TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Libras E Sinais

Artigo: Trabalho Libras E Sinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 5

Visão geral

Apresentação da disciplina:

No estudo dessa disciplina vamos introduzir alguns conceitos importantes que são utilizados para nos referirmos às pessoas surdas e às línguas de sinais.

Objetivo da Disciplina

Nosso objetivo é que você conheça um pouco sobre a história da educação dos surdos e o papel atribuído às línguas de sinais em diferentes contextos históricos.

Além de conhecer a teoria, que fundamenta o estudo da Língua Brasileira de Sinais, você poderá praticar o alfabeto manual e ir se familiarizando com a língua.

Você vai se sentir mais preparado para relacionar-se com alunos ou até mesmo colegas surdos e conhecer a função do profissional tradutor e intérprete de LS (Língua de Sinais), podendo até elegê-la como um de seus objetivos e aspirações profissionais.

Conteúdo Programático:

O conteúdo da disciplina foi selecionado de maneira que, ao final desta, você conheça aspectos gerais da Língua de Sinais e da Cultura Surda. Você poderá aprofundar o conhecimento através de outros links que vamos indicar e tirar dúvidas no fórum.

Lembre-se:

Sua participação nas atividades é muito importante para o seu próprio crescimento.

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele-Aulasde forma expositiva e interativa (chat – tira dúvidas em tempo real), Aula Atividadepor Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e web aula da disciplina.

Título: Surdez e Linguagem

Olá, sou a professora Josiane Junia Facundo de Almeida, professora e Intérprete de Língua de Sinais Brasileira.

Trabalho como intérprete há 14 anos e na maior parte desse tempo fui voluntária, prestando serviços aos surdos em entidades públicas e particulares.

Fiz meu primeiro curso de Libras em 1995, e desde então, não perdi mais o contato com a comunidade surda.

Fiz parte da turma pioneira de intérpretes formados pelo Estado do Paraná, em 1998, com o compromisso de prestar serviços voluntários ao Estado por dois anos. Em 2004 comecei a atuar como intérprete em salas de inclusão na rede regular de ensino, sendo remunerada pelo Estado do Paraná.

Hoje estou aqui e pretendo dividir essa experiência com você. Tenho certeza de que, como eu, você vai se apaixonar pela Língua de Sinais Brasileira.

Surdez e Linguagem6

Primeiramente vamos falar sobre o conceito de surdez. É bastante comum ouvirmos as pessoas se referirem ao surdo como "mudo", ou pior, "mudinho", surdo-mudo, deficiente auditivo, entre outros. A maioria dos surdos não apresenta nenhuma deficiência no aparelho fonador, ou seja, seus órgãos internos e externos da fala estão intactos, por isso não podem ser considerados como mudos1.

Então por que alguns não falam quase nada ou fala diferente?

Todos os surdos vocalizam, algumas vezes produzem sons mais graves, outras vezes mais agudos, porém, por não ouvirem, não têm feedback auditivo2.

As pessoas da família ou outros ouvintes3, que convivem com a pessoa surda já estão mais acostumados com seu tipo vocal, por isso compreendem melhor o que ele diz.

A oralidade no surdo depende de alguns fatores, entre os quais estão o momento do aparecimento da surdez , que pode ser pré-lingual, peri-lingual ou pós lingual4; do grau de surdez, que varia de perda leve, perda moderada, perda severa, perda profunda e perda total5; e do estímulo da fala, que quanto mais precoce, maiores as possibilidades de uma criança com surdez severa ou profunda por exemplo desenvolver a oralidade.

Mas, por que Surdo?

Os surdos não se definem como deficientes porque procuram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com