TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Do Sistema Gastrointestinal

Artigo: Fisiologia Do Sistema Gastrointestinal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual é a principal função do sistema digestório?

R: O sistema digestório tem funções como motilidade, secreção, digestão, absorção e armazenamento, onde tem objetivo de manter suprimento de agua e eletrólitos no organismo.

2) Explique os mecanismos de regulação intrínseca e extrínseca do TGI.

3) Como atua o sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático) sobre a função digestiva?

R: As glândulas gástricas são praticamente controladas só pelo sistema parassimpático. O sistema parassimpático estimula o peristaltismo, ao mesmo tempo em que diminui o tônus dos esfíncteres gastrointestinais. O peristaltismo propele o alimento para frente, enquanto que os esfíncteres abertos permitem a fácil passagem desse alimento. O sistema simpático inibe o peristaltismo ao mesmo tempo que provoca a contração dos esfíncteres.

4) Descreva as etapas básicas do processo de digestão em monogástricos.

R: Processo de digestão é o mecanismo através do qual o animal realiza algumas etapas:

1° Ingestão: Consiste na aquisição de alimentos pela boca, ato de comer ou deglutir.

2° Digestão: É o conjunto de transformações físicas e químicas que permitem a alteração de alimentos em substancias mais simples, de modo a serem utilizadas pelas células, ou seja, é a degradação de partículas grandes dos alimentos em frações menores para permitir a absorção.

3° Absorção: É o processo que consiste na passagem de moléculas simples resultantes da digestão para o meio interno, com o objetivo de serem distribuídas por todas as células, sendo um mecanismo ativo ou passivo de entrada de entradas de nutrientes para dentro do organismo animal, retirando energia e substancias essenciais para a célula.

4° Defecação: É o processo que consiste na eliminação de resíduos de substancias não absorvidas, consistindo na formação e expulsão do bolo fecal.

5) Cite cinco hormônios que exercem influências sobre as funções gastrointestinais e discuta o local onde ocorre sua produção, sob quais estímulos esse hormônio é produzido, onde atua e quais são suas funções.

R: 1: Secretina: É produzida no Intestino Delgado, tendo a acidez duodenal como estimulo de liberação, atua no Pâncreas, com função de aumentar a produção de bicabornato pancreático, neutralizando a acidez.

2: Gastrina: É produzida no Estômago, tendo a presença de proteínas e distensão gástrica para ser estimulada, atua no mesmo local de produção, no Estômago, tendo a função de estimular a produção de suco gástrico, ou secreção de acido gástrico.

3: Colecistocinina (CCK): É produzida no Intestino Delgado, para ser estimulado precisa da presença de alimentos gordurosos com maior teor de lipídeos, atua no pâncreas e na Vesícula Biliar, tendo função de esvaziamento de bile pela vesícula e a liberação de enzimas pelo Pâncreas.

4: PIG (Polipeptídio Inibidor Gástrico): É produzido no Intestino Delgado, precisa de gorduras e glicose para ser liberado, atua no Estômago e no Pâncreas, e tem função de inibir secreções gástricas, estimulando a secreção de insulina e reduzindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com