TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEDENTARISMO NO IDOSO

Ensaios: SEDENTARISMO NO IDOSO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  9.302 Palavras (38 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 38

RESUMO

A predominância do sedentarismo, principalmente em nações desenvolvidas e em desenvolvimento, tem se tornado um motivo de preocupação para a sociedade atual. O desenvolvimento do conceito de atividade física como um hábito na vida das pessoas, tem sido bem pesquisado, mas, somado a esse fato, o crescimento da população idosa também é um fator marcante em todo o mundo. Embora se divulguem amplamente os benefícios oriundos da atividade física regular para todas as pessoas de todas as idades e, especialmente, os idosos, os indivíduos com mais de 60 anos representam a parcela da população mais sedentária. Por isso, a atividade física tem sido apontada como uma das estratégias a serem utilizadas para a melhora da qualidade de vida das pessoas. Este trabalho tem como objetivo analisar os benefícios das práticas de atividades físicas e de recreação para os idosos. Além disto, também tem como intuito mostrar como as atividades físicas contribuem para o resgate do idoso ao convívio social e para que o envelhecimento não seja um período de perdas e sim possa ser considerado um período de novas experiências. Verificando que através das atividades lúdicas podemos ajudar a transformar a terceira idade em uma experiência gratificante, para que esta não seja apenas um período de inatividade e exclusão social e sim uma nova e bem sucedida etapa da vida.

Palavras chaves: Atividade física na terceira idade, recreação, socialização, e qualidade de vida.

ABSTRACT

The prevalence of sedentary lifestyle, especially in developed and developing nations , has become a matter of concern for today's society . The development of the concept of physical activity as a habit in people's lives , has been well researched , but coupled with that fact , the growth of the elderly population is also a salient factor worldwide . Although widely disseminate the benefits derived from regular physical activity for all people of all ages and especially seniors , individuals with more than 60 years represent the portion of the sedentary population. Therefore , physical activity has been identified as one of the strategies to be used to improve the quality of life . This study aims to examine the benefits of the practice of physical activities and recreation for the elderly . Moreover , it also has the intention to show how physical activity contribute to the rescue of the elderly to social life and that aging is not a period of losses , but can be considered a period of new experiences . Noting that through play activities can help turn seniors into a rewarding experience , so that it is not just a period of inactivity and social exclusion but a new and successful life stage.

Key words : Physical activity in old age , recreation , socialization , and quality of life .

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................10

2. OBJETIVOS.............................................................................................12

2.1 OBJETIVO GERAL.................................................................................12

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.................................................................12

3 .CONTEXTUALIZANDO A DISCUSSÃO....................................................13

3.1 OS IDOSOS NO BRASIL......................................................................13

3.2 ENVELHECIMENTO.............................................................................15

3.3 . SEDENTARISMO................................................................................18

4. A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL

JUNTO AO IDOSO.....................................................................................28

5.METODOLOGIA......................................................................................34

6 .CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................35

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................38

1. INTRODUÇÃO

O contato com atividades físicas na terceira idade inicia-se geralmente por indicação médica. Essas pessoas acabam encontrando nos exercícios muito mais que alívio para suas dores, fazem novas amizades e têm momentos de descontração. Além dos aspectos ligados à saúde, as atividades físicas trazem inúmeros benefícios psicológicos, de autoestima e de melhoria do relacionamento social, aspectos muito importantes para pessoas da terceira idade, devido às inúmeras mudanças desta fase da vida.

A cada ano a população que pertence ao grupo da terceira idade, cresce de forma acelerada e sem os devidos esclarecimentos a respeito desses tais benefícios. Atividades simples e leves como, caminhadas, viagens turísticas a lazer em geral, proporcionam uma melhoria na condição física e psicológica, auxiliando na realização de movimentos do dia-a-dia, tornando esses indivíduos prestativos em seu meio social e conscientes enquanto cidadãos.

A população de idosos no Brasil é estimada atualmente em 13,5 milhões de pessoas. Isso faz com que se tenha uma crescente preocupação com a qualidade de vida dos idosos.

A qualidade de vida na terceira idade é importante para que se possa viver bem com saúde, sem sofrer tanto impacto com as alterações fisiológicas, psicológicas e cognitivas, próprias do processo de envelhecimento, e as modificações e intensificações sociais, físicas, políticas e morais que ocorrem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com