TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINAIS DE TRABALHO DE PARTO

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 9

SINAIS DE TRABALHO DE PARTO

SUMÁRIO[pic 1]

INTRODUÇÃO

03

1. SINAIS DO TRABALHO DE PARTO

04

1.1 ETAPAS DO TRABALHO DE PARTO

04

2. AS FORÇAS DO TRABALHO DE PARTO

04

3. DURAÇÃO DO TRABALHO DE PARTO

04

4. PRIMEIROS SINTOMAS DO TRABALHO DE PARTO

05

4.1 ACLARAMENTO

05

4.2 DORES DO FALSO TRABALHO DE PARTO

06

4.3 ALTERAÇÕES NA CÉRVIX

06

4.4 VESTÍGIOS DE SANGUE

06

4.5  RUPTURA DAS MEMBRANAS

07

CONCLUSÃO

08

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Os sinais de que o trabalho de parto está para começar, são diferentes para cada mulher.  De depoimentos feitos por mulheres que já passaram por isto, algumas tinham certeza do início do trabalho de parto, enquanto outras nem perceberam seu início. Apontar com exatidão quando se inicia, é difícil, pois é um processo e uma escalada de eventos que já podem ter início dias antes como, a descida do bebê, tomando já o seu lugar perto do canal de para mais perto da bacia. É de popular conhecimento, por exemplo, o termo "barriga baixa" que indica que o dia está chegando.

A partir de evidências pensa-se que em algum tempo adequado, determinado pelo feto, à glândula pituitária fetal secreta quantidades crescentes de ACTH e de ocitocína.

As alterações dos hormônios esteróides que ocorrem perto do fim da gravidez incluem uma diminuição na produção de progesterona (retirada de progesterona), o que permite um aumento da excitabilídade do musculo uterino e um aumento na produção de estrogênio, o que acentua as contrações uterinas rítmicas e sua resposta à ocitocina. Essas alterações na produção de esteróides pela placenta parecem ser o resultado da atividade aumentada da glândula suprarenal do feto, atividade esta que consiste na utilização de progesterona e no aumento na produção de precursores de estrogênio.

As prostaglandinas, que estimulam as contrações uterinas, aumentam significantemente no líquido amniótico durante o trabalho de parto e podem, portanto ter uma considerável influência no início do trabalho de parto.

O miométrio se torna mais excitável e contrátil, seu volume aumenta à medida que a gravidez progride, o útero se torna mais responsivo à ocitocina com o progredir da gravidez e apessar de não haver evidência positiva, admite-se que a ocitocina desempenha um papel importante no início do trabalho de parto. E apessar de os processos exatos não sejam conhecidos, as alterações nas relações endócrinas parecem estimular o início do trabalho de parto.

1. SINAIS DO TRABALHO DE PARTO

1.1 ETAPAS DO TRABALHO DE PARTO

O processo do trabalho de parto é dividido em, três períodos ou etapas:

  • Primeira etapa, ou etapa de dilatação - começa com o início das contraçôes regulares e termina com a dilatação completa da cérvix.
  • Segunda etapa, ou etapa de expulsão - começa com a dilatação completa da cérvix e termina com a saída completa do feto.
  • Terceira etapa, ou etapa placentária - começa imediatamente após a criança nascer e termina quando a placenta é liberada.

2. AS FORÇAS DO TRABALHO DE PARTO

As forças do trabalho de parto são contrações musculares, primariamente do músculo uterino e secundariamente dos músculos abdominais. As contrações do músculo uterino produzem todas as alterações durante a primeira etapa do trabalho de parto, que levam ao apagamento completo e a diatação da cérvix. A força secundária das contrações dos músculos abdominais é eficiente somente após a cérvix ter sido completamente dilatada quando então é geralmente somada à força primária.

3. DURAÇÃO DO TRABALHO DE PARTO

A duração do trabalho de parto normal pode variar de um tempo extremamente curto, consistindo de somente umas poucas contrações, até aproximadamente 24 horas. Embora haja uma ampla variação, a média de duração dos primeiro trabalhos de parto é de aproximadamente 12 ½ horas. Esse é um número médio; algumas primíparas terão trabalho de parto consideravelmente mais curto e outras mais prolongadas.  Quando as 12 ½ horas são divididas de acordo com a duração de cada etapa, a duração pode ser como se segue: primeira, 11 horas; segunda etapa, 70 minutos, e terceira etapa, 10 minutos. Trabalhos de partos subsequentes têm em média 8 horas de duração, com uma primeira etapa de um pouco mais de 7 horas, uma segunda etapa de 30 minutos, e uma terceira etapa de 10 minutos.

A duração do trabalho de parto depende em parte de eficácia do motor – a intensidade e frequência das contrações uterinas – e em parte da intensidade de resistência que deve ser vencida à medida que o feto se acomoda à pelve óssea enquanto os tecidos moles se distendem para permitir a sua passagem. O trabalho de parto mais demorado em primíparas quando comparado ao de multíparas deve-se principalmente à maior resistência oferecida pela cérvix, pelas partes moles da vagina e do assoalho pélvico e pelo períneo.

4. PRIMEIROS SINTOMAS DO TRABALHO DE PARTO

Algumas vezes o trabalho de parto parece iniciar-se subitamente, mas muitas vezes os sinais de sua aproximação aparecem muitas horas, um dia, ou mesmo uma semana ou até antes de seu real início.

Esses sinais são:

  • dores de aclaramento;
  • dores de falso trabalho de parto;
  • alterações na cérvix;
  • vestígios de sangue;
  • e ruptura das membranas.

4.1 ACLARAMENTO

O aclaramento é o movimento do útero para baixo e para diante, que acontece quando a parte que se apresenta passa para dentro da pelve por uma distância grande o bastante para que a parte se torne fixa, e muitas vezes funda o bastante para que se torne ajustada. Com a descida do útero, a parte superior do fundo do útero fica no nível que havia alcançado por volta do oitavo mês da gravidez e a parte inferior do abdome se torna mais saliente. Como o ajuste, o aclaramento pode acontecer de modo gradual ou bastante rapidamente, e mais comum em mulheres com bom tônus muscular abdominal. As primíparas têm muito mais probabilidade de experimentar o aclaramento do que as multíparas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com