo avanço poderá pôr em risco suas habilidades e autonomia, e com isso passam a exigir políticas assistenciais diferentes, a fim de atender suas necessidades variadas.

A velhice insere-se no processo de vida, no entanto, se faz importante instrumentalizar o idoso e os seus familiares, assim como a sociedade, para que questões como altos custos em relação a internações hospitalares, assistência especializada e necessidades básicas peculiares à velhice sejam amenizados (MENDES, 2000, p.14).

O número crescente de pessoas idosas resultou em problemas de ordem social, econômica e de saúde, os quais exigiram determinações legais e políticas públicas capazes de oferecer suporte ao processo de envelhecimento no Brasil, buscando atender às necessidades desse estrato populacional. (MARTINS, et. Al, 200, p.372). A qualidade de vida e o envelhecimento saudável requerem uma compreensão mais abrangente e adequada de um conjunto de fatores que compõem o dia a dia do idoso (MENDES, et. AL, 2005, p. 423).

 Com isso, países em desenvolvimento como o Brasil acabam por apresentar maior necessidade de ações que visem tornar os cuidados básicos com saúde e qualidade de vida, buscando atender à crescente demanda de idosos. Desta forma o presente artigo tem como objetivo identificar através de uma  revisão bibliográfica de natureza qualitativa quais as  ações de promoção a saúde e qualidade de vida dos idosos brasileiros, sendo que, devemos entender o conceito de envelhecimento sob uma ótica atual, relatar as políticas nacionais adotadas no âmbito da saúde assim como conceituar qualidade de vida diante do processo de envelhecimento.

  1. ENVELHECIMENTO E OS DESAFIOS PARA O BRASIL

                Conforme Paradella (2018), a população com 60 anos ou mais era de 25,4 milhões. Os 4,8 milhões de novos idosos em cinco anos correspondem a um crescimento de 18% desse grupo etário, que tem se tornado cada vez mais representativo no Brasil. As mulheres são maioria expressiva nesse grupo, com 16,9 milhões (56% dos idosos), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44% do grupo). Complementa que entre 2012 e 2017, a quantidade de idosos cresceu em todas as unidades da federação, sendo os estados com maior proporção de idosos o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, ambas com 18,6% de suas populações dentro do grupo de 60 anos ou mais. O Amapá, por sua vez, é o estado com menor percentual de idosos, com apenas 7,2% da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (262.4 Kb)   docx (680.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com