TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Genital feminino

Por:   •  9/10/2015  •  Seminário  •  3.061 Palavras (13 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE CEUMA

Coordenação da área da saúde

Curso Enfermagem

SISTEMA GENITAL FEMININO

São Luís - MA

2014

UNIVERSIDADE CEUMA

Coordenação da área da saúde

Curso Enfermagem

Claudilene Barros de Oliveira

Évyla Maria Silva Farias

Isabella Chagas

Jessica Yasmin Costa da Silva

Kerliane

Letícia de Kássia Costa Feres

Maria de Fatima

Patrícia Oliveira Saboia

Sandrileia

Talyssa Oliveira Saboia

Thallita Ariane Cantanhede Nogueira

[pic 1]

São Luís – MA

2014

SUMÁRIO

  1. Introdução         04
  2. Desenvolvimento         05
  1. Sistema Genital Feminino         05
  2. Ovários         06
  3. Ovogêneses         06
  4. Tuba Uterina         07
  5. Útero         08
  6. Ligamentos         09
  7. Vagina         10
  8. Órgãos Externos         11
  9. Monte Púbico          11        
  10. Lábios Maiores         11
  11. Lábios Menores         12
  12. Clitóris         12
  13. Glândulas Vestibulares Maiores         12
  14. Mama         13
  1. Conclusão         14
  2. Referencia Bibliográfica         15

Introdução

O seguinte trabalho tem como tema o Sistema Genital Feminino que por sua vez é composto por um grupo de órgãos internos e outro de órgãos externos. Os órgãos internos estão no interior da pelve e consistem dos ovários, tubas uterinas ou ovídutos, útero e vagina. Os órgãos externos são superficiais ao diafragma urogenital e acham-se abaixo do arco púbico.

Compreendem o monte do púbis, os lábios maiores e menores do pudendo, o clitóris, o bulbo do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores. Estas estruturas formam a vulva ou pudendo feminino. Tal como no sistema genital masculino, o sistema genital feminino também é um conjunto de órgãos encarregados da reprodução da mulher.

04

SISTEMA GENITAL FEMININO

[pic 2]O sistema genital feminino é o conjunto de órgãos encarregados da reprodução da mulher. Compõe-se também de órgãos gametógenos (produtores de gametas) e órgãos gametóforos (por onde transitam os gametas) e de um órgão que vai abrigar o novo ser vivo em desenvolvimento.

CURIOSIDADES: Do ponto de vista da reprodução, o organismo feminino é mais complexo que o do homem, pelo fato de possuir mais um órgão e consequentemente mais uma função, ou seja, a de abrigar e propiciar o desenvolvimento do novo ser vivo.

ÓRGÃOS GENITAIS FEMININOS:

  1. Gônadas ou órgãos produtores de gametas: são os ovários, que produzem os óvulos;
  2. Vias condutoras dos gametas: são as tubas uterinas;
  3. Órgão que abriga o novo ser vivo: útero;
  4. Órgão de cópula: representado pela vagina ou canal vaginal;
  5. Estruturas uréteis: são os clitóris e o bulbo do vestíbulo;
  6. Glândulas anexas: glândulas vestibulares;
  7. Órgãos genitais externos, no conjunto também conhecidos pelas expressões vulva: monte púbico, lábios maiores, lábios menores, clitóris, bulbo do vestíbulo e glândulas vestibulares.

05

  • Ovários

Produzem os gametas femininos ou óvulos ao final da puberdade. Os ovários têm duas funções primárias: Reprodutora e Endócrina.

[pic 3]Podemos enquadrar os ovários como órgão “flex”, porque eles fazem parte tanto do sistema reprodutor quanto do sistema endócrino. Do ponto de vista reprodutor, eles formam os óvulos, ou seja, produzem os óvulos e depois os amadurecem. Após o seu amadurecimento, os óvulos são lançados nas tubas uterinas.

A mulher nasce com todos os seus óvulos prontos, cerca de 100 a 150 mil óvulos em cada ovário, e é a partir da primeira menstruação que é chamada de menarca.

A endócrina são os ovários que produzem os hormônios sexuais femininos, o estrógeno e a progesterona, ambos principais hormônios da mulher produzidos dentro dos ovários.

Produzem hormônios, os quais controlam o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e atuam sobre o útero nos mecanismos de implantação do óvulo fecundado e início do desenvolvimento do embrião. Na velhice, diminuem de tamanho.

  • Ovogênese

A formação de gametas nos ovários é chamada ovogênese. Enquanto a espermatogênese se inicia nos homens na puberdade, a ovogênese se inicia, nas mulheres, antes mesmo do nascimento.

06

Na puberdade, isso geralmente ocorre com uma periocidade mensal, como parte do ciclo ovárico. O desenvolvimento dos gametas ocorre em estruturas especializadas denominadas folículos ováricos. Diferentemente da situação nas gônadas masculinas, as células-tronco, ou ovogônias, da mulher completam suas divisões mitóticas antes do nascimento.

[pic 4]Antes do nascimento, a maioria dessas células degenera, mas algumas se transformam em células maiores chamadas ovócitos primários. Essas células iniciam a meiose I, mas não a completam ate a puberdade. O ovócito primário diploide completa a meiose I, resultando duas células haploides, de tamanhos diferentes, ambas com 23 cromossomos (n), com duas cromátides cada um. A célula de menor produzida pela meiose I, chamada primeiro corpúsculo polar, é essencialmente um pacote de materiais nucleares descartados; a célula maior, conhecida como ovócito secundário recebe a maior parte do citoplasma. Uma vez que o ovócito secundário é formado, ele inicia sua meiose II, mas não a leva ate o final. O folículo no qual esses eventos ocorrem- o folículo ovárico maduro (de Graaf)-, logo sofrerá ruptura, liberando seu ovócito secundário, em um processo conhecido como ovulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (249.8 Kb)   docx (119.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com