TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Gastrointestinal e Colostomia ( colocação de bolsa) e perguntas e respostas frequentes sobre Colostomia

Por:   •  3/9/2018  •  Resenha  •  3.307 Palavras (14 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 14

Sistema gastrointestinal

O sistema gastrointestinal inicia-se pela boca e termina no ânus, tendo, como função, a digestão de alimentos, a absorção de nutrientes e a eliminação de restos alimentares não digeridos e não absorvidos. Quando ocorre uma obstrução intestinal mecânica ou funcional, isso impede o fluxo normal do conteúdo intestinal, sendo realizada a estomia para que ocorra a drenagem do material fecal.

Sistema urinário

O sistema urinário tem como órgão principal os rins. Sua função é filtrar o sangue, obtendo, como produto final, a formação da urina. Quando ocorre uma obstrução funcional dos ureteres, a urina que foi formada fica retida e não consegue chegar até a bexiga, sendo necessária, então, a confecção de uma estomia.

O que é uma colostomia?

A colostomia é um tipo de estoma intestinal que faz a comunicação do cólon (intestino grosso) com o exterior. A colostomia localiza-se normalmente no lado esquerdo, na parte superior ou inferior do abdômen, pela qual as fezes em consistência e quantidade variável são eliminadas. Geralmente neste tipo de estoma as fezes são mais consistentes.

O que é ileostomia?

A ileostomia é um tipo de estoma intestinal que faz a comunicação do intestino delgado com o exterior. A ileostomia localiza-se normalmente no lado direito, na parte superior ou inferior do abdômen, pela qual as fezes em consistência e quantidade variável são expelidas. Geralmente neste tipo de estomia as fezes são mais pastosas e/ou liquidas.

O que é urostomia

Denomina-se urostomia quando ocorre o desvio urinário por meio de uma intervenção cirúrgica no qual é fixada uma porção do ureter na parede abdominal, desviando o curso normal da urina.

Sistema aberto

Possui uma abertura na extremidade inferior da bolsa. Essa extremidade é fechada por um clamp, e quando a bolsa estiver preenchida 1/3 (um pouco menos que a metade) de sua capacidade, esse clamp é removido para que se realize a limpeza. Essa bolsa não precisa ser trocada todos os dias, podendo permanecer de quatro a seis dias, ou quando estiver danificada, com vazamento ou com infiltração.

Sistema fechado e minibolsa

Esse tipo de bolsa não apresenta a abertura, portanto não tem o clamp. Sendo assim, ela é descartável e deve ser jogada fora quando estiver com 1/3 (um pouco menos que a metade) de sua capacidade preenchida; pode ser utilizada no dia a dia. A minibolsa é de sistema fechado, porém com o tamanho menor do que a bolsa comum, sendo utilizada com mais freqüência em momentos de lazer, tais como piscina, praia, sauna, para uso de roupas de banho, e pode ser usada, também, em momentos íntimos e sociais.

Bolsa de uma peça

Placa e bolsa juntas em um só dispositivo aderido à pele. No momento da troca, ela é jogada no lixo por completo.

Bolsa de duas peças

Placa e bolsa separadas. A placa adere à pele e a bolsa se conecta à placa. No momento do banho, você pode desconectar a bolsa da placa para lavar o estoma; após higienizada, a bolsa é conectada novamente à placa. No momento da troca, a bolsa é jogada no lixo por completo – bolsa e placa juntas.

Outros dispotivos:

Existem no mercado, além das bolsas coletoras, outros dispositivos que ajudam na fixação da bolsa caso haja aderência dela, como:

Pasta protetora

A pasta protetora tem duas funções: proteger a pele, evitando futuras lesões, e fixar melhor a bolsa na pele em caso de descolamento. Geralmente, a pasta é recomendada para pessoas estomizadas que estão iniciando uma dermatite. Neste caso, a pele em volta do estoma estará vermelha (irritada) e com pequenas lesões. Ao aplicar a pomada para fixar a bolsa, é normal arder, pois esta pasta tem uma pequena porcentagem de álcool.

Cinta

A cinta é utilizada em algumas bolsas que contêm duas pequenas alças nas quais a cinta irá se conectar e ajudar na fixação dela.

Oclusor

O oclusor é utilizado apenas com indicação médica, para tampar momentaneamente por algumas horas a saída das fezes pele estoma. È utilizado após realização da irrigação do estoma. A irrigação é um procedimento pouco conhecido que tem como objetivo realizar a lavagem intestinal, tendo como propósito manter o intestino sem fezes até no máximo 24 horas.

Caso tenha interesse em conhecer estes dispositivos, entre em contato com o enfermeiro da unidade de saúde mais próxima ou do Serviço de Atenção ao Estomizado mais próximo do seu município. Pois ele verificará se estes dispositivos podem ser utilizados na sua estomia. Nunca utilize materiais sem devida orientação.

Higienização da bolsa

Como higienizar a bolsa de sistema aberto

1 – Abrir o clamp, esvaziar a bolsa e despejar o conteúdo no vaso sanitário.

2 – Colocar água no interior da bolsa pela abertura e realizar movimentos até que todo o conteúdo seja retirado.

3 – Clampar a bolsa novamente e lavar as mãos.

Observação: não é possível higienizar a bolsa de sistema fechado; ela deve ser descartada.

Como higienizar a bolsa de sistema fechado

Este tipo de bolsa não é possível ser higienizada. Assim que ela estiver cheia em 1/3, deve ser descartada, e deve-se utilizar uma nova bolsa para a estomia.

Troca da Bolsa

Como realizar a troca da bolsa

1 – Lavar as mãos.

2 – Deslocar o adesivo suavemente e de preferência no banho, começando pela parte superior.

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com