TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEDENTARISMO

Por:   •  25/2/2017  •  Artigo  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO ANA NERI

CURSO TEC. DE ENFERMAGEM.

.

IRONILDE FERNANDES PONTES

MARIA IRONEIDE FERNADES PONTES

SEDENTARISMO

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Ana Neri, como requisito de obtenção de nota finalizando o curso de Técnico de Enfermagem.

Aprovado ____/_____/_____

Nota ______

______________________________________________________

Prof.ª Adriana Santos

Orientadora

Bacabal- MA

2017

1Ironilde Fernandes Pontes Martins

2Maria Ironeide Fernades Pontes

RESUMO: Este artigo apresenta a ideia da literatura hegemônica que tem defendido o pensamento de que o sedentarismo poderia promover a ocorrência de diferentes doenças. Contudo, parece ainda incerto o entendimento do que seja "sedentarismo". Lentamente começaram a ocorrer mudanças tais como: uso de máquinas nas indústrias em consequência de uma modernização necessária, aumento na jornada de trabalho, cobranças por melhores resultados individuais, focando o aumento do desempenho da produtividade. Essa modernização, as facilidades e confortos da atualidade e a diminuição de tempo e laser, tornou o trabalhador mais sedentário e vulnerável a doenças ocupacionais, como o estresse, ocasionando a diminuição na qualidade de vida, onde a prática de atividades físicas é excluída dos hábitos cotidianos desse trabalhador, onde o sedentarismo se instalou de forma, sendo considerada doença do século, pois sua consequência é avassaladora para o funcionamento do organismo. Neste sentido, o objetivo do presente estudo é debater o conceito de sedentarismo e as possíveis consequências do discurso que assemelha o exercício físico à medicalização.

Palavras-chave: sedentarismo, atividade física, doenças, qualidade de vida.

ABSTRACT: This article aims investigate the scientific literature based biomedical lawyer has the idea that physical inactivity could promote the occurrence of various diseases. However, it seems still uncertain understanding of what is "inactivity". Slowly began to occur such as: implementation of machinery in the industries as a result of a necessary modernization, increased working hours, charges for individual results, focusing on the best increase in productivity performance. This modernization, the amenities and comforts of today and the reduction of time and laser, made the more sedentary worker and vulnerable to occupational diseases, such as stress, causing the decrease in quality of life, where the practice of physical activities is deleted everyday habits of this worker, where the sedentary if installed so, being considered a disease of the century, because your consequence is overwhelming for

1 - 2 Alunas do curso Técnico de Enfermagem

the functioning of the organism. The purpose of this study is to discuss the concept of a sedentary lifestyle and the possible consequences of speech that resembles exercise the medicalization.

1.INTRODUÇÃO

Atualmente o sedentarismo é considerado um dos fatores que acarretam o maior número de doenças, principalmente pela modernização de algumas áreas profissionais, pois as pessoas se tornam acomodadas para evitar qualquer tipo de esforço físico. Felizmente, existem alternativas fáceis que podem solucionar esse problema e trazer um resultado positivo para.o.bem-estar.

Conforme discutido ao longo desta revisão, o genoma humano sob o ambiente sedentário apresenta disfunção. O indivíduo fisicamente inativo, portanto, representa uma condição patológica (desvio da normalidade fisiológica). Com base nesses conceitos, poderíamos afirmar que os efeitos terapêuticos do treinamento físico devem-se à m inclusão de atividade física na vida do homem moderno, corrigindo um ambiente desfavorável e incongruente à expressão fisiológica do nosso genoma (BOOTH & LAYE, 2009).

A crescente e alarmante pandemia de sedentarismo representa um momento de grande reflexão para a população. “Por que as pessoas cada vez mais se exercitam menos?” A resposta a essa pergunta está longe de ser simples, mas certamente envolve a subvalorização dos exercícios físicos em benefícios a saúde. Na classe médica em geral, a atividade física permanece desconhecida e, como tal, ignorada.

Cabe, pois, aos profissionais e pesquisadores da área de Educação Física - especialistas de formação no uso dessa ferramenta - a obrigação de alavancar sua promoção, seja na condução de estudos clínicos e mecanísticos de qualidade, seja na prescrição de exercícios efetiva e segura a uma população.

Uma iniciativa exemplar com esse fim, promulgada por profissionais e cientistas afiliados a entidades e colegiados internacionais, como o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) e a Associação Americana de Cardiologia (AHA), têm divulgado à sociedade o exercício físico como um verdadeiro “remédio”, através do lema “Exercise is Medicine” (http://exerciseismedicine.org/).

O exercício físico é uma ferramenta barata, segura e, quando prescrita de maneira correta, põe fim à necessidade de uma vasta gama de medicamentos. Ao leitor, resta a reflexão: “A quem interessaria o exercício, senão à população?” Por fim, cabe-nos destacar que a área de “exercício e saúde”, embora nobre por essência, demanda exemplar preparo do profissional que se habilita a trabalhar nesse campo. O entendimento completo dos mecanismos moleculares, bioquímicos, fisiológicos e biomecânicos pelos quais a inatividade física afeta o funcionamento fisiológico humano requer atenção especial. O papel da inserção do exercício físico na reversão - parcial ou total - da condição patológica induzida pelo sedentarismo também se faz premente.

Propõe-se a seguir um breve ensaio sobre essas questões. Tendo como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas, pretendemos revelar o imenso potencial do exercício físico como agente terapêutico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com