TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Reprodutor Masculino

Por:   •  30/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  1.136 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE PRINCESA DO OESTE

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA

PROFESSOR: ANDRÉ MONTEZUMA

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

CORTE SARGITAL MEDIANO

SABRINA CEZÁRIO DE OLIVEIRA LIMA

CRATEÚS-CE

12/06/2017


  • INTRODUÇÃO

Os órgãos genitais do homem e da mulher estão adaptados para produzir e permitir a união dos gametas que contêm genes específicos. Uma combinação aleatória dos genes durante a reprodução sexual resulta na formação de indivíduo com diferenças genéticas. Os principais órgãos masculinos para a reprodução são os testículos, o epidídimo, os ductos referentes, as vesículas seminais, a próstata e o pênis. Durante a atividade sexual, reflexos neurais, com origem, principalmente, na glande do pênis, passam para a medula espinhal, retornando para os órgãos sexuais, produzindo ereção do pênis, secreção de muco pelas glândulas associadas ao pênis, para efeitos de lubrificação, e emissão e ejaculação, que ocorrem no instante de excitação sexual máxima, no caso, o orgasmo masculino. As estruturas do sistema masculino podem ser classificadas em bases funcionais, são divididos em órgãos sexuais primários (gônadas, especificamente, os testículos) e secundários (ductos, as glândulas e o pênis).

O sistema reprodutor masculino, só é funcional, a partir da puberdade, pela ação do conjunto de hormônios sexuais. Diferentemente de outros sistemas do corpo, o sistema genital não é essencial para a sobrevivência da espécie.       [pic 2]

  • LOCALIZAÇÃO ANATÔMICA E FUNÇÕES

O sistema reprodutor masculino localiza-se medialmente ao corpo, no interior da cavidade pélvica. Já no plano transversal localiza-se na parte inferior do corpo.

[pic 3]

 

                                                                                     

As funções do sistema genital masculino são: produzir gametas masculinos, espermatozóides, e transferi-lo para o sistema genital feminino através do coito ou cópula; também consiste em produzir e secretar hormônios sexuais que mantêm os órgãos sexuais masculinos e contribuem para a libido masculina.

  • ESTRUTURA ANATÔMICA

A estrutura anatômica da genitália masculina consiste em basicamente:

Externa – Pênis e a bolsa escrotal ou escroto.

Interna – 2 Testículos, 2 epidídimo, 2 ductos deferentes, 2 ductos ejaculatório, uretra, próstata, 2 glândulas seminais, 2 glândulas bulbouretral.

  • Pênis – Apresenta dois cortes de um pênis, destacando seu tecido erétil. Esse tecido é formado por dois corpos cavernosos e por um corpo esponjoso, cada um deles formado por milhares se espaços semelhantes a cavernas, que contêm sangue. É o excesso de sangue que, ao encher esses espaços, faz com o pênis fique erétil. Na extremidade do pênis existe a glande, que é formada, em sua maior parte, por uma extremidade dilatada do corpo esponjoso, essa região peniana é rica em terminações nervosas, por ter tanta sensibilidade, ela é responsável pela maior parte das sensações sexuais.
  • Bolsa escrotal ou escroto – Bolsa de pela situada abaixo do pênis, que aloja os testículos
  • Testículos – Túbulos seminíferos: Produzem espermatozóides

Células intersticiais: Secretam hormônios sexuais (testosterona)

  • Epidídimo – É um enovelado de túbulos sobre os testículos, nele ocorre a maturação dos espermatozóides, que ficam armazenados até sua eliminação.
  • Ductos Deferentes – São dois tubos musculosos que conduzem os espermatozóides do epidídimo para os ductos ejaculatórios.
  • Ductos Ejaculatórios – É formado pela união da ampola do ducto deferente com o ducto da glândula seminal, ambos os ductos recebem as secreções das glândulas seminais para então ejetar os espermatozóides com seus aditivos na uretra prostática onde se misturam com as secreções da próstata.
  • Uretra – Serve como um tubo comum para os dois sistemas, urinário e genital, porém, o reflexo nervoso durante a ejaculação inibe a micção. Ela é dividida em 3 regiões: Parte prostática da uretra (recebe a drenagem dos pequenos ductos da próstata e doa ductos ejaculatórios); Parte membranácea da uretra (atravessa o diafragma urogenital); Parte esponjosa da uretra (envolvida por tecido erétil quando passa através do corpo esponjoso do pênis).
  • Próstata – Secreta um líquido fluido, leitoso e alcalino, chamado líquido prostático, que ajuda na mobilidade dos espermatozóides. Além disso, protege o esperma em sua passagem pelo meio ácido da vagina.
  • Glândulas Seminais – Secretam o líquido seminal que constituem mais de 60% do volume do sêmen, contém nutrientes, inclusive frutose que proporciona uma fonte de energia aos espermatozóides.
  • Glândulas Bulbouretrais – Estão localizadas debaixo da próstata, ela serve para a limpeza do canal uretral e para neutralizar o pH da urina residual, além de lubrificar a extremidade do pênis.  

                                                                                                                                                                [pic 4]

                                                                                                                   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (309.9 Kb)   docx (189.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com