TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sedentarismo No Idoso

Monografias: Sedentarismo No Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  1.738 Visualizações

Página 1 de 11

Índice

1.Introdução 3

2.Conceito de sedentarismo 4

2.1.Causas e consequências do sedentarismo 4

2.2 Problemas causados pelo sedentarismo na 3ªidade 5

3. Idosos e Sedentarismo 5

4. Definição de actividade física 8

4.1 Benefícios da actividade física 9

4.2 Programa de atividades físicas para o idoso 10

5. Conclusão 12

6. Webgrafia 13

1.Introdução

No âmbito da disciplina Gerontomotricidade foi me proposto a elaboração de um trabalho onde englobasse a área do idoso integrando a actividade física, na qual escolhi o tema Sedentarismo no Idoso.

A população idosa vem aumentando consideravelmente, o que se atribui a uma maior expectativa de vida, provavelmente relacionada a um melhor controlo de doenças infectocontagiosas e crónico-degenerativas, originando a necessidade de mudanças na estrutura social, para que os idosos tenham uma boa qualidade de vida.

A atividade física é um meio importante de prevenção e promoção da saúde dos idosos através dos inúmeros benefícios. Neste trabalho irei forcar-me no sedentarismo, nas suas causas e consequências bem como a importância da atividade física para alcançar qualidade de vida na terceira idade, salientando ainda a necessidade atual de prática de atividades físicas nesta faixa etária.

Atualmente, está comprovado que quanto mais ativa é uma pessoa menos limitações físicas ela tem, por esta razão irei focar-me na importância da atividade física e os seus benefícios na população idosa e mostrar os malefícios que o sedentarismo pode trazer a esta faixa etária.

2.Conceito de sedentarismo

Sedentarismo é definido como a falta, a ausência e diminuição de atividades físicas ou desportivas. O sedentarismo é considerado como a doença do século devido à rotina que as pessoas se acostumam no seu dia-a-dia, pessoas estas que têm pouca atividade física e que perdem poucas calorias durante a semana, por isso são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.

A OMS (organização mundial de saúde) considera o sedentarismo uma doença e que esta é responsável por 2 milhões de mortes por semana. A definição foi baseada em diversos fatos. Primeiro, as evidências científicas de que o sedentarismo aumenta significativamente o risco de doenças crônicas não-transmissíveis, incluindo as doenças cardiovasculares, o diabetes, a obesidade e certos tipos de cancro.

Além disso, levou-se em conta que o sedentarismo é muito comum, tão ou mais prevalente quanto outros fatores de risco, como hábitos alimentares e tabagismo, que está em expansão no mundo todo.

2.1.Causas e consequências do sedentarismo

Cada vez mais, com a evolução da tecnologia e a consequente substituição das atividades que fazem gastar energia o ser humano acaba por adotar a “lei do menor esforço”, o que leva a um consumo menor da energia do seu corpo.

De acordo com a medicina moderna, é considerado sedentário o indivíduo que gasta menos de 2.200 calorias nas chamadas atividades ocupacionais. Deve-se praticar pelo menos 30 minutos de práticas de atividade física de lazer por dia, pelo menos cinco vezes por semana.

O sedentarismo, considerado pela OMS o quarto maior fator de risco de mortalidade, é uma das causas do aumento de doenças como hipertensão arterial, obesidade e diabetes, além de ser o principal responsável pelas mortes súbitas, uma vez que está associado direta ou indiretamente às causas ou a agravamento da maioria das doenças.

As consequências de um estilo de vida sedentário, além da alimentação inadequada, tabagismo, consumo excessivo de álcool, e stress, tem contribuído para o aparecimento de doenças crônicas degenerativas.

• Causas

A falta de atividade física causa o sedentarismo que como consequência traz o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, aumento de colesterol e também distúrbios cardíacos. Hoje mais de 60% da população não pratica nenhum tipo de atividade física.

A pratica da atividade física traz benefícios à saúde, como:

• Ajuda a controlar o peso;

• Diminui a pressão sanguínea;

• Reduz o risco de desenvolver a pressão alta;

• Diminui o risco de desenvolver doenças, como a diabetes;

• Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis;

• Ajuda a prevenir e diminuir a obesidade;

• Promove o bem-estar.

Existem muitas formas de se evitar o sedentarismo como:

• Praticar atividades físicas, como por exemplo, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar a bola com os amigos;

• Fazer alguns esforços no dia a dia, descer do autocarro algumas paragens antes e completar o percurso fazendo uma caminhada; deixar o comando da televisão de lado e levantar para mudar o canal da TV; procurar subir as escadas em vez de usar o elevador, entre outros.

Estas são formas de se evitar o sedentarismo, além de fazer muito bem à saúde. São pequenas mudanças da vida moderna e que não percebemos que podem fazer a diferença. O ideal é apenas mudar os hábitos do dia-a-dia e mesmo sem tempo ou dinheiro todos conseguem ter uma vida mais saudável.

2.2 Problemas causados pelo sedentarismo na 3ªidade

O envelhecimento é associado à perda de massa muscular com redução da força muscular, da flexibilidade e da função pulmonar entre outros aspetos. Por isso, os idosos são considerados um importante grupo de risco para o sedentarismo, que pode ser caracterizado nessa faixa etária pela prática de atividades físicas com tempo inferior a 150 minutos por semana.

Nos idosos, especialmente, o sedentarismo é considerado perigoso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com